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Os anos da República da Espada no Brasil (1889-1894)

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
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CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir dessa aula os alunos estarão aptos a analisar a estrutura política, econômica e social brasileira a partir da proclamação da República em 1889, bem como poderão refletir sobre a participação da sociedade nas instâncias decisórias da política brasileira e reconhecer o papel do exército na política do Brasil.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a melhor compreensão do tema, os alunos deverão conhecer questões relativas ao período imperial no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

 

A fim de iniciar a discussão sobre a constituição da República no Brasil, o professor mostrará as imagens 1 e 2 e questionará os alunos sobre seus conhecimentos prévios sobre a capital do país, Brasília. As imagens abaixo apresentarão aos alunos lugares da capital federal do Brasil o professor deverá esclarecer quais são as funções desses lugares. Para ampliar os conhecimentos dos educandos acerca de Brasilía,  centro do poder no país, o professor exibirá um vídeo sobre a construção da  cidade. Brasília foi inaugurada dia 21 de abril de 1960 e representou a consolidação de um antigo desejo de outros presidentes, entre eles, Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.

Imagem 1

Disponível em: http://www.trekearth.com/gallery/South_America/Brazil/Center-West/Distrito_Federal/Brasilia/photo182188.htm Acesso em: 06/10/10 

 

Imagem 2

Disponível em: http://cleciolemos.blogspot.com.br/2012/02/senado-risca-o-art-33-4.html Acesso em: 06/10/10 

 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=837 Acesso em: 06/10/10 

 

OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.

Informações sobre a TV Multimídia.

Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10   

 

ATIVIDADE 1

Os alunos deverão se organizar em grupos de 5 ou 6 componentes para realizar uma pesquisa interdisciplinar sobre o tema 50 anos de Brasília. Os professores de arte, sociologia, geografia poderão se envolver com essa atividade.

Cada grupo ficará responsável por um dos sub-tema abaixo:

  • A cidade de Brasília: As desigualdades sociais em Brasília
  • Brasília; Região Centro - Oeste   
  • As artes nas décadas de 50 e 60 Arquitetura; Movimento Concretista; Música   
  • História de Brasília:  Patrimônio Cultural da Humanidade Projeto e Execução
  • O governo JK (1956-1961):  O nacional-desenvolvimentismo; O presidente “Bossa Nova”
  • Organização político-administrativa: O Distrito Federal e os Três Poderes; Plano piloto e regiões administrativas

Depois de concluídas as pesquisas, cada grupo deverá elaborar um jornal. O jornal poderá ser feito com o auxílio do software livre scribus ou feito sem auxílio de qualquer programa digital, caso a escola não possua um laboratório de informática.

Sobre o scribus:        

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.        

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm    

 

Sítios sugeridos para pesquisa:

Disponível em: http://www.superbrasilia.com/aquarela/ Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://www.brasilia.df.gov.br/ Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://www.brasilescola.com/politica/tres-poderes.htm Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://www.brasiliapoetica.blog.br/site/ Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/apresentacao Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/projeto-brasilia-cidade-planejada-528737.shtml Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://www.memorialjk.com.br/ Acesso em: 10/11/10 

Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais/brasilia/index.html Acesso em: 10/11/10 

Na pesquisa realizada previamente, os alunos deverão ter descoberto que a cidade de Brasília durante o governo de Marechal Deodoro da Fonseca já planejava a interiorização da metrópole e considerou o do Rio de Janeiro "capital provisória" da República.  Mas como o Brasil se tornou uma nação republicana?

Para encontrar essa resposta, os alunos assistirão dois vídeos sobre os primeiros presidentes do Brasil: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.Os vídeos apresentam eventos marcantes das histórias de vida dos primeiros presidentes do Brasil. Os alunos deverão prestar atenção nos seguintes temas:

  1. Onde começou a experiência política de cada um dos presidentes.
  2. Qual atividade exerciam antes de ascenderem ao poder federal.
  3. Observar a origem familiar de cada um dos militares.
  4. Identificar a região onde nasceram os futuros presidentes.

 

Imagem 3

Disponível em: http://www.paginaunica.com.br/ler-noticia.php?url=marechal-deodoro-de-comandante-das-armas-em-mato-grosso-a-presidente-da-republica--151120090647

Acesso em: 06/10/10 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28595 Acesso em: 06/10/10 

 

Imagem 4

 

 

Disponível em: http://filosofandoehistoriando.blogspot.com/2010_03_01_archive.html Acesso em: 06/10/10 

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28788 Acesso em: 06/10/10 

 

ATIVIDADE 2

Ao término da sessão, os alunos deverão se organizar em forma de círculo na sala-de-aula (ou em outro espaço ao ar livre ou no auditório da escola) para debater as seguintes questões:

  1. Por que o Exército adquiriu tamanha importância ao fim do século XIX?
  2. Por que os republicanos escolheram Marechal Deodoro da Fonseca para ser o primeiro presidente republicano?
  3. Podemos afirmar que esse processo de mudança política envolveu toda a população brasileira? Justifique.
  4. Qual foi o modelo de republicanismo que serviu de inspiração ao Brasil?

 

As respostas serão registradas pelo professor enquanto o debate estiver acontecendo. Os alunos não poderão esquecer que o Brasil ainda era uma nação escravista e isso teve implicações fundamentais para a dificuldade de se consolidar um conceito de cidadania.

Ao final da exibição, os alunos deverão elaborar uma releitura dos eventos históricos ressaltados sob o formato de paródia ou de peça de teatro. Para a realização dessas atividades, os alunos poderão se organizar em grupos compatíveis às atividades escolhidas e o professor deverá convidar o professor de arte e língua portuguesa para colaborar na execução da tarefa proposta. Os alunos poderão registrar os eventos em arquivos digital e tirar fotos de suas produções. Essas atividades poderão ser exibidas para outros colegas de outras turmas. A exibição poderá acontecer numa data próxima ao dia da 15 de novembro.

ATIVIDADE 3

Depois da atividade de pesquisa mencionada, os alunos estarão aptos a problematizar a questão da participação popular no processo eleitoral brasileiro. O professor deverá organizar juntamente com seus alunos um questionário para ser aplicado em, no mínimo 50 pessoas, preferencialmente, pais de alunos da escola e corpo docente. Depois de concluído, os alunos deverão, com o auxílio do professor de matemática fazer a apreciação dos resultados e elaborar cartazes com os dados estatísticos das respostas para divulgação em forma de jornal mural ou de flyers a serem distribuídos aos colegas de outras turmas.

Para a elaboração dos flyers os alunos poderão utilizar o software livre scribus.

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm     

OBS: Os flyers ou panfletosão impressos, geralmente em ambos os lados e visam a atingir um público determinado, visto que são distribuídos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da população ao evento, produto ou serviço anunciado.

Imagem 5: Jornal-mural

Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 05/10/10    

Questionário sugerido:

1.Para votar, a gente deve escolher o candidato, não é preciso olhar o partido.

C) concorda D) discorda

2.Todo candidato pertence a um partido e representa os interesses e as propostas do seu partido. O nosso voto, mesmo se a gente só olha a pessoa, reforça e ajuda o partido a que ele pertence. Por isso ao votar, devemos olhar o partido, seu programa, a classe que ele defende, etc... e a pessoa do candidato, sua história, sua prática, seu compromisso real com os interesses do povo e com a justiça.

C) concorda D) discorda

3.Todos os políticos são corruptos. É só chegar “lá em cima” que qualquer um se corrompe.

C) concorda D) discorda

4.Voto não é mercadoria. É um direito e um dever. Quem vende seu voto está prostituindo a própria consciência.

C) concorda D) discorda

5.Candidato bom é aquele que tem dó do povo sofrido e distribui comida, roupa e material de construção.

C) concorda D) discorda

6.Os partidos e candidatos não são todos iguais. Existem aqueles que lembram do povo só no tempo de eleição e aqueles que estão todo o tempo participando das organizações e lutas populares.

C) concorda D) discorda

7.A melhor coisa é ficar neutro em política. Vou ficar de fora porque política é coisa suja.

C) concorda D) discorda

8.Todos os partidos e candidatos são iguais. Ninguém presta.

C) concorda D) discorda

9.) Nós temos o mau costume de votar nos candidatos e depois esquecer de acompanhar o trabalho deles, para ver se eles estão sendo coerentes, ou se chegaram “lá em cima” e se corromperam ou não.

C) concorda D) discorda

10.Não adianta votar . Eleição não resolve nada. Depois vai ficar tudo igual.

C) concorda D) discorda

11.Realmente não é a eleição que resolve todos os nossos problemas; mas esta é apenas uma meia verdade. O que resolve é a organização e a luta do povo. Mas votar com consciência nas eleições e fiscalizar o trabalho dos eleitos, fazem parte dessa organização e dessa luta.

C) concorda D) discorda

12.Não existe ninguém neutro em política. Quem diz que não entra em política ou que não quer sujar as mãos, já está fazendo a política daqueles que enganam o povo; já está se sujando, porque está dando força para os exploradores do povo.

C) concorda D) discorda

13.A gente deve votar no candidato mais rico; naquele que tem mais propaganda.

C) concorda D) discorda

14.Campanha rica foi financiada por alguém rico, que depois vai querer cobrar daqueles que foram eleitos. Se acontecer o candidato eleito (prefeito, governador, ...) vai administrar não para o povo, mas para os grupos econômicos que apoiaram sua campanha.

C) concorda D) discorda

15.É melhor não votar em ninguém. Vou votar em branco ou anular o voto, porque todos os candidatos estão preocupados só com seus interesses e esquecem as necessidades do povo.

C) concorda D) discorda

 

REFERÊNCIAS

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.

CASTRO, Celso. A proclamação da República. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2000.   

VILLA, Marco A. O nascimento da República no Brasil. São Paulo: Ática, 1992.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brasília (DF) Vídeo
Floriano Peixoto [Construtores do Brasil] Vídeo
Deodoro da Fonseca [Construtores do Brasil] Vídeo
Recursos Complementares

Vídeo sobre a Proclamação da República no Brasil

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8V6iKIqw2XM&feature=related Acesso em: 06/10/10 

Vídeo sobre a Guerra do Paraguai

Parte I - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16863 Acesso em: 06/10/10 

Parte II - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16864 Acesso em: 06/10/10 

Parte III - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16865  Acesso em: 06/10/10 

Parte IV - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16867 Acesso em: 06/10/10 

Parte V - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16869  Acesso em: 06/10/10 

 

Galeria dos presidentes

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Infger_07/presidentes/gale.htm Acesso em: 06/10/10 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema através da utilização de recursos áudio-visuais, apontando as possibilidades de interpretação e auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades motivando-o durante o processo de ensino e de aprendizagem.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:        

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;     
  3. argumentação durante o debate;     
  4. respeito a opinião dos colegas;   
  5. empenho para concluir as atividades;   
  6. domínio do tema.
Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • liz, Colegio Norberto Fernandes , Bahia - dijo:
    lizprates@hotmail.com

    08/02/2011

    Cinco estrelas

    muito bem, adorei a sua aula!


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