Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


LUIZ GONZAGA CONTA E CANTA O NORDESTE

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Conhecer aspectos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga;
  •   Reconhecer o gênero musical (forró);
  •   Expressar ideias e sentimentos após a escuta e interpretação da música “Asa Branca.” " Respeita Januário, Xote das Meninas e A morte do Vaqueiro;
  •   Conhecer alguns elementos que caracterizam o sertão nordestino e a vida do homem do sertão, retratada nas letras das músicas do compositor e cantor Luiz Gonzaga.
  •  Fazer uma releitura da Asa Branca, através das artes visuais.
Duração das atividades
4 aulas com a duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Está aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - Conhecimentos da vida e obra do cantor e compositor Luiz Gonzaga

1º MOMENTO – O professor  juntamente com os alunos deverá realizar uma pesquisa sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. De posse do material, o professor deverá organizar com as crianças as informações obtidas para elaborarem e construirem uma linha de tempo da vida de cantor. Evidenciando os fatos mais importantes e se possível, ilustrar  com fotos  para que as crianças possam fazer leitura das imagens.

Linha de tempo:

13 de dezembro de 1912 - Nascimento

1939 - Deu baixa do Exército no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar à música

1941 - Ele foi aplaudido executando Vira e Mexe , um tema de sabor regional, de sua autoria

1945 - Gravou sua primeira música como cantor

1946 - Voltou pela primeira vez a Exu (Pernambuco), e o reencontro com seu pai

1947 - Gravou a música asa branca

1948 - Casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti

1989 - Morreu vítima de parada cardiorrespiratória

ATIVIDADE 2 - APRECIAR ALGUMAS MÚSICAS DO COMPOSITOR LUIZ GONZAGA

1° MOMENTO –  Diariamente, o/a professor/a deverá propor aos alunos que escutem algumas músicas do compositor acima citado. Após esse momento, deverá conversar e registrar no mural da sala, as apreciações feitas por eles em relação ao estilo da música (forró), a melodia,  ao tema, a letra da música, ao ritmo e aos instrumentos que ouviram tocar/acompanhar as música.

2º MOMENTO – Escutar e interpretar oralmente a letra da música “Asa Branca.”

O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:

- O que vocês sentiram ao ouvirem essa música?

- Qual é o tema dessa música? Do que fala?

- Quem é “Asa Branca” e Rosinha?

- Que lugar é este retratado por Luiz Gonzaga?

- Por qual motivo não se pode respirar, plantar e nadar na terra?

-  O que significa as expressões:  “Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João...” “Que braseiro, que fornalha...”

ATIVIDADE 3 - CONHECENDO A ORIGEM DO FORRÓ

1º MOMENTO – Para ampliar o conhecimento dos alunos acerca da origem desse ritmo musical, o/a professor poderá ler para os alunos o seguinte texto:

                                                                                                         O forró                    

     O forró é um ritmo musical que surgiu no Nordeste, mas a palavra designa também o local onde se realiza uma festa dançante ou baile, com músicas características daquela região. O termo se originou da redução da palavra “forrobodó”, que significa “farra”, “confusão”, desordem, confirmando segundo alguns autores, que sua origem não é a forma abrasileirada de for all, que em inglês significa “para todos”.     

     O gênero se consagrou também como forma de dançar e como estilo musical característico, geralmente executado por um trio instrumental composto de sanfona, zabumba e triângulo. O forró surgiu no Nordeste, mas, a partir da década de 1950, se espalhou por todo país. Na década de 1990, na cidade de São Paulo, surgiram várias casas para este “arrasta-pé”, frequentadas por adolescentes e universitários.  (Ana Teberosky & César Coll. Aprendendo Arte. Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental. São Paulo. Editora Ática, 2002, p. 187).

O professor poderá fazer uma pesquisa juntamente com as crianças na biblioteca ou nos computadores (internet) da escola. É importante que as crianças adquiram o hábito de pesquisar, para tanto o professor deverá antecipadamente verificar quais os livros ou sites apropriados para a pesquisa.

2º MOMENTO - O professor deverá levar os alunos para sala de multimidia para assistirem alguns vídeos sobre Luiz Gonzaga:

http://www.youtube.com/watch?v=DdmolSUJVAo&feature=related - Respeita Januário

http://www.youtube.com/watch?v=5g3GAbv7US4  - Xote das Meninas

http://www.youtube.com/watch?v=jSWwftxuSQQ&feature=related - A morte do vaqueiro 

Ao final de cada vídeo o professor deverá questionar:

  • Do que trata a música? Em que região você acha que está contextualizada essa música?
  • É uma música alegre ou triste?

O professor poderá pedir para a turma escolher uma destas músicas para ser ilustrada, lembrando que  pode ser apenas uma parte da música. Para tanto, deverá disponibilizar o material: Folha A4, lápis de cor, giz de cera, lápis grafite, tesoura, revistas, cola, hidrocor, borracha e régua.

ATIVIDADE 4 - REPRESENTANDO O SERTÃO ARTISTICAMENTE

1º MOMENTO – O professor deverá propor a releitura de uma obra que represente o nordeste brasileiro. A obra citada abaixo é uma xilogravura, que é uma técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado, no nosso caso utilizaremos o isopor.  È um processo muito parecido com um carimbo, está técnica é muito utilizada no nordeste para ilustrar a literatura de cordel.

  http://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura  

http://www.onordeste.com/administrador/personalidades/imagemPersonalidade/45158975dc4430236d5835903ece7e98464.jpg 

 

http://xilogravura.zip.net/images/030.jpg 

2º MOMENTO –  O professor deverá solicitar que todas as crianças tragam para sala de aula pratinhos de isopor, aqueles utilizados em supermercado para condicionar frios. Cada criança deverá criar seu desenho, pautados no contexto do nordeste brasileiro. Para tanto, terão que fazer o desenho com o auxilio de um lápis grafite ou caneta, pressionando o lápis/caneta no isopor, fazendo um pequeno entalhe, no entanto não se deve pressionar com muita força para não furar e nem quebrar o isopor.

3º MOMENTO - Depois, com o auxilio de um rolinho ou pincel, cobrir toda a superficie do isopor, tomando o cuidado para não colocar muita tinta na parte vazada.

4º MOMENTO - Em seguida, colocar uma folha de papel peso 40 A4 sobre a prancha de isopor e pressionar levemente com as mãos. Em seguida retire a folha e obterá o desenho representado pela xilogravura. Depois a impressão deverá ser colocada em uma moldura e assinada pela criança. Os trabalhos deverão ser expostos no mural da escola.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Expressam oralmente alguns aspectos da vida e obra do compositor Luiz Gonzaga;
  • Reconhecem o gênero musical forró
  • Compreendem alguns aspectos das letras das músicas de Luiz Gonzaga trabalhadas durante o tema, Asa Branca e Xote das meninas.
  • Identificam alguns elementos que caracterizam o sertão nordestino.
  • Conheceram e vivenciaram o trabalhado realizado através da técnica de xilogravura

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 21 calificaciones

  • Cinco estrelas 17/21 - 80,95%
  • Quatro estrelas 3/21 - 14,29%
  • Três estrelas 1/21 - 4,76%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ELCIA SOUZA MORAES VASCONCELOS, EEEF PRESIDENTE MÉDICI , Espírito Santo - dijo:
    tiaelcia@gmail.com

    19/08/2013

    Cinco estrelas

    Amei as atividades me trouxeram ajuda não só para as minhas aulas como também me auxiliaram no meu TCC da SEGUNDA LICENCIATURA em artes.


  • maria helena duarte pinheiro, maria helena duarte pinheiro , Paraíba - dijo:
    mahelenadp@hotmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    Mto bom o projeto


  • Maria Cristina Tomaz de Barros, Escola Ricardo Gama , Pernambuco - dijo:
    maria.cristina.barros@hotmail.com

    25/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho.Com um acervo histórico riquíssimo do nosso Luiz Gonzaga, que por muito,não foi valorizado como devia,mas tudo tem seu tempo e sua hora,estamos vivenciando esse momento de glória, que é o centenário do nosso glorioso GONZAGÃO. Parabéns.


  • vvera, colegio renascer , Pernambuco - dijo:
    vera_sport@hotmail.com

    01/10/2012

    Cinco estrelas

    otimas aulas que me deram ideias diferente


  • marinês fernando da silva, UPE , Pernambuco - dijo:
    neidebastos2011@hotmail.com

    24/09/2012

    Cinco estrelas

    hoje estava com muita dúvida de dá uma aula com esse tema e ao entra no portal do professor fiquei encantada com essa aula, vou da minha aula tranquila.Obrigada.


  • luciana, CIEP 180 sala de leitura , Rio de Janeiro - dijo:
    lurisilva@yahoo.com.br

    30/07/2012

    Quatro estrelas

    simples,criativa e enriquecedora


  • mariza guimarães, Escola Dr. Armindo Simões , Bahia - dijo:
    mgdacs@gmail.com

    20/06/2012

    Quatro estrelas

    Essa atividade foi de grande ajuda para mim. Valeu muito. Obrigada.


  • maria josenilda da silva, ESCOLA BENJAMITA LOURENÇO CARDONA PEREIRA , Pernambuco - dijo:
    josenildafofa@hotmail.com

    17/06/2012

    Cinco estrelas

    amei a sua sugestão de aula, vai me ajudar bastante na vivência do projeto Bonito é Gonzagá.


  • Aparecida da Conceição Costa , E. M. Ed. Básica Marieta Leão , Alagoas - dijo:
    aparecidacosta15@hotmail.com

    16/06/2012

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões das aulas,e com certeza irei utilizá-la na minha turma. Obrigada


  • beatriz, E.M.I , Bahia - dijo:
    biabarbie2@hotmail.com

    12/06/2012

    Cinco estrelas

    eu acho que devia ter um cordel bem grande mais ou menos de oito páginas e cada uma com seis estrofes


  • Josilda Rejane, Escola Padre João Maria - Japecanga - Macaiba - RN , Rio Grande do Norte - dijo:
    jojobarejane.@hotmail.com

    10/06/2012

    Cinco estrelas

    Maravilhoso o trabalho de vocês . Parabéns.


  • Maryanna N., Invest , Pernambuco - dijo:
    maryananancylouca@hotmail.com

    08/06/2012

    Cinco estrelas

    É muito bom,otimo esse texto ensina a criança saber a vida do artista que é o Luiz Gonzaga.


  • jailza, I.E.A.B. , Pernambuco - dijo:
    jailsa2@hotmail.com

    07/06/2012

    Cinco estrelas

    ESTA AULA VAI AJUDA MUITO. AMEI


  • Keyla Suelly Macário Nunes, Centro Infantil Ivone Maria dos Santos - Parnamirim , Rio Grande do Norte - dijo:
    keyla_suelly@hotmail.com

    04/06/2012

    Quatro estrelas

    Excelente trabalho meninas! Estava pesquisando sobre Luiz Gonzaga e encontrei esse trabalho realizado por vcs, fiquei muito feliz. Tive a oportunidade de ser bolsista no NEI, foram 2 anos de muitas experências. Parabéns!


  • Elieth vitoria , Unidade Escolar Professor Bauduino de Deus , Piauí - dijo:
    eliethvitoria@bol.com.br

    03/06/2012

    Três estrelas

    Maravilha,irei enviar sugestoões de 6º ao 9º


  • Rosângela Quinteiro, Colégio O Pequeno Príncipe , Bahia - dijo:
    rosequinteiro@hotmail.com

    03/06/2012

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões vai me ajudar muito no planejamento em comemoração ao centenário de Luiz Gonzaga.


  • Hevilmerodark Martins, Esc. Mul. Monsenhor Vicente de Paula , Rio Grande do Norte - dijo:
    hevilmerodark@hotmail.com

    02/06/2012

    Cinco estrelas

    Adorei sua proposta, vou adaptar para trabalhar com alunos do 5º ano . Eu tbm moro no RN so q no interior mais bem próximo de vc ...


  • ana guadalupe, colégio Farias Brito , Ceará - dijo:
    guadalupeazevedo@hotmail.com

    29/05/2012

    Cinco estrelas

    Amei. Estava procurando ideias para trabalhar o centenário de Luiz Gonzaga, e encontrei muitas novidades e vou colocar em pratica com meus alunos.


  • Andreia, Escola Lirios do Vale , Alagoas - dijo:
    deyapljb@hotmail.com

    24/05/2012

    Cinco estrelas

    amei ,perfeito me ajudou muito a preparar meu planejamento sobre os 100 anos de Luiz Gonzaga..depois conto o resultado...


  • Ana Lúcia, CIEP 132 Municipalizado São João Bosco , Rio de Janeiro - dijo:
    analuciadias@globo.com

    26/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da proposta de trabalho, que pode ser usada em vários outros anos de escolaridade.


  • Cida, Escola , Minas Gerais - dijo:
    cidajaiba2009@hotmail.com

    22/03/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula! Parabéns e obrigada!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.