Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


18 de outubro – dia do estivador!

 

11/11/2010

Autor y Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender o conceito do que é a profissão de estivador, com o que trabalham e qual é a importância dessa profissão;
  • Conhecer os lugares do Brasil que existem mais estivadores;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produzir uma poesia que sistematize os conhecimentos adquiridos nas aulas.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo.     

Motivação   

Para dar início às aulas, sugerimos que o professor mostre aos alunos a imagem de um estivador (Fig.1) e peça para que falem o que sabem sobre ela, o que pensam quando a vê. Após ouvir as respostas dos alunos, sugerimos que o professor diga que a figura se refere ao estivador, e que nessa aula aprenderão melhor o que ele é, e o que representa para a economia e desenvolvimento do país.

Figura 1 – Imagem de estivadores

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_ePjIFGip98A/Rx1X7T1fOlI/AAAAAAAAIOU/BA_VanIDptE/s400/ESTIVADOR.jpg 

Acesso em: 16.Out. 2010.     

Observação: Se considerar necessário, o professor poderá disponibilizar a cada aluno uma cópia impressa da figura, ou ainda apresentá-la através de retroprojetor ou datashow.      

Após isto, o professor poderá desenvolver as próximas atividades.   

Atividade 1   

Nesse momento, sugerimos que o professor organize os alunos em duplas, para que possam fazer a leitura de dois textos que abordam a temática da aula – Dia do Estivador. Os textos versam sobre a história dos estivadores, e sobre a importância do trabalho deles à sociedade. Há a informação de que no dia 18 de outubro comemora-se o “Dia do estivador”.     

Importante: Sugerimos que o professor entregue às duplas uma cópia dos dois textos para que elas possam fazer a leitura dos mesmos.       

Texto: “Dia do estivador” retirado do site “Portal São Francisco”  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-do-estivador.php     

Figura 2 – Imagem do site “Portal São Francisco”

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-do-estivador.php  

Acesso em: 22. Set. 2010.   

Texto: ‘A história da Federação Nacional dos Estivadores”

retirado do site “Federação dos Estivadores” http://www.federacaodosestivadores.org.br/modules/smartsection/item.php?itemid=24 

Figura 3 – Imagem do site “Federação dos Estivadores”

Disponível em: http://www.federacaodosestivadores.org.br/modules/smartsection/item.php?itemid=24  

Acesso em: 22. Set. 2010.

Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo. 

- Qual é o título do texto?

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual parte te chamou mais a atenção? Por quê?

Os alunos poderão responder cada uma dessas perguntas em seus cadernos, e no momento da discussão que será conduzida pelo professor, eles poderão respondê-las e compartilhá-las oralmente. Em seguida, o professor deverá pedir para que cada dupla exponha o que aprendeu sobre o texto lido - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.  

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:

- O que é um estivador?

- Vocês já conheciam o profissional estivador?

- Alguém já viu ou conhece algum estivador?

- Por que ele é um profissional importante para o desenvolvimento e para a economia do país?

- Qualquer pessoa pode ser um estivador? Por quê?

- Em quais lugares do Brasil há estivadores?

- Por que foi criada a Federação Nacional dos Estivadores?

- Vocês acham que essa é uma profissão importante? Por quê?

- Há algo que queiram compartilhar?   

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem os textos que leram, bem como favorecer o desenvolvimento da oralidade. Feito isso, os alunos serão convidados a desenvolver a próxima atividade, na Sala de Vídeo da escola.

Atividade 2   

Dando prosseguimento à aula, sugerimos que o professor mostre aos alunos o vídeo da música “Estivador” (Fig. 4).   

Link do vídeo: http://letras.terra.com.br/skank/72389/    

Observação: Sugerimos que o professor entregue para cada dupla uma cópia da letra da música para facilitar a discussão que será feita a seguir.   

Figura 4 – Imagem do vídeo da música “Estivador”

Disponível em: http://letras.terra.com.br/skank/72389/  

Acesso em: 22. Set. 2010.     

Após a transmissão do vídeo, os alunos poderão se sentar em um círculo para que conversem sobre a letra da música e sobre o vídeo.

Algumas discussões norteadoras poderão ser feitas pelo professor, tais como as que estão abaixo:

- O que vocês acharam do nome da música?

- E o que acharam da letra da música?

- O que será que quer dizer a parte: “Às vezes me sinto morto, a alma morta, em carne viva”?

- E a parte: “Alguém mais fraco sucumbia, mas eu aguento a carga do vapor, sou calejado, sou estivador”?

- Será que qualquer pessoa pode trabalhar na estiva? Por quê?

- Com o que você discorda e com o que você concorda?

- Há algo que queiram compartilhar?   

Depois que as discussões forem feitas, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.

Atividade 3

Para finalizar a aula, os alunos, individualmente, deverão produzir um texto, do tipo poesia, para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.

Os alunos deverão colocar no texto as informações que obtiveram durante toda a aula, por meio da leitura do texto, do vídeo assistido, das discussões e reflexões, e deverão, em uma linguagem poética, produzir o mesmo. Com essa atividade, além de trabalhar os conceitos da escrita da Língua Portuguesa (uso de sinais de pontuação, escrita ortográfica, esquematização de um texto), serão trabalhados aspectos da criatividade dos alunos.

Sugerimos que os textos, depois de corrigidos, sejam expostos no mural da sala de aula, para que outros alunos, professores e funcionários da escola possam apreciá-los!

Sugestão de atividade   

Com o objetivo de fazer uma atividade mais lúdica, sugerimos que os alunos confeccionem um elemento muito importante que compõe o trabalho dos profissionais da estiva, que são as embarcações. Sugerimos que os alunos confeccionem um barco de dobradura.   

Materiais necessários:

- Folha de sulfite A4

- Lápis de cor

- Canetas hidrocor coloridas   

Confeccionando o barco de dobradura

Os passos mostrados na imagem abaixo (Fig.5) deverão ser seguidos pelo professor e alunos:      

Figura 5 – Imagem das instruções de como fazer um barco de dobradura

Disponível em: http://www.programamomentoscomjesus.com/infantil2/imagens/barco.jpg  

Acesso em: 22. Set. 2010.   

Depois que os barcos estiverem prontos, os alunos poderão decorá-los e colocar em um lugar na escola, de maneira que fiquem expostos para que outras pessoas os vejam!

Recursos Complementares

No site indicado abaixo há outros tipos de dobradura para meios de transportes utilizados na navegação:  

http://www.origami-kids.com/avioesdepapel-1-barquinhosdepapel.php 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam o que um estivador faz e sua importância. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conceito do que é a profissão de estivador, com o que trabalham e qual é a importância dessa profissão;
  • Conhecimento dos lugares do Brasil que existem mais estivadores;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Produção de uma poesia que sistematize os conhecimentos adquiridos nas aulas.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.