Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O timbre é a cor da voz

 

21/10/2010

Autor y Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber os diferentes timbres escutando as músicas.
  • Distinguir os timbres masculinos e femininos a partir das musicas.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necesssita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Explorar os timbres a partir da contação de história.  

 1º Momento: Como sugestão contar a história “: A arara Cantora” de Sonia Junqueira, que retrata uma arara que adora cantar e canta de todo jeito, usando todos os timbres, usando mal a sua voz, finalmente ficando rouca.  

Recurso Didático: Imagem da capa do livro            

Descrição: Na floresta mora Aurora, uma arara que leva uma vida bem normal e feliz: voa, brinca com as flores e come as frutas das árvores. Mas o que realmente entusiasma Aurora é cantar. Ela passa o dia inteiro usando sua voz. Canta de todos os jeitos: grosso, fino, alto, baixo, sem parar. Mas os bichos da floresta não agüentam mais a cantoria dela. E ela não pára, dia e noite sempre a mesma coisa. Chega um momento, no entanto, em que o cansaço fala mais alto e Aurora dorme. Quando acorda, prepara-se para começar sua rotina. Nessa hora, Aurora tem grande surpresa: está completamente rouca. A bicharada da floresta comemora. Finalmente, terão paz.

Site pesquisado: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=141749   

 2º Momento: Depois questionar as crianças sobre suas percepções a respeito da história.

  •  Por que os bichos da floresta não agüentavam a cantoria da arara? 
  •  Por que a arara ficou rouca?   

Atividade 2 – Identificando Timbres

1º Momento: O professor deverá trazer para a roda vários CDs com cantores que cantam com timbres diferentes para as crianças identificarem e à medida que escutam as músicas selecionadas identificam os “timbres” (a cor da voz – grave e agudo/ voz masculina, feminina ou infantil?) e os instrumentos que acompanham as músicas.  

 Recurso Didático: Sugestões de Músicas e Cantores

MÚSICAS ­- CANTOR (A)

João e Maria – Chico Buarque

Leãozinho – Caetano Veloso

Fico assim sem você – Adriana Calcanhoto

Ciranda do Anel – Bia Bedran

Alecrim Dourado – Ciranda Popular

Aquarela - Toquinho  

Atividade 3– Identificando Timbres nos Instrumentos musicais

1º Momento: O professor deverá trazer para a roda vários instrumentos musicais (tambores, flautas, pratos, triângulos, chocalhos, pandeiros). Deixar que as crianças explorem e depois de um tempo conversar sobre cada instrumento, o som produzido por ele, questionando as crianças:

  • Qual o mais grave?
  • Qual o mais agudo?

 Mostrar as crianças que no próprio instrumento tem o som grave e agudo dependendo do lugar que toca. As fotos abaixo ilustram o momento.

2º Momento: O professor deverá desenhar três grandes círculos no meio da roda com giz, para as crianças colocarem em cada um deles os instrumentos musicais: percussão, sopro e corda.

Atividade 4– Criando músicas com vários timbres.    

1º Momento: Inicialmente o professor deverá deixar as crianças explorarem o som dos instrumentos. Depois na grande roda eles deverão escolher os instrumentos que irão tocar, nesse momento o professor deverá separar as crianças pelos instrumentos, sopro, percurssão e corda. E as crianças irão tocar os instrumentos no mesmo ritmo, porém em tempos diferentes. O professor será o maestro apontando qual grupo deverá tocar, para que não fique confuso, ele poderá combinar que a percurssão faça a entrada tocando, depois ele faz o sinal para os instrumentos de sopro tocar, ficando percurssão e sopro tocando, em seguida ele faz sinal para a corda tocar e todos estão tocando no mesmo ritmo.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Percebem os diferentes timbres escutando as músicas. (timbres dos instrumentos);
  • Distinguem os timbres masculinos, femininos e infantis a partir das músicas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.