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O sexo dos vegetais

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar as estruturas reprodutivas dos diferentes tipos das divisões de plantas
  • Analisar os diferentes ciclos de vida das diferentes divisões das plantas
  • Observar os efeitos da interferência humana na propagação vegetal
Duração das atividades
3 aulas 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos dominem o conceito de repodução assexuada e sexuada, mitose e meiose e de células haplóides e diplóides.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula fazendo uma recapitulação sobre o material genético e os processos de divisão celular: mitose e meiose, relembrando a função de cada um dos tipos de divisão celular.

Uma boa alternativa é usar o material do portal do professor com animações que recapitulam os principais conceitos destes processos. O recurso pode ser acessado pelo professor de forma demonstrativa para a turma, se houver a opção de um datashow, ou, dividir a turma em grupos no laboratório de informática e pedir para que explorem o recurso retomando estes conceitos.

Citologia - núcleo disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2290/1/Nucleo.swf (acessado em 10/10/2010) 

Assim como qualquer ser vivo, as plantas também se reproduzem. Como ocorre a reprodução nos vegetais? A reprodução das plantas é assexuada ou sexuada? Quais são os órgãos reprodutivos das plantas?

O reino Plantae apresenta 4 divisões principais: Bryophyta, Pteridophyta, Gymnospermae e Angiospermae

Atividade 1

Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que os grupos pesquisem sobre uma das divisões. Como são 4 divisões, seriam cerca de 2 grupos trabalhando com cada uma das divisões.

Apresente a imagem da disvisão correspondente ao grupo e peça que cada grupo descreva as características que podem observar de sua divisão a partir da observação da imagem. Características como cor, tamanho, forma,...

Após descreverem por escrito, dê os endereços de internet com as informações dos grupos para que aprofundem sua descrição das características.

BRYOPHYTA

Imagem disponível em: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/a15fmusgo.jpg (acessado em 10/10/2010).

Indicação de alguns sites com informações sobre esta divisão:

http://www.infoescola.com/biologia/briofitas-bryophyta/ (acessado em 10/10/2010).

http://www.infoescola.com/biologia/briofitas-filo-bryophyta/ (acessado em 10/10/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bryophyta_sensu_lato (acessado em 10/10/2010).

PTERIDOPHYTA

Imagem disponível em:http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/pteridofitas1.jpg (acessado em 10/10/2010).

http://www.infoescola.com/biologia/pteridofitas-pteridophyta/(acessado em 10/10/2010). 

http://www.biorede.pt/page.asp?id=3357(acessado em 10/10/2010). 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pteridophyta (acessado em 10/10/2010). 

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/artigos/divisao_pteridophyta.html (acessado em 10/10/2010). 

GIMNOSPERMA

Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/bc/PinusSylvestris.jpg/220px-PinusSylvestris.jpg (acessado em 10/10/2010). 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gimnospérmica (acessado em 10/10/2010). 

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas.php (acessado em 10/10/2010). 

http://www.biorede.pt/page.asp?id=3359 (acessado em 10/10/2010). 

ANGIOSPERMA

Imagem disponível em:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/64/Magnolia_blossom.jpg/220px-Magnolia_blossom.jpg (acessado em 10/10/2010). 

http://www.biorede.pt/page.asp?id=3490 (acessado em 10/10/2010). 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Angiosperma (acessado em 10/10/2010). 

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/angiospermas.php (acessado em 10/10/2010). 

http://www.mundovestibular.com.br/articles/683/1/ANGIOSPERMAS-/Paacutegina1.html (acessado em 10/10/2010). 

http://www.infoescola.com/biologia/angiospermas/ (acessado em 10/10/2010). 

Após pesquisarem as principais características de cada uma das divisões, peça a cada um dos grupos que monte uma apresentação de slides com as principais informações do grupo pesquisado. A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 10/10/2010). Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/10/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o  Microsoft power point (acessado em 10/10/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office. Cada um dos grupos deverá apresentar seu trabalho ao restante da turma. Estipule um tempo de apresentação de 3 a 5 minutos para cada um dos grupos.

No laboratório de informática, mantendo os mesmos grupos, peça que acessem o recurso do portal do professor:

Cada grupo deverá acessar outra divisão que a selecionada e pesquisada anteriormente para explorar a reprodução e ciclo de vida (por exemplo, o grupo que pesquisou sobre briófitas, agora irá explorar o ciclo de vida das angiospermas, o grupo que pesquisou pteridófitas irá explorar o ciclo de vida das gimnospermas,...)

Botânica - as plantas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9783 (acessado em 10/10/2010).

Atividade 2

  • Para esta atividade será necessário cartolinas, canetinhas, lápis de cor.

Após pesquisarem sobre a reprodução e ciclo de vida, peça aos grupos que montem um mural com cartazes, apresentando o ciclo de vida e reprodução da divisão estudada. Os grupos deverão apresentar seus cartazes ao restante da turma e deixarem em exposição na sala.

Atividade 3

Além da reprodução natural, o homem desenvolveu várias técnicas para propagação das plantas, como a enxertia, estaquia e alporquia. Ainda mantendo os mesmos grupos, desenvolvam uma wiki para cada uma das três formas de propagação. Uma wiki, é uma ferramenta colaborativa que permite a criação de documentos que são editados coletivamente por meio de um navegador web. Nestes endereços você poderá criar suas wikis: http://wiki.org/ (acessado em 17/10/2010) e http://www.wiki.com (acessado em 17/10/2010). Um bom tutorial sobre uso de wikis pode ser encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI  (acessado em 17/10/2010). O acesso para a criação de wikis no pbworks, citado no tutorial, pode ser encontrado em https://pbworks.com/ (acessado em 17/10/2010).       

Cada uma das wikis deverá conter como é feito o processo de enxertia, estaquia ou alporquia, explicando detalhadamente. Depois de prontas, como forma de socialização, peça para que um grupo avalie as wikis dos demais.

Abaixo, segue uma indicação de sites e vídeos que podem servir como fonte de informações para os alunos montarem suas wikis:

ENXERTIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Enxertia 

http://www.citrolima.com.br/onlinclon/enxertia.htm 

http://www.atelierdobonsai.com.br/enxertia.html 

http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=1656 

ESTAQUIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estaquia 

http://www.jardineiro.net/br/artigos/estaquia.php 

http://www.cultivando.com.br/termos_tecnicas_multiplicando_estaquia.html 

http://fabiano.projetobonsai.com/2008/09/15/estaquia-e-alporquia-multiplicando/ 

ALPORQUIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alporquia 

http://www.jardimdeflores.com.br/JARDINAGEM/A29alporquia.htm 

http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/alporquia.htm 

http://www.cultivando.com.br/termos_tecnicas_multiplicando_alporquia.html 

Estes vídeos podem contribuir na compreensão de como funcionam estes métodos de propagação:

http://www.youtube.com/watch?v=tOKP_gVS0hs (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=NjtAD1_d8Fs (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=zhMrGOwNaDo (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=eoot1GkvF-k (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=EMTQf90Yrrw (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=tKzF2GorIVk (acessado em 10/10/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=SkUfiuKnhBM (acessado em 10/10/2010).

Alguns dos vídeos foram disponibilizados no youtube de lado. Existe um programa que vem com OFFICE do windows que permite converter este vídeo para que fique correto. O WINDOWS MOVIE MAKER ( http://www.superdownloads.com.br/download/20/windows-movie-maker/) acessado em 11/11/2010.

1) execute o Windows Movie Maker

2) importe seu vídeo na posição que esta (vertical)

3) arraste seu vídeo importado na parte de baixo (STORYBORD) ou CTRL+D

4) entre no menu FERRAMENTAS + EFEITOS DE VÍDEO

5) vão aparecer alguns efeitos para adicionar no seu vídeo. Procure por GIRA 90 e arraste até o vídeo na parte de baixo (NO STORYBORD)

6) Pronto! Vá em ARQUIVO + SALVAR ARQUIVO DE FILME e escolha o local onde será gravado o novo filme.   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Citologia - núcleo Hipertexto
Botânica - as plantas Hipertexto
Recursos Complementares

Estes sites abaixo relacionados apresentam informações sobre plantas e podem ser fonte de informações e curiosidades que pode ser utilizadas como complemento para as aulas:

http://www.fazfacil.com.br/jardim/glossario_ad.html 

http://www.asplantas.com.br/index.html  

http://www.plantamed.com.br/  

Estas outras aulas do portal do professor também abordam o reino Plantae e a reprodução e estruturas reprodutivas das plantas e podem auxiliar com boas idéias para complementar sua aula:

Flor – estrutura reprodutiva da planta http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7844 

As flores e suas cores - Diversidade das Angiospermas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1170 

Polinização e Fecundação das Plantas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8062 

Musgo é planta? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18862 (acessado em 11/10/10). 

Avencas e Samambaias http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19990 (acessado em 11/10/10). 

Pinheiro - que árvore é essa? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19998 (acessado em 11/10/10). 

Carambolas e laranjas: angiospermas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20056 (acessado em 11/10/10).    

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os conceitos de reprodução assexuada e sexuada e o ciclo de vida das plantas, além das diferentes formas de fertilização.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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