07/12/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
1º MOMENTO – Solicitar que os alunos lembrem-se da festa junina vivenciada por eles dentro e fora do espaço escolar, e relatem como foi está experiência. Em seguida, peça para dizerem e registrarem por meio de desenho e da escrita o que tem nessa festa (músicas, danças, enfeites, comidas, lendas).
Fotos da Professora Ruth Regina
O professor juntamente com as crianças poderão pesquisar a origem da festa junina, e confeccionarem cartazes para ficar exposto na escola.
SUGESTÕES:
Livro: “Como é Bom Festa Junina” do autor Ivã Ramon do Amaral Avi.
Site: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm E http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina
2º MOMENTO – Apresentação de vídeos que retratem diferentes quadrilhas no Brasil.
O/a professor/a e seus alunos poderão apreciar os vídeos e depois conversarem sobre o que perceberam e acharam interessante, destacando as roupas, músicas e coreografia da festividade junina.
Vídeos das quadrilhas tradicionais:
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=344153
http://www.youtube.com/watch?v=fGyZhtTopM4
vídeos das quadrilhas estilizadas:
http://www.youtube.com/watch?v=0P3m54ZJw1o
http://www.youtube.com/watch?v=cl9WOSxmvGI
3º MOMENTO – Apreciação de algumas obras de arte que retratem o tema das festas juninas.
O/a professor/a trás para o conhecimento e apreciação dos alunos a vida e obra do artista plástico, Alfredo Volpi. Esse momento é composto pelo conhecimento da biografia do autor e algumas de suas obras. Os alunos são orientados a escolherem uma de suas obras que retrate a festa junina e a realizarem uma leitura da mesma dizendo suas impressões a respeito da obra destacando alguns elementos nela presente (o tema, as cores, formas entre outros).
fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Ru7_nAhseTc/SVXQNiNA4CI/AAAAAAAAAMY/zUX9gAQge7M/s400/volpi10.bmp
O professor poderá sugerir como técnica para a releitura da obra - recorte e colagem, disponibilizando o material: revistas, folhas coloridas, cola, tesoura, tinta guache.
4º MOMENTO: Criação e produção de uma obra de arte que retrate a festa junina.
Após os alunos terem realizado a leitura de algumas obras do autor acima citado, o/a professor/a solicitará a criação de uma obra que retrate a festa junina.
OBS: Os trabalhos deverão ser identificados e expostos no mural da escola.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/05/2013
Cinco estrelasotima boa legal eles interagiram muito bom melhor aula que eu ja dei
26/05/2013
Cinco estrelasNossa,adorei!Vou aplicá-la com minhas turmas!
17/06/2012
Cinco estrelasMUITO BOA ADOREI,CRIATIVA.
31/05/2012
Quatro estrelasótima
23/05/2011
Cinco estrelasEstou pesquisando para montar aulas sobre a esta junina e adorei esta!