Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Álcool na história humana

 

03/12/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar diferentes formas de se obter o álcool
  • Enumerar as diversas funções do álcool no cotidiano
  • Discutir os efeitos do álcool sobre o organismo humano e suas implicações para a saúde e efeitos na sociedade
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não pressupõe conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

O álcool é muito usado em nossa sociedade. Inicie a aula perguntando a turma para que serve o álcool. Liste no quadro as diversas funções do álcool na sociedade contemporânea.

O álcool possui diversas funções em nossa sociedade. Mas... como se obtém o álcool? Que efeitos ele possui sobre os organismos e suas implicações na saúde e na sociedade?

Atividade 1:

Para conhecer um pouquinho da história do álcool na civilização humana, no laboratório de informática, em grupos de 4 a 5 alunos, percorra uma webquest previamente criada pelo professor com  informações sobre a história das diferentes bebidas alcoólicas:

O professor deverá construir previamente uma webquest para orientar a pesquisa. Um bom espaço para criar uma webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ (Acessado em 10/10/2010), e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em   http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf  (Acessado em 10/10/2010). Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 10/10/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/10/2010),  http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 10/10/2010).

Alguns sites que podem ser interessantes como fonte de informações para usar na webquest:          

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bebida_alcoólica (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/alcool.htm (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.istoe.com.br/reportagens/15193_PRAZER+MILENAR (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-vinho/historia-do-vinho-4.php (Acessado em 10/10/2010). 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Uísque (Acessado em 10/10/2010). 

http://whisky.com.pt/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=57&Itemid=112 (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.cladowhisky.com.br/historia_do_whisky.php (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.culturajaponesa.com.br/htm/saque.html (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.japaoonline.com.br/pt/saque.htm (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.almacarioca.com.br/cerveja-historia.html (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/historia-cerveja.asp (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-cerveja/historia-da-cerveja.php (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.brejas.com.br/historia-cerveja.shtml (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.cervejasdomundo.com/Na_antiguidade.htm (Acessado em 10/10/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerveja (Acessado em 10/10/2010).

http://www.caipiroska.hpg.com.br/historia.htm (Acessado em 10/10/2010). 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vodca (Acessado em 10/10/2010). 

http://www.vodkas.com.br/historia-da-vodka.html (Acessado em 10/10/2010).

É importante que os alunos percebem que o consumo de bebidas alcoólicas se estende por diversos países e remonta a história da civilização humana. É interessante perceber também as contradições envolvendo as bebidas alcoólicas, que por muitas vezes são colocadas na ilealidade e clandestinidade e estão intimamente ligadas a questões econômicas bastante fortes.

Além do consumo de bebidas alcoólicas, o etanol também é muito usado para outras finalidades, como combustível e como material de limpeza e higiene, além de seu uso farmacológico.

No laboratório de informática, acesse os recursos de áudio e vídeo, ou, faça o download dos mesmos, grave em pendrive (caso possua o recurso de TV Multimídia ou datashow) ou DVD e leve para a sala de aula e apresente aos alunos. Durante a apresentação dos vídeos, peça aos alunos que anotem os principais passos da fabricação do álcool. Quais são as etapas? Quais são os processos químicos envolvidos no processo de fabricação? Como é feita a extração do álcool usado para esta finalidade? E a fermentação alcoólica para a obtenção de bebidas alcóolicas, como é feita? Existe alguma diferença no processo?

Cachaça http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25968 (acessado em 10/10/2010). Este recurso apresenta um áudio sobre o processo de fermentação da cana-de-açúcar e a produção da cachaça. Após escutar o áudio, discuta com os alunos sobre o processo de fermentação e como o mesmo ocorre em alimentos ricos em açúcares e carboidratos. Aproveite para falar sobre o fermento biológico na produção de pães e leveduras na produção de cerveja e vinho.

Depois de ouvirem o áudio, como forma de visualizar o processo de produção do etanol ou da cachaça em destilarias, selecione um ou mais vídeos dos indicados abaixo e passe para os alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=J9nxw7wtXME (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=KC_PyWaIN_c (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=rFUCCP1A1nI (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=AB81JjAGOkw (acessado em 10/10/2010).

Atividade 2:

  • Para esta atividade será necessário cartolinas e canetinhas.

Após ouvirem o arquivo de áudio e assistirem os vídeos, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que confeccionem cartazes, a partir das anotações que fizeram durante a apresentação dos recursos, mostrando as etapas do processo de produção do álcool para consumo como bebida alcoólica e como combustível ou material de limpeza e esterilização. Como forma de socialização, faça um mural com os cartazes dos grupos.

Uma levedura muito amiga  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16748 (acessado em 17/10/2010). Este recurso do portal apresenta uma atividade prática de fermentação de suco de uva com leveduras. Pode ser utilizado como atividade complementar e estimular a  curiosidade dos alunos ao verem o processo de fermentação alcoólica.

Atividade 3:

A partir dos sites indicados abaixo e outros que podem ser pesquisados pelos alunos, discutam sobre as ações do álcool sobre o organismo e que tipo de consequências o consumo do álcool pode trazer. É importante que a discussão aborde aspectos sociais e biológicos do consumo de álcool. O que leva uma pessoa a consumir bebidas alcoólicas? Que tipo de consequências o abuso do consumo do álcool ode trazer? Após a discussão com a turma, peça que elaborem sketchs, ou pequenas cenas envolvendo  o consumo do álcool e suas consequências. Uma sketch é uma pequena peça ou cena dramática, geralmente cômica, com menos de dez minutos de duração. São frequentes em programas cômicos de televisão como  nos programas humorísticos com o mesmo formato que Zorra Total, Os Trapalhões, A Turma do Didi, A Praça é Nossa, entre outros.

http://saude.hsw.uol.com.br/alcool.htm (acessado em 10/10/2010).

http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/index.htm (acessado em 10/10/2010).

Nos últimos dois anos, houve uma grande corrida em busca de álcool gel como forma de manter as mãos limpas e prevenir doenças como a gripe H1N1. Como resultado, além do grande aumento de preço do álcool gel, em muitas localidades, se tornou quase impossível encontrar esta apresentação do álcool em farmácias e supermercados. Apresente o vídeo que mostra como se faz álcool gel para a turma e discuta com eles por que o álcool tem este uso, como agente de desinfecção.

http://www.youtube.com/watch?v=uX7CXYJ1JjA (acesso em 10/10/2010).

Atividade 4:

Caso o professor tenha condições de adquirir os ingredientes, poderá fazer o álcool em gel junto com a turma. Por se tratar de um produto inflamável, aconselha-se ao professor fazer a prática em frente a turma e que a turma assista ao professor.

Ingredientes:

Para 1 litro de gel antibacterial

  • 700ml de álcool a 96% (ou 1 litro de álcool a 70%)
  • 300 ml de água
  • 7.1/2 colherinhas de chá de carbopol
  • 2.1/2 colherinhas de glicerina
  • 2.1/2 colherinhas de trietanolamina
  • Se quiser que o gel tenha cor, precisa algumas poucas gotas de corante vegetal
  • Se deseja que tenha aroma, pode agregar umas gotinhas de essencia a sua escolha também encontradas em drogarias.

Instrumentos: 

  • Uma vasilha de vidro com capacidade de um litro
  • Um coador de malha fina
  • Um recipiente pequeno de vidro
  • Um batedor de ovo
  • Um recipiente de plástico (reutilizar vasilhames de álcool)

Preparo:

Coloque o coador sobre o recipiente pequeno e peneire o carbopol para desfazer os grumos.

Utilize uma colher se necessário para pulverizá-lo por completo.

No recipiente grande, coloque a água e o álcool e agregue o carbopol lentamente enquanto mistura fortemente com o batedor.

Quando o álcool e o carbopol estiverem bem misturados, acrescente a glicerina lentamente, misture suavemente e depois coloque a essência e o corante se desejado.

Assegure-se de que tudo está bem misturado e acrescente pouco a pouco a trietanolamina, primeiro uma colherinha, mistura, outra colherinha e mistura, até que você obtenha a consistência desejada.

Se por algum motivo a mistura ficar muito pastosa, acrescente, pouco a pouco, mais álcool até obter novamente a consistência desejada.

Ao final guarde o produto no vasilhame escolhido e tampe bem para evitar a evaporação.

Atenção: o álcool é inflamável, tenha cuidado na hora do preparo e mantenha o produto longe do alcance de crianças.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cachaça Áudio
Uma levedura muito amiga Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os conceitos aprendidos.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.