Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O TRÂNSITO NO ENTORNO DA ESCOLA: DA REFLEXÃO À AÇÃO!

 

14/11/2010

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Observar e registrar os problemas relacionados ao trânsito no entorno da escola.

2. Comparar e analisar os problemas observados pelos alunos e as dificuldades apontadas por pais e profissionais da escola, com base nas regras de trânsito de nosso país.

3. Divulgar as informações coletadas e propor ações para o combate dos problemas relativos ao trânsito no entorno da escola, envolvendo toda a comunidade escolar

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam as principais regras do Código de Trânsito Brasileiro e que tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.

Sugerimos o acesso às aulas intituladas: “Com o trânsito não se brinca: respeito às regras!” e “Motoristas e pedestres: uma relação ética?” que tratam de questões importantes relacionadas ao tema Trânsito.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:   

Refletindo e observando...   

Para iniciar a aula, o professor apresenta as seguintes imagens aos alunos, solicitando que digam o que elas levam a pensar:

Imagem 1

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/polopoly_fs/volta-as-aulas02-1.72188!image/1969925098.jpg_gen/derivatives/landscape_550/1969925098.jpg   

Imagem 2

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_JUwgj09goUE/SwFGwoigppI/AAAAAAAAACw/hrsC2-IXUtU/S760/placa2.jpg   

Imagem 3

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_EB3IO9TlCDw/TEhlyx6VfkI/AAAAAAAAAlA/Mv02TkWU1Dk/s1600/%C3%A1rea+escolar.jpg 

Em seguida, o professor pergunta: A 1ª imagem retrata uma situação de respeito ou não ao trânsito? Por quê? Vocês se lembram de alguma situação parecida com esta que ocorreu em frente à sua escola ou nas ruas próximas a ela? Qual é o significado das placas que aparecem nas 2ª e 3ª imagens? Vocês já observaram se têm placas de sinalização como estas ou de outro tipo nas proximidades de sua escola?   

Para enriquecer a discussão, apresente aos alunos os vídeos abaixo:   

Mau exemplo na porta das escolas, disponível no link

http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=9&id_noticia=38408/noticia_interna.shtml  

Balanço Geral - Pais reclamam de trânsito em frente de escola na Capital, disponível no link

http://www.youtube.com/watch?v=K2U2Fiu60i4    

Após a exibição dos vídeos, solicite aos alunos que identifiquem os problemas tratados na reportagem e citados pelas pessoas entrevistadas em relação ao trânsito em frente às escolas. Em seguida, o professor poderá instigar os alunos a relembrar de dificuldades relacionadas ao trânsito na rua de sua escola ou em suas proximidades, listando-as na lousa. Na sequência, compará-las com os problemas apresentados nos vídeos, distinguindo semelhanças e diferenças entre eles.   

A fim de obter mais dados em relação às reais condições do trânsito no entorno da escola, o professor convidará a turma para realizar uma atividade de observação em frente à escola e pelas ruas próximas a ela, identificando situações relacionadas ao trânsito, tais como: sinalização; relação entre motoristas e entre motoristas e pedestres; respeito ou não às regras de trânsito, dentre outros. Os alunos poderão registrar as situações em folhas sulfite dispostas em uma prancheta, tirar fotos ou filmar, tendo o cuidado de não filmar ou fotografar pessoas, sem a sua devida autorização. Este procedimento de observação deverá acontecer também no início e término das aulas no turno em que a turma estuda (Professor, se necessário, estas observações poderão ser realizadas em mais de um dia).   

Após este momento, os alunos socializarão as situações registradas, destacando os aspectos predominantes e sintetizando-os para possibilitar consultas posteriores.  

Atividade 2:

Ampliando a investigação...   

A fim de ampliar a percepção acerca dos problemas relacionados ao trânsito no entorno da escola, o professor deverá propor aos alunos a elaboração de um questionário para ser respondido por pais e profissionais da escola sobre esta questão. Para responder ao questionário, professor e alunos poderão trabalhar com uma amostragem de cada segmento proposto, devido ao grande número de pessoas envolvidas e como forma de facilitar a análise dos resultados. Nesse sentido, a colaboração do professor de matemática será valiosa.   

Neste questionário poderão constar:  

- Breves esclarecimentos sobre os objetivos da investigação.   

- Dados de identificação   

- Perguntas abertas e fechadas   

- Ao final, agradecimentos pela colaboração ao responder o questionário.  

Sugestões de perguntas:  

1.Como você avalia a relação entre motoristas e entre motoristas e pedestres no trânsito em frente à escola?

2.Assinale as alternativas que você identifica como problemas do trânsito na porta da escola e nas ruas próximas a ela, com base nas regras de trânsito adotadas em nosso país:

(   ) Parar em fila dupla

(   ) Estacionar na calçada

(   ) Parar no meio da rua

(   ) Estacionar em local proibido ou em frente às garagens

(   ) Buzinar insistentemente

(   ) Alunos correndo ou passando no meio dos carros

(   ) Movimento intenso de veículos

(   ) Agressões verbais ou físicas no trânsito

(   ) Falta de um agente de trânsito

(   ) Falta de sinalização             Quais?___________________________________________________

(   ) Outros __________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

3. De acordo com sua opinião, o que é preciso fazer para melhorar o trânsito na porta e no entorno da escola?

Com os questionários respondidos em mãos, professores e alunos deverão comparar e analisar os problemas observados e registrados pelos alunos e aqueles apontados pelos pais e profissionais da escola, tendo como referência as regras de trânsito vigentes em nosso país. Deverão também listar as sugestões apontadas para a melhoria do trânsito.   

Na sequência, organizar os dados coletados por meio de recursos tais como: sínteses ou quadro-resumo, gráficos, tabelas dentre outros. Outro recurso de divulgação poderá ser a criação pela turma de dois painéis, sendo que um deverá retratar a rua da escola com os problemas identificados por alunos, pais e profissionais da escola e o outro representando a rua com a melhoria das condições do trânsito sugeridas por estas pessoas. Estes painéis poderão ser ilustrados com desenhos, colagens de gravuras e fotos, mantendo o sigilo ético em relação a nomes e “rostos” das pessoas.   

Os resultados do estudo deverão ser divulgados nos murais e jornalzinho da escola. Além disso, alunos e professores poderão também propor uma reunião na escola, contando com a participação dos pais, a fim de realizar esta divulgação e discutir as alternativas de ação sugeridas nos questionários em relação à melhoria do trânsito no entorno da escola. Neste momento, para ampliar as possibilidades de ação, apresentar a imagem abaixo:

Fonte: http://prefeituraresponde.files.wordpress.com/2009/11/pf0031-09-vppr-pergaminho.jpg

Após a leitura do conteúdo apresentado na imagem, abrir espaço aos participantes da reunião para que discutam esta e outras alternativas de ação, que poderão ser acrescentadas àquelas anteriormente sugeridas por eles.    

Atividade 3:   

Aprender divertindo!

Inicie esta atividade propondo alguns jogos aos alunos relacionados ao tema trânsito, tais como os que estão disponíveis nos seguintes links:  

 

http://www.perkons.com.br/crianca_segura/diversao_erros.php    Jogo dos 9 erros   

http://www.perkons.com.br/crianca_segura/diversao_memoria.php   Jogo da memória   

http://www.perkons.com.br/crianca_segura/diversao_caca.php   Caça-palavras  

http://www.perkons.com.br/crianca_segura/diversao_labirinto.php   Labirinto  

Professor, se possível, providencie uma cópia de cada jogo para distribuir aos alunos.   

Outras sugestões relativas a interessantes jogos on-line que poderão ser utilizados pelos alunos, em duplas, no Laboratório de Informática da escola, com a colaboração do professor, acessando os links:

http://www.detran.se.gov.br/jogos_memoria.asp    Jogo da memória  

http://www.clickcarros.com.br/site/jogos/jogodaforca.swf    Jogo da forca   

http://www.clickcarros.com.br/site/jogos/jogodamemoria.swf    Jogo da memória

Após a turma aprender se divertindo, o professor sugere aos alunos a confecção de jogos relacionados ao tema da aula, como por exemplo: um jogo da memória, no qual a metade das peças deve conter, por escrito, as normas de segurança no trânsito e na outra metade os desenhos que correspondam a estas normas. Para a construção dos jogos, os alunos poderão contar com a colaboração do professor de Educação Artística.

Da reflexão à ação!  

Para ampliar a reflexão e realizar ações relativas à melhoria do trânsito no entorno da escola, professores e alunos deverão propor à direção da escola, a realização de um evento na instituição sobre a temática, envolvendo toda a comunidade escolar, as famílias dos alunos e a vizinhança. É importante reafirmar a necessidade de desenvolver ações também voltadas para a educação no trânsito tanto por parte dos alunos, como dos pais e dos educadores.   

Este evento poderá contar com os seguintes momentos:  

- Abertura. Neste momento, os alunos poderão apresentar um jogral, em que cada aluno lê um verso da poesia abaixo:  

Fonte: http://www.divertudo.com.br/historia29.html     

- Apresentação do tema: alguns alunos, representando a turma, deverão fazer esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula, destacando os resultados da investigação acerca dos problemas do trânsito no entorno da escola, por meio dos diferentes recursos utilizados por eles. Todos os materiais produzidos pelos alunos durante a aula deverão ser expostos no local do evento.   

- Mesa-redonda: envolver representantes da escola, dos pais e de profissionais ligados à área do trânsito na cidade, para debater o assunto. Ao final do debate, deverá ser entregue para estes profissionais um documento com os problemas identificados no entorno da escola e com as solicitações a serem tomadas para a melhoria das condições do trânsito na rua da escola e em suas proximidades. Se necessário, enviar cópias deste documento para os órgãos competentes de sua cidade.  

- “Caminhada pela paz, pelo respeito e segurança no trânsito”: convidar todos os participantes do evento, para que juntos, façam uma caminhada ao redor da escola contando com a colaboração de agentes de trânsito. Para isto, as pessoas presentes poderão confeccionar cartazes, slogans, faixas, dentre outros, para serem utilizados no momento da caminhada. Disponibilizar papéis variados, canetas hidrocor, pincéis atômicos, giz de cera, tesouras etc. Este é um rico momento para integração dos participantes, para criar, trocar e negociar ideias e informações relativas ao tema.

- Avaliação: após a caminhada, promover um momento coletivo para avaliar e encerrar o evento. Ao finalizar,  ressalte a importância de resgatar valores como respeito, cooperação, solidariedade, justiça, responsabilidade, não-violência para a transformação e melhoria das relações entre as pessoas no trânsito.

Recursos Complementares

Professor, para seu conhecimento, sugerimos os seguintes textos:  

“PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO” – Espaço vivencial no trânsito, disponível no link

 http://www.freewebs.com/transitolandia/EVT.htm 

“PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO” – Travessia segura, disponível no link

http://www.freewebs.com/transitolandia/TRAVESSIASEGURA.htm 

Pelas Ruas: flagrante de desrespeito no trânsito da Capital na volta às aulas, acessando o link

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2818373.xml 

Também sugerimos vídeos que poderão ser utilizados com os alunos, a fim de enriquecer a aula:   

http://www.perkons.com.br/educacao/index.php    Educação para o trânsito -CIDADE DO TRÂNSITO. Navegue por essa cidade muito interessante, onde você encontrará muitas informações e dicas educativas. O link “Escola” poderá ser destacado, pois traz reflexões importantes para os alunos, educadores e pais.  

http://emheribertohulse.blogspot.com/2010/09/transito-seguro-passeata-do-turno.html     Sexta-feira, 24 de setembro de 2010 - TRÂNSITO SEGURO: CAMINHADA DO TURNO MATUTINO  

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.     

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: observar e registrar os problemas relacionados ao trânsito no entorno da escola; participar da elaboração do questionário; organizar os dados coletados na investigação; comparar e analisar os problemas observados pelos alunos e as dificuldades apontadas por pais e profissionais da escola; divulgar as informações coletadas e propor ações para o combate dos problemas relativos ao trânsito no entorno da escola, envolvendo toda a comunidade escolar; realizar os jogos propostos, criar jogos relacionados ao tema; participar ativamente do evento promovido na escola.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marcia, E.M. Harry Forssell , São Paulo - dijo:
    marcipf@hotmail.com

    03/06/2011

    Quatro estrelas

    Os sites sobre o trânsito , irão me ajudar muito , pois teremos que realizar um projeto sobre educação no trânsito , as sugestões que eu encontrei no portal do professor são ótimas. Obrigada


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.