Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


COMO FUNCIONA UMA FEIRA LIVRE?

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer a organização de uma feira de frutas;
  •  Identificar a profissão e o trabalho das pessoas que trabalham em uma feira;
  •  Observar o modo de vender, comprar e pagar as mercadorias;
  •  Aprender como se compra frutas em uma feira – unidades de medida (unidade, dúzia, quilo, litro);
  •  Produzir e ler uma lista de compras em co-autoria com as crianças.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer cédulas e moedas
  • Compreender como se compra os alimentos
  • Saber o que é uma lista de compras 
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO: O/a professor/a fará alguns questionamentos aos alunos para verificar os conhecimentos que eles possuem acerca de uma feira.

- Onde se pode comprar frutas?

- O que é uma feira?

- Quem já foi à feira?

 - O que podemos comprar em uma feira?

- Como se vende e compra frutas em uma feira?

- O que fazem os profissionais que trabalham em uma feira?

2º MOMENTO – Escrita coletiva de uma lista de compras. Os alunos ditam e o/a professor/a escreve na lousa.

Lista de compras:

  • 5 mamões
  • 1 dúzia de bananas
  • 2 dúzias de laranjas
  • 1 melância
  • 12 maçãs
  • 1 jaca
  • 6 de mangas
  • 2 abacaxis
  • 3 melões

Durante a escrita coletiva da lista de frutas, o/a professor/a solicitará que os alunos digam quais e quantas frutas desejam comprar. Nesse momento, deve interrogar e discutir com eles o modo de comprar cada uma das frutas (unidades de medida) e também solicitar deles previsões de quanto poderá custar e quanto devem levar em dinheiro para comprar as frutas na feira. O/a professor/a elabora um aviso para os pais dos alunos, comunicando sobre a visita que será feita a uma feira, solicitando uma certa quantidade em dinheiro que o aluno deverá levar para colaborar com a compra das frutas.

3º MOMENTO - Visita a uma feira para conhecer e aprender sobre a sua organização.

No dia combinado, os alunos com o professor/a irão a feira, levando a lista de compras e o dinheiro. Antes de sair às compras, os alunos devem contar a quantidade de dinheiro que estão levando para a feira. No primeiro momento, devem percorrer por toda a feira, parando nas bancas conversando com os vendedores, observando o que está sendo vendido, como se vende e quanto custa. No segundo momento, é hora de fazer compras. Os alunos em pequenos grupos recebem do/a professor/a uma quantia em dinheiro para comprar determinada fruta. Durante as compras os alunos deverão registrar o valor de cada produto que compraram, bem como a quantidade.

fonte: http://4.bp.blogspot.com/_m3VO2qhJVcg/S9QMYdyQEjI/AAAAAAAAAGs/5oBeoLAW0eo/s1600/Feira+Livre.jpg 

4º MOMENTO – Organização de uma tabela com nomes, peso e preço das frutas.

O/a professor/a deverá propor que os alunos preencham a tabela escrevendo: quantidade, nome e preços das frutas que foram compradas na feira. Em seguida, discutem sobre o valor de cada fruta,  o modo como são vendidas na feira e os instrumentos utilizados para pesar as frutas. Após a discussão, proponha aos alunos que observem, comparem o preço das frutas e verifique em suas tabelas qual foi a fruta mais cara e a mais barata.

5º MOMENTO – Piquenique

Sentados ao redor de uma grande toalha, embaixo de uma árvore ou em um lugar ventilado e com sombra, alunos e professor/a deverão explorar as frutas, sentindo a textura: lisa, áspera,  o sabor: doce, azedo, amargo, ácido, e o cheiro das frutas: banana, uva, maçã, melão, mamão, melancia, mangaba, manga, abacaxi, caju, cajá, pitanga, acerola, graviola, jaca, entre outras da sua região.

Neste momento o professor deverá motivar as crianças que tem resistência em comer determindas frutas, para tanto o professor também deverá experimentar todas as frutas, emitindo um parecer positivo com relação ao sabor da fruta.

6º MOMENTO – Elaboração e resolução de situações problemas envolvendo compra e venda de frutas.

Elabore oralmente alguns problemas envolvendo preço e unidades de medida das frutas, para que os alunos encontrem estratégias de solução. Valorize as estratégias propostas por eles, peça que expliquem como cada um pensou e encontrou a solução do problema. Alguns exemplos de situações problemas:

-Quanto foi que levamos em dinheiro para comprar frutas?

-Quanto foi que gastamos?

-Como podemos saber o que gastamos?

-Será que sobrou algum dinheiro?

-Como podemos saber se sobrou ou não?

Após essas perguntas, pergunte aos alunos: Qual é o problema? O que estamos querendo saber e como podemos encontrar respostas para esse problema?

-Quanto custou 1 Kg de uva?

-Quantos Kg de uva foram comprados?

-Quanto foi que se pagou?

-O que foi mais caro, 1 Kg de uva ou u1 Kg de melância?  

Após ouvir as ideias dos alunos, ajude-os a elaborarem os problemas que podem ficar mais ou menos assim:

fonte: http://www.dicasgratis.xpg.com.br/fotos/2008/08/cedulas-de-dinheiro.jpg 

Se os alunos da nossa turma levaram R$ 50,00 para comprar frutas na feira e gastou R$ 45,00 quanto sobrou?

Se 1Kg de uva custou R$ 6,00 quanto pagamos por 2Kg?

 Observe a nossa tabela, e verifique que 1Kg de uva custou R$ 6,00 e 1Kg de melância custou R$ 3,00. Qual das duas frutas foi a mais cara?  

Atenção! Peça para os alunos registrarem a forma como pensaram e encontraram solução para os problemas. Depois, mostre a eles a forma convencional para a resolução dos problemas.

Recursos Complementares
Avaliação
  •  Observar e registrar numericamente quantidade, peso e preço dos alimentos
  •  Perceber a forma de organização de uma feira
  •  Identificar a profissão das pessoas que trabalham em uma feira

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • alec, Cuba - dijo:
    alec@nauta.cu

    04/12/2014

    Cinco estrelas

    Estou aprendendo o seu idioma. esta aula é muito interessante e interativa. obrigado.


  • ivanice , Escola privada , Bahia - dijo:
    ivanicesantos25@hotmail.com

    14/09/2011

    Cinco estrelas

    Excelente ideia, adorei. Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.