Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A descoberta da África!

 

09/02/2011

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia de Pádua Franco, Leide Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Localizar o continente africano no mapa mundi.
  • Analisar textos com olhares diferentes sobre a importância do estudo da História do continente africano.
  • Reconhecer a importância histórica dos estudos relacionados à História da África.
  • Conhecer e valorizar a história de diferentes povos africanos promovendo uma educação para a igualdade racial.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário que o aluno tenha conhecimento prévio deste conteúdo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o continente africano.

 

Antes de assistir o vídeo levante algumas questões com os alunos:

1- Quando se fala em África qual é a primeira imagem que lhe vem à mente?

2- O que você sabe sobre a África?

3- O que você já ouviu sobre a África?  

 

 Professor: Neste primeiro contato com o conteúdo é interessante checar os conhecimentos prévios dos alunos para, se necessário for, desconstruir preconceitos, tais como, África continente de negros pobres que vivem em um tipo de organização tribal.     

 

 

Vídeo: “A África que nunca vimos, ou que ninguém nos mostra"

 


-

 

 

 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3vllE0-Xuo0&feature=related

 

 

No vídeo acima o aluno poderá ter contato com algumas imagens de países que formam o continente africano.

Após assistir o vídeo pergunte aos alunos:

1- Se alguma das imagens apresentadas no vídeo lhe é familiar, ou seja, se ele já conhecia?

2- O vídeo ressalta a importância do continente africano para a história da humanidade. Que fato é este?

3- O título do vídeo é "A África que nunca vimos, ou que ninguém nos mostra." Para os alunos, que África é esta?

4- Peça aos alunos que montem um mural com imagens da África que, para eles, nunca vimos.

 

 

 

 

Atividade 2- O continente africano no mapa

   

1- Mapa: África: Saariana e Subsaariana  

 

Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u90202.shtml     

 

"A região é a única no mundo onde o número de pessoas vivendo sob extrema pobreza, com menos de US$ 1 ao dia, quase que dobrou entre o início dos anos 80 e 2004.A África subsaariana, cuja população representa pouco mais de 10% da população mundial, abriga cerca de 60% das pessoas infectadas com o vírus HIV em todo o mundo. A região conta com 25,8 milhões de soropositivos e continua sendo o local mais atingido pela Aids. Esse número é maior em 1 milhão se comparado com as estatísticas de 2003."'

Texto disponível na íntegra: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u90202.shtml

  

 

2-  Mapa: Deserto do Saara

Disponível: http://topazio1950.blogs.sapo.pt/177319.html

 

"O Deserto do Saara é o segundo maior deserto do mundo (perdendo apenas para a Antártica), localizado no Norte de África, com uma área total de 9 065 000 km2, sendo apenas um pouco menor que a Europa (10 400 000 km2). O nome Saara é uma transliteração do árabe, que por sua vez é a tradução da palavra tuaregue tenere (deserto). Vivem cerca de 2,5 milhões na área do Saara, distribuídas pela Mauritânia, Marrocos, Líbia, Egipto, Mali, Níger, Argélia, Tunísia, Sudão e Chade. As fronteiras do Saara são: o Oceano Atlântico a oeste, a Cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Níger a sul. O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e a Sub-Saariana . A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel, e ao sul de Sahel encontra-se o Sudão."

Texto disponível na íntegra: http://topazio1950.blogs.sapo.pt/177319.html

 

3 -

"(...) Deserto do Saara – é a parte central do deserto é extremamente seco e chove pouquíssimo e esporadicamente. (...)"

Texto na íntegra disponível no site: http://www.infoescola.com/geografia/deserto-do-saara/  

 

Atenção: Esta aula poderá ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Geografia, o qual orientará os alunos nas informações para preenchimento do quadro abaixo. Além de explicar a diferença entre dunas, oásis e deserto.  

 

O  aluno aprenderá com estes mapas:  

 1- Conhecer o continente africano, berço do conhecimento e da humanidade, que possuí hoje uma população de 850 milhões de habitantes, 53 países e são faladas 2019 línguas.

2- Perceber nos mapas que em termos geográficos, a principal marca da África é o deserto do Saara, levando estudiosos a falar de duas Áfricas, demarcadas pelo deserto do Saara: a África saariana que se localiza ao norte do continente e estende-se pela região que vai do atual Egito até Marrocos (no mapa1 está na cor cinza) e a África subsaariana que estende-se do Saara até o Cabo da Boa Esperança, ao sul do continente ( e está representado no mapa1 na cor marrom) . Essa divisão é perceptível tanto no mapa 1. quanto no mapa 2.

 

Trabalhando o tema:

Após apresentar os mapas aos alunos. Peça aos alunos que pesquisem:

1- Quantos paises  e quantas línguas são faladas no continente africano?

2- Que países fazem parte do deserto do Saara?

3- Pedir aos alunos que façam um quadro contendo as principais informações sobre este deserto.

Sugestão de quadro:  

 

Localização

Clima

Vegetação

Animais

 

 

 

 

Atividade 3 – Dois olhares sobre a África    

 

Os textos abaixo apresentam duas opiniões, uma positiva outra negativa, sobre a importância histórica do continente africano.   

A proposta para esta atividade é a leitura, interpretação e debate dos textos pelos alunos.

 

Texto 1 foi escrito pelo filósofo alemão Gerg F. Hegel (1770 - 1831)

“[ A África ] não tem interesse histórico próprio, senão o de que os homens vivem ali na barbárie e na selvageria, sem fornecer nenhum elemento à civilização.”

(HEGEL. Filosofia da história universal. Citado em HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.p.20.)

 

 Texto 2 é da antropóloga Marta Heloisa Leuba Salum

“Para compreendermos a cultura material das sociedades africanas, a primeira questão que se impõe que é a imagem que até hoje pendura da África, como se até sua ‘descoberta’ fosse esse continente perdido na obscuridade dos primórdios da civilização, em plena barbárie, numa luta entre homem e natureza. De fato, a história dos povos africanos é a mesma de toda humanidade: a da sobrevivência material, mas também espiritual, intelectual e artística, o que ficou à margem da compreensão nas bases do pensamento ocidental, como se a reflexão entre homem e cultura fosse seu atributo exclusivo, e como se natureza e cultura fossem fatores antagônicos.”

(SALUM, Marta Heloisa Leuba. África: culturas e sociedades – guia temático para professores. São Paulo: MAE/ USP, 1999.)

 

 

Textos disponíveis na integra no blog Ensinando História na Eseba: http://gephiseseba.blogspot.com/

 

Após leitura, levantar as seguintes questões:   

1- Qual a idéia central dos dois textos?

2- Qual a opinião de Hegel sobre os povos africanos? E qual a opinião de Salum?

3- Qual o modelo de civilização em que Hegel se baseia para ter esse pensamento?  

 

Partindo destes textos separe a sala em grupo e monte um júri simulado.

Este trabalho tem a finalidade de levar os alunos a pesquisarem motivos (argumentos) para a importância de se contar ou não a História da África.

Neste trabalho os alunos terão autonomia de montarem suas apresentações.

 

Caso: África Julgamento: África tem ou não tem interesse histórico?

Dividas os alunos em grupo:

  • Defesa
  • Acusação
  • Júri
  • Juiz   

 

Professor: Neste trabalho não há “sentença” ou resultado correto ou errado, deixe que os alunos decidam, escolhendo o grupo que apresentou os melhores argumentos.

Recursos Complementares

Recursos complementares:

1- Vídeo com imagens da África:

http://www.youtube.com/watch?v=4y203kLZnAY&feature=related

2- Texto :O deserto que cruza o oceano

 http://super.abril.com.br/ciencia/deserto-cruza-oceano-437139.shtml      

3-Texto: África: Um continente sem História?

 http://cjbb.sites.uol.com.br/Baqueiro.htm    

4- Site com artigos, reportagens, noticias e entrevistas sobre a temática

afro. www.comciencia.br/reportagens/negros  

Avaliação

  A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, produção de quadro, apresentação de um júri e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Raquel dos Santos Siqueira, E.E.Shirley C.Tamalu Machado , Paraná - dijo:
    rak_siqueira@yahoo.com.br

    08/08/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns, adorei a maneira como os temas foram organizados.


  • Dora Barcelos, E.E.E.F.M. "Honório Fraga" , Espírito Santo - dijo:
    dora.barcelos@hotmail.com

    04/11/2012

    Quatro estrelas

    Precisamos propor aos nossos alunos mais aulas como estas, principalmente quando se trata do continente africano. Parabéns! A atividade é criativa e dinâmica. Um abraço!


  • Roberta Lopes, EMEB"Galdino Theodoro da Silva" , Espírito Santo - dijo:
    robertalopes1987@bol.com.br

    21/10/2012

    Cinco estrelas

    Maravilhosa a aula, além de ser muito dinâmica. Parabéns!!!!


  • Geni de Paula Aguiar, E.E Olegario Maciel , Minas Gerais - dijo:
    geni1097@hotmail.com

    13/09/2012

    Cinco estrelas

    Sou meio inexperiente em questões de elaboração de atividades em geral, inclusive as avaliativas. Portanto , gostaria de receber modelos. Leciono desde o 6º ano ao 3º médio. Obrigada Deus lhe abençoe sempre...


  • Sidney Azevedo, Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza , Minas Gerais - dijo:
    sidneyazev@yahoo.com.br

    09/06/2012

    Cinco estrelas

    a aula apresenta uma perspectiva boa para despertar a curiosidade dos alunos,gostei muito


  • Roberta, Escola Municipal de Aplicação Lelia Guimaraes , Minas Gerais - dijo:
    rabeshrocha@hotmail.com

    01/05/2011

    Cinco estrelas

    Adorei...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.