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Como ocorre a síntese de produtos químicos

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar como ocorre a síntese de produtos químicos.
  • Reconhecer que a síntese química permite obter produtos que não existem de forma natural.
  • Reconhecer a aplicação da síntese de produtos químicos no cotidiano.
Duração das atividades
De três a cinco aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer reações químicas, ácidos, bases e solução.

Estratégias e recursos da aula

Professor, na sala de aula, utilize a TV Pendrive  (TV Multimídia) e mostre a imagem abaixo e questione os alunos: qual processo (ou ciclo) está sendo representado na imagem? Após questioná-los, oriente para que interajam entre si. Espera-se que os alunos respondam que a imagem representa a síntese do amoníaco. Especificamente, pode-se observar o ciclo (bioquímico) do nitrogênio contendo as diversas transformações que ocorrem entre os seres vivos e o reino mineral.

O professor pode ainda instigar indagando quais elementos químicos estão envolvidos no ciclo.

Para saber como utilizar a TVPendrive há um tutorial disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/  Acesso em: 18.out. 2010.

Disponível em: http://noseaquimica.blogspot.com/ Acesso em: 18.out. 2010.

Após interagirem entre si e, responderem pode-se enfatizar que o amoníaco está presente no solo como resultado da decomposição da matéria orgânica e, que ao ser liberado no ar, passa a ser um dos componentes da atmosfera.

O professor analisa as respostas, aponta pistas, ao mesmo tempo, observa as interações e efetua anotações no livro para readequar o planejamento se necessário.

O que é síntese?

Atividade 1

Nesta atividade os alunos devem elaborar um texto colaborativo sobre síntese química. Para tanto, podem ser organizados em três equipes. Em seguida, devem acessar o site http://pbworks.com/ e editar e produzir textos conforme a estratégia indicada para cada equipe. Disponibilizamos o tutorial com informações para que saibam como criar a escrita colaborativa: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/PBWorks/conteudo.htm Acesso em: 18.out. 2010.

Equipe 1: as descobertas que levaram ao conhecimento do ciclo do nitrogênio; a química do nitrogênio; as fontes de nitrogênio para a agricultura;

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-40422007000100039&script=sci_arttext Acesso em: 18.out. 2010.

Disponível em: http://www.almanaquesonoro.com.br/quimica/index.php?option=com_content&view=article&id=104&Itemid=65 Acesso em: 18.out. 2010. (áudio)

Disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Qu%C3%ADmica/Nitrog%C3%AAnio Acesso em: 18.out. 2010.

Equipe 2: síntese da amônia; histórico e importância;

Disponível em: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/quimica/amonia.php Acesso em: 18.out. 2010.

Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1074/1/O-IMPACTO-DA-SINTESE-DA-AMONIA/Paacutegina1.html  Acesso em: 18.out. 2010.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/obtencao-amonia-processo-haberbosch.htm Acesso em: 18.out. 2010.

Equipe 3: Representação das reações; dados biográficos de Haber e Bosch le Rossignol e Mittasch le Rossignol.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADntese_qu%C3%ADmica Acesso em: 18.out. 2010.   

Disponível em: http://encyclopedie-pt.snyke.com/articles/fritz_haber.html Acesso em: 18.out. 2010.     

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/fritz-haber.jhtm Acesso em: 18.out. 2010.    

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/fritz-haber-sintese-amonia.htm  Acesso em: 18.out. 2010.   

Ao concluírem a atividade, o professor organiza o debate em sala de aula para que socializem os resultados.

Atividade 2

Para que cada equipe possa realizar este experimento, os alunos podem ser organizados em equipes compostas por quatro pessoas. Ao realizar o experimento "Ghost - Do outro lado da amônia" devem observar e identificar como ocorre a reação entre o ácido acético, presente no vinagre de cozinha, e uma solução de amônia. É pertinente que cada equipe discuta entre si as reações. Ao observarem as reações, os alunos devem registrar os diálogos afim de produzir bons relatórios.

O roteiro para realizar o experimento está disponível no recurso. Material necessário para realizar o experimento: Vinagre, água, fenolftaleína, Hidróxido de amônio, Papel toalha, Bolinhas de gude. 2 provetas(100mL e 10mL), 2 béqueres (1 litro e 50 mL), 1 frasco de vidro pequeno (papinha de bebê), Bastão de vidro, Pipeta de Pasteur (ou conta- -gotas) e elástico.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25583  Acesso em: 18.out. 2010. 

 Acesso em: 18.out. 2010.

Concluído os relatórios, o professor pode organizar um seminário para que dialoguem acerca das especificidades presentes nas reações químicas.

Atividade 3

Nesta atividade os alunos devem produzir um texto colaborativo cuja finalidade é reconhecer a aplicação da síntese de produtos químicos no cotidiano. A atividade deve ser realizada no laboratório de informática e os alunos organizados em equipes quatro equipes. Para realizar a tarefa, devem acessar o vídeo, anotar no caderno as seguintes questões e respondê-las:

Equipe A: O que é necessário para produzir tanta comida? Como é possível alimentar tanta gente? E se toda a comida do mundo não for suficiente para alimentar a humanidade?

Equipe B: Que elementos são necessários para as plantas crescerem? Onde podem ser encontrados os elementos limitantes? Que possibilidades foram criadas pelos cientistas para enriquecer o solo e expandir o campo de plantação?

Equipe C: Qual a forma dos elementos limitantes? Como são constituídos os adubos? Que fontes de fertilizantes foram exploradas?  Qual a contribuição do nitrogênio com o hidrogênio?

Equipe D: O que é a sintese de Fritz Haber? Qual a função do catalisador? Porque a invenção de Fritz Haber matou muitas pessoas? Qual a posição de Einstein quanto a invenção de Fritz Haber?

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27583  Acesso em: 18.out. 2010.

Disponibilizamos o tutorial do editor de textos Google Doc para saber como produzir o texto. Disponível em: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR   

Atividade 4

Os alunos podem ocupar os espaços da sala de aula, laboratório de informática ou biblioteca e pesquisar sobre a vida e obra de Fritz Haber e sua contribuição. Os alunos podem ser organizados em equipes compostas por quatro pessoas, acessar os sites indicados além dos livros, e realizar a pesquisa.

Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1e/Fritz_Haber.png Acesso em: 18.out. 2010.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fritz_Haber Acesso em: 18.out. 2010.

Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=100-anos-de-sintese-da-amonia--a-descoberta-que-mudou-o-mundo&id=010160081014%A0 Acesso em: 18.out. 2010.

Disponível em: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/a-sintese-da-amonia  Acesso em: 18.out. 2010.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/fritz-haber-sintese-amonia.htm Acesso em: 18.out. 2010.

Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/biog/b0045.html Acesso em: 18.out. 2010.

Os resultados da pesquisa podem ser publicadas no blog de química da turma. O blog pode ser criado utilizando-se o link: http://www.blogger.com/start Acesso em: 18.out. 2010.

Perspectiva interdisciplinar  

Ciências: Nesta disciplina o professor pode explorar as propriedades de elementos químicos como o Nitrogênio, Hidrogênio, etc.

Catarse

Professor, para evidenciar quais conhecimentos apropriaram nesta aula, os alunos podem ser organizados em equipes compostas por seis pessoas e ocupar o espaço do laboratório de informática para realizar a atividade.

Pode-se propor que acessem o tutorial disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13080  Acesso em: 18.out. 2010, escrevam o roteiro para que possam produzir o Jornal Falado relatando os conceitos, características, reações e aplicação da sintese química. Para socializar os resultados podem apresentar o Jornal Falado de Química no anfiteatro, no pátio da escola ou na sala de aula.

O aluno indicado por cada equipe escolhe uma notícia e realiza a apresentação (semelhante ao noticiário de tevê ou rádio). Destaca o fato central da notícia. Pode se utilizar da criatividade e dramatizar a notícia. Após apresentarem a informação, podem emitir a opinião pessoal, falar sobre a importância da notícia, ou aspectos negativos.

Nesta atividade os alunos podem criar história em quadrinhos (HQ) para representar a síntese dos produtos químicos, a vida e obra de Fritz Haber. Sugerimos que organize os alunos em equipes compostas por cinco pessoas. Após pesquisarem, devem acessar o site e criar as histórias e incluir exemplos acerca da importância e características da síntese de produtos químicos. Os alunos podem utilizar o software HagáQuê (HQ) que foi criado para facilitar o processo de elaboração de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.

Tutorial do HQ: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014107.ppt     

O que é HQ: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/explicacao.php?lang=pt-BR   

Site do HQ para criar as histórias: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/

Exemplo de HQ. Link: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas_assunto/quimica/quimica.php?pageNum_Recordset1Quimica=0&totalRows_Recordset1Quimica=12Acesso em: 18.out. 2010. 

Após a realização desta tarefa, o professor pode solicitar às equipes que apresentem seus trabalhos à própria turma. Pode ainda sugerir que escaneiem os quadrinhos e insiram nos blogues que criaram.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ghost - Do outro lado da amônia: parte 1 :experimento prático Experimento prático
Tudo se transforma - Reações químicas - Os primórdios Vídeo
Recursos Complementares

Tutorial para criar o Jornal Falado elaborado pela Professora Lígia Eckel. Disponível em: http://www.pedroapostolo.com.br/Imganes/Atividade%20Lingua%20Portuguesa.%206%20serie.pdf Acesso em: 18.out. 2010.

Neste texto há informações sobre o processo de Haber. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_Haber  Acesso em: 18.out. 2010. 

Disponível em: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Fritz_Haber/PDF_LT/LT_Texto_Fritz_Haber.pdf Acesso em: 18.out. 2010.

No site abaixo está disponível a Síntese de Amônia pelo Processo Haber Bosch.

Disponível em: http://guerraquimica.blogspot.com/2009/06/sintese-de-amonia-pelo-processo-haber.html Acesso em: 18.out. 2010.

Avaliação

A avaliação deve ocorrer de maneira diagnóstica, processual e continua.

O professor deve observar a participação na prática social inicial, o desenvolvimento e  realização das atividades, formulação de conceitos, questionamentos e interações, apresentação do Jornal Falado, oralidade, criatividade, sensibilidade acerca do tema, profundidade de abordagem e uso de mídias que ilustrem da melhor forma as informações que desejam passar.

Os alunos podem ser orientados a construir um portfólio para registro diário de suas acerca do que e como aprenderam. Os relatos podem auxiliar o professor a perceber o percurso trilhado pelos alunos. O professor pode adotar o diálogo como forma de perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos.

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