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POSSIBILIDADES EM GRAVURA NA ESCOLA

 

30/11/2010

Autor y Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Estudar a gravura no contexto artístico como técnica de impressão e multiplicação/reprodução da imagem;

§  Conhecer e apreciar obras em gravura (madeira, pedra, metal);

§  Trabalhar a gravura em composições plásticas a partir de recursos simples, como o isopor e o papelão.  

Duração das atividades
• Seis aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø       Noções básicas de desenho;

Ø       Exercícios de apreciação de imagens de obras.  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Trabalhe com os alunos o conceito de gravura. Sugestão:

Gravura   

Termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - a partir de incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que a partir dela imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc. O Brasil conhece uma série de artistas, de distintas gerações, que têm seus nomes associados diretamente à gravura, como Oswaldo Goeldi (1895 - 1961), Lívio Abramo (1903 - 1992), Marcelo Grassmann (1925), Evandro Carlos Jardim (1935), Carlos Oswald (1882 - 1971), entre outros. Lasar Segall (1891 - 1957), ainda que responsável por uma obra ampla e variada, possui significativa produção no campo da gravura. Além disso, a gravura aparece como meio de expressão privilegiado em certos contextos precisos: no Clube de Gravura de Porto Alegre, dirigido por Carlos Scliar (1920 - 2001) - em que a técnica é exercitada a partir de temáticas sociais e políticas - e no Ateliê Coletivo, criado e dirigido pelo escultor Abelardo da Hora (1924), em Recife, que produz, sobretudo, xilogravuras, inspiradas diretamente na cultura popular nordestina. 

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=4626    

Ø    Elabore com os alunos um texto resumido sobre as linguagens plásticas da gravura. Sugestão de pesquisa preliminar para o professor, impressão para estudo e roteiro para os alunos:   

Técnicas de Gravura

Calcografia  - gravura em metal

Litografia – gravura em pedra

Xilografia – madeira

Linoleografia – linóleo

Serigrafia – tela de nylon para Silk-Screen  

http://www.casadacultura.org/arte/Artigos_o_que_e_arte_definicoes/gr01/gravura_conceito_hist.html    

Ø Leia o texto elaborado coletivamente para a apreciação do grupo e faça as correções necessárias.   

Aula 2

Ø  Retome o texto da aula anterior e apresente uma obra na linguagem poética da Xilogravura. Sugestão:

 

Rio

Prancha que acompanha o Caderno de estudo do professor “Abre as asas sobre nós”, publicação integrante do projeto arte br

Ficha Técnica

ABRAMO, Lívio. Xilogravura, 1951, 25x13 cm. Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP, doada pelo artista. Foto: Romulo Fialdini.

Sinopse/Resumo

Paisagem carioca posterior ao período em que o artista viveu no Rio de Janeiro, entre 1948 e 1950; ênfase no ritmo das linhas.

http://www.artenaescola.org.br/midiateca2/resultado.php?buscar=imagem   

   

Ø Aprecie com os alunos a imagem da obra abrindo um diálogo:

*Esta é uma obra cuja técnica é a xilogravura ou xilografia;

*Vamos relembrar como é o processo de construção de uma imagem como esta, utilizando o estudo sobre Gravura - técnicas de gravura e a criação do texto da aula anterior?

*Qual é o suporte utilizado pelo artista na xilogravura?

*Como se chama o instrumental adequado para a escavação da placamatriz (madeira)?

*Como se obtém as cópias?     

Ø Apresente também o autor da obra apreciada (o artista Lívio Abramo) trabalhando em seu ateliê:  

Lívio Abramo – processo de escavação da madeira com goivas

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:OhUakjozdClvnM:http://i26.photobucket.com/albums/c140/nuvensatlantico/livio_abramo_f_006.jpg&t=1    

Ø  Fale aos alunos sobre  as técnicas de gravura utilizadas por artistas plásticos e mostre as possibilidades de trabalho com gravura na escola, a partir de material similar, de baixo custo usado por professores de arte em escolas públicas, como os suportes de isopor, borracha, papelão.   

Aula 3

Ø  Disponibilize aos alunos pranchas de isopor (bandejas de supermercado) e retalhos de papelão que podem ser usados como suporte para a construção da matriz da gravura em substituição à madeira, ao linóleo, à tela de nylon, ao metal, à pedra;

Ø  Apresente a proposta de produção plástica em gravura a partir do isopor e do papelão;

Ø  Mostre pregos, palitos de dente/fósforo e estilete como instrumentos de corte e produção de sulcos, em substituição às goivas, ao buril, ao bico de pena, à caneta nanquim;

Ø  Solicite a criação de dois projetos em desenho com lápis sobre papel sulfite – um para o trabalho no papelão e o outro no isopor;

Ø  Aprecie as propostas dos alunos e fale dos encaminhamentos para o trabalho em gravura nas próximas aulas.     

Aula 4   

Ø  Disponibilize isopor e papelão aos alunos, bem como pregos, palitos de picolé/fósforo e estiletes para a transferência dos desenhos;

Ø  Solicite a transferência dos desenhos – um sobre o isopor e o outro sobre o papelão preparando o suporte para o entintamento e impressão de cópias na próxima aula.   

Aulas 5 e 6

Ø  Entregue os suportes trabalhados na aula anterior;

Ø  Prepare papel canson A4, tinta guache pastosa e espátula de madeira (que pode ser substituída por colher de metal ou plástico) para a impressão e tiragem de cópias;

Ø   Explique aos alunos o processo de entintamento (uma camada suave de tinta aplicada com rolinho de espuma próprio para pintura – na ausência deste pode-se fazer uso de trincha (pincel chato largo);

Ø  Faça uma impressão, mostrando aos alunos como se aplica a tinta e como se dá o movimento da colher ou espátula sobre o papel em forma de fricção circular, com todo o cuidado para não rasgar o suporte (papel) e a matriz (isopor e papelão);

Ø  Permita que cada aluno faça as suas impressões, multiplicando a imagem através das cópias, sob o olhar atento do professor;

Ø  Observe a surpresa e a satisfação dos alunos ao perceberem a cópia impressa;

Ø  Mostre a necessidade de lavação e limpeza da matriz evitando o entupimento dos sulcos;

Ø  Explique como se dá o processo de numeração das cópias pelo autor/artista, sempre abaixo da imagem impressa, da esquerda para a direita:

A primeira – P.A (prova do artista), identificação (assinatura/nome do autor) e ano de execução; Ex:   

 P.A                                                                                                            Soraia Lelis/2010  

A partir da segunda cópia, se por exemplo forem três no total, sempre em forma de fração, sendo o denominador 3, num total de quatro cópias; Ex: 1/3                                                                                                             Soraia Lelis/2010 2/3                                                                                                             Soraia Lelis/2010 3/3                                                                                                             Soraia Lelis/2010     

Ø  Coloque os trabalhos para secar e providencie para a próxima aula a montagem de uma exposição, propondo coletivamente a apreciação das imagens obtidas a partir da técnica da gravura e revendo  os referidos conceitos.  

Composição plástica em gravura com suporte de isopor

Alunos do Curso de Pós-Graduação Arte e Educação – as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia – 2006 

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Composição plástica em gravura com suporte de papelão

Alunos do Curso de Pós-Graduação Arte e Educação – as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia – 2006 

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica em gravura com suporte de papelão

Alunos do Curso de Pós-Graduação Arte e Educação – as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia – 2006

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica em gravura com suporte de papelão

Alunos do Curso de Pós-Graduação Arte e Educação – as diferentes linguagens / Faculdade Católica de Uberlândia – 2006

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Recursos Complementares

Gravura - Técnica de impressão que surgiu no século IV, na China e no Japão, tornando-se conhecida no Ocidente a partir do século XIX. Na gravura o desenho é realizado sobre uma superfície dura (madeira, pedra ou metal), permitindo, a partir dessa matriz, a impressão de várias cópias. Os processos de gravura desenvolveram-se ao longo dos tempos e podem ser divididos em: xilogravura (madeira), calcografia (metal) e litografia (pedra).

(SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.86).  

Avaliação

O processo de avaliação deve conter:

  • a apreciação e a análise das produções artísticas dos alunos à luz do referencial teórico trabalhado a fim de se verificar o nível de apreensão do conteúdo;
  • a autoavaliação;  
  • a construção do portfolio  individual como meio de acompanhamento do desenvolvimento das potencialidades e habilidades adquiridas ao longo do educação escolar em arte.       
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