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Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira

 

31/07/2012

Autor y Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Poder
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de Gilberto Freyre – Casa Grande & Senzala.

Duração das atividades
3 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Este tema não exige conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Para falar sobre as relações de trabalho no Brasil colonial, o professor deverá apresentar a charge abaixo e propor os seguintes questionamentos a turma:

1. Quais atividades os personagens estão executando?

2. Defina cada uma das atvidades representadas pelo desenho.

3. O desenho sugere um processo evolutivo, ou seja, coloca algumas atividades como melhores ou superiores que outras. Você concorda com essa representação? Existe profissões melhores ou piores que outras? O executivo pode viver sem o trabalho do agricultor? O metalúrgico terá trabalho caso o mercado consumidor não tenha recursos para absorver essa produção?

4. No mundo contemprâneo, como as atividades produtivas se relacionam entre si?

Imagem 1

Disponível em: http://carvalhorobles.blogspot.com/2010/05/versos-para-o-trabalhador.html Acesso em: 03/10/10 

 

Após essa reflexão sobre as relações de trabalho, o professor deverá conduzir os debates acerca das questões relativas ao trabalho escravo e como ele se deu no Brasil colonial, com ênfase no papel da mulher escrava. Para tanto, o professor mostrará aos educandos a imagem 2, onde uma escrava está ao lado de uma criança branca e apesar das relações assimétricas de poder entre africanos e portugueses no Brasil Colonial, esta imagem denota uma relação de carinho e intimidade entre a ama-de-leite e o sinhozinho.

Nesse contexto, a prática do aleitamento era atribuída às escravas, assim ao terceirizar essa ação, a mãe biológica promovia uma relação de afeto extremamente profunda entre seu filho e sua escrava. Cabe ressaltar que essa terceirização não era uma demanda da mãe, era uma prática corrente neste momento histórico, as mulheres atribuíam a amamentação o envelhecimento precoce. O aluno deverá se perguntar se essa relação de tão próxima entre escrava e criança branca promovia uma outra relação que não de dominação e violência. De acordo com o antropólogo Gilberto Freyre, as relações entre senhores e cativos apresentava traços de harmonia e através do afeto estabelecido entre a ama-de-leite a criança que aprendia suas primeiras palavras na boca da escrava.

No entanto, Freyre ressaltou:

"Não foi só de alegria a vida dos negros escravos dos ioiôs e das iaiás brancas. Houve os que se suicidaram comendo terra, enforcando-se, envenenando-se com ervas e potagens dos mandingueiros. O banzo deu cabo de muitos. O banzo - a saudade da África. Houve os que de tão banzeiros ficaram lesos, idiotas. Não morreram, mas ficaram penando".

Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/estudosbrasileiros/casagrande/index.htm Acesso em: 03/10/10 

Imagem 2

Disponível em: http://historiadefriburgo.blogspot.com.br/2011/08/precisa-se-de-amas-de-leite-madeixas-e.html Acesso em: 10/08/10  

 

ATIVIDADE 1

Observe a imagem 2 e responda as seguintes questões, faça o registro de suas observações no caderno.

  1. Qual o relacionamento das pessoas na foto acima?
  2. Como estão vestidos a mulher e o menino?
  3. Como podemos definir a relação entre a ama-de-leite e os meninos? Pela imagem é possível dizer ser existe afetividade entre eles?

 

Depois de feitas estas primeiras observações, os alunos formarão grupos de 4 ou 5 componentes a fim de realizar um debate sobre duas posições teóricas acerca das relações senhores-escravos no Brasil Colonial. Metade dos grupos buscará elementos que denotem relações harmoniosas entre escravos e portugueses, tese central de Casa Grande e Senzala; enquanto os outros grupos buscarão elementos que combatam essa perspectiva.

Os pequenos grupos se juntarão em dois grandes grupos para a realização de um tribunal, onde cada grande grupo poderá eleger seus advogados. Para ilustrar os argumentos sobre as posições contrárias, os alunos poderão realizar encenações e mostrar evidências  (fotos, vídeos e textos) sobre as relações amorosas ou violentas entre senhores e escravos.

Neste tribunal, o professor assumirá o papel de juiz e convidará outros professores ou alunos de outras turmas para exercerem o papel de jurados, ao total, deverão ser 12 pessoas. O tribunal deverá seguir a seguinte ordem: o professor apresentará as posições de cada grupo e eles terão 15 minutos para a explanação. Depois disso, os alunos advogados (de defesa e de acusação) poderão chamar duas testemunhas para depor, sendo disponibilizados 5 minutos para cada testemunha.

Ao final da aula, os jurados deixarão o tribunal fictício para elaborar um veredicto que será lido pelo juiz depois desse intervalo.

Os alunos poderão filmar esse tribunal e tirar fotos para expor na semana cultural da escola em forma de arquivo digital editado no software movie maker ou kino.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm     

Sobre o kino:

O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394 (também conhecida como FireWire ou i.Link), manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm   

 

ATIVIDADE 2

Após problematizar e definir as relações entre escravos e senhores, os alunos deverão assistir o episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. Neste programa, o historiador apresenta comentários sobre o processo de colonização do Brasil, desde o período das Grandes Navegações até à Independência do Brasil. Aborda pontos relevantes no estudo da história brasileira, como a chegada dos portugueses ao Brasil, o contato com os indígenas, primeiras formas de governo, exploração econômica, escravidão, presença dos holandeses no território, os bandeirante, a miscigenação, a mineração e a busca por metais preciosos, a Inconfidência mineira, fim do tráfico negreiro, chegada da Família Real, abertura dos portos às nações amigas e a Independência do Brasil.

 

Imagem 3: Bóris Fausto

Disponível em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html Acesso em: 03/10/10 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864 Acesso em: 03/10/10

 

OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.

Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10    

 

 

Ao final da exibição do documentário, os alunos serão encaminhados ao laboratóio de informática a fim de buscar imagens sobre o período do Brasil colonial e elaborar um panfleto sobre um dos temas abordados pelo historiador Bóris Fausto.

Depois disso, os alunos compartilharão suas produções via e-mail e poderão ainda formatar uma revista com os flyers elaborados individualmente. Para a realização dos flyers e da formatação da revista, os alunos poderão utilizar o software livre scribus. Caso a escola não disponibilize laboratório de informática, os panfletos poderão ser elaborados com o uso de cartolinas ou outro tipo de papel.

Sobre o scribus:

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm   

OBS: Os flyers ou panfletos são impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um público determinado, visto que são distribuídos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da população ao evento, produto ou serviço anunciado.

Imagem 4

Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/relembre-10-fatos-marcaram-brasil-colonial-691810.shtml#6 Acesso em: 03/10/10 

Imagem 5

Disponível em: http://nosaltodamoda.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html Acesso em: 03/10/10 

Imagem 6

Disponível em: http://museuvirtualpintoresdorio.arteblog.com.br/17904/RUGENDAS-LUNDU/ Acesso em: 03/10/10 

Imagem 7

Disponível em: http://www.galeria.cluny.com.br/v/Artes+Plasticas/Pintores+Brasileiros/Rugendas/27+Por__o+de+Navio+Negreiro.jpg.html Acesso em: 03/10/10 

 

O professor exibirá as imagens acima e os alunos buscarão informações sobre os dois artistas mencionados. Cada aluno deverá pesquisar sobre todos eles e o objetivo é o produzir uma biografia dos artistas: identificar os países de origem desses pintores, quanto tempo permaneceram no Brasil e como se deu o processo de sua chegada no país. Além disso, os alunos realizarão uma análise de suas obras e deverão destacara os elementos utilizados pelos artistas para retratar as condições de vida dos escravos africanos no Brasil.As respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs ou em forma de cartazes na sala de aula.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/10/10    

 

Referências Bibliográficas

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia.Campus: Rio de Janeiro, 1997.

FREYRE, Glberto. Casa Grande & Senzala. São Paulo: Global, 2008.

HUNT, Lynn. A nova história cultural. Martins Fontes: São Paulo, 2009.

NOVAIS, Fernando (org.) História da vida privada no Brasil - Império: a corte e a modernidade nacional. V. 2. Companhia das Letras: São Paulo, 2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Colônia Vídeo
Recursos Complementares

Memórias do cativeiro

Filme documentário produzido pelo LABHOI-UFF (Laboratório de História Oral e Imagem) com apoio do CNPq e da FAPERJ, apresenta entrevistas genealógicas de camponeses negros das antigas áreas cafeeiras do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Documentário em cinco partes: parte I

Palavras-chave: história, memória, narrativa, depoimentos, escravidão.

Parte I: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17590

Parte II: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17591

Parte III: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17592

Parte IV: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17593

Parte V: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17594

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e ressalatar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:      

  1. participação durante as discussões;   
  2. comprometimento com o grupo;   
  3. argumentação durante o debate;   
  4. respeito a opinião dos colegas; 
  5. empenho para concluir as atividades; 
  6. domínio do tema.
Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Marden Cristian Ferreira Cruz, PARANA ESTADO EFM , Ceará - dijo:
    mardencristian@yahoo.com.br

    23/11/2010

    Cinco estrelas

    Sobre a aula "Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira" entendemos a intenção da autora em motivar os alunos à reflexão sobre a herança cultura africana e sua contribuição decisiva para a contrução da sociedade brasileira colonial e sua presença na sociedade contemporânea. Torna-se louvável a percepção que pode ser gerada aos alunos da ligação das temáticas abordadas e o cotidiano dos alunos.


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