21/10/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Essa aula não necesssita de conhecimentos prévios.
Atividade 1 – Explorar os timbres a partir da contação de história.
1º Momento: Como sugestão contar a história “: A arara Cantora” de Sonia Junqueira, que retrata uma arara que adora cantar e canta de todo jeito, usando todos os timbres, usando mal a sua voz, finalmente ficando rouca.
Recurso Didático: Imagem da capa do livro
Descrição: Na floresta mora Aurora, uma arara que leva uma vida bem normal e feliz: voa, brinca com as flores e come as frutas das árvores. Mas o que realmente entusiasma Aurora é cantar. Ela passa o dia inteiro usando sua voz. Canta de todos os jeitos: grosso, fino, alto, baixo, sem parar. Mas os bichos da floresta não agüentam mais a cantoria dela. E ela não pára, dia e noite sempre a mesma coisa. Chega um momento, no entanto, em que o cansaço fala mais alto e Aurora dorme. Quando acorda, prepara-se para começar sua rotina. Nessa hora, Aurora tem grande surpresa: está completamente rouca. A bicharada da floresta comemora. Finalmente, terão paz.
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2º Momento: Depois questionar as crianças sobre suas percepções a respeito da história.
Atividade 2 – Identificando Timbres
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda vários CDs com cantores que cantam com timbres diferentes para as crianças identificarem e à medida que escutam as músicas selecionadas identificam os “timbres” (a cor da voz – grave e agudo/ voz masculina, feminina ou infantil?) e os instrumentos que acompanham as músicas.
Recurso Didático: Sugestões de Músicas e Cantores
MÚSICAS - CANTOR (A)
João e Maria – Chico Buarque
Leãozinho – Caetano Veloso
Fico assim sem você – Adriana Calcanhoto
Ciranda do Anel – Bia Bedran
Alecrim Dourado – Ciranda Popular
Aquarela - Toquinho
Atividade 3– Identificando Timbres nos Instrumentos musicais
1º Momento: O professor deverá trazer para a roda vários instrumentos musicais (tambores, flautas, pratos, triângulos, chocalhos, pandeiros). Deixar que as crianças explorem e depois de um tempo conversar sobre cada instrumento, o som produzido por ele, questionando as crianças:
Mostrar as crianças que no próprio instrumento tem o som grave e agudo dependendo do lugar que toca. As fotos abaixo ilustram o momento.
2º Momento: O professor deverá desenhar três grandes círculos no meio da roda com giz, para as crianças colocarem em cada um deles os instrumentos musicais: percussão, sopro e corda.
Atividade 4– Criando músicas com vários timbres.
1º Momento: Inicialmente o professor deverá deixar as crianças explorarem o som dos instrumentos. Depois na grande roda eles deverão escolher os instrumentos que irão tocar, nesse momento o professor deverá separar as crianças pelos instrumentos, sopro, percurssão e corda. E as crianças irão tocar os instrumentos no mesmo ritmo, porém em tempos diferentes. O professor será o maestro apontando qual grupo deverá tocar, para que não fique confuso, ele poderá combinar que a percurssão faça a entrada tocando, depois ele faz o sinal para os instrumentos de sopro tocar, ficando percurssão e sopro tocando, em seguida ele faz sinal para a corda tocar e todos estão tocando no mesmo ritmo.
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Quatro estrelas 1 calificaciones
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10/07/2012
Quatro estrelasotimo encaminhamento,muito bem ilustrado!!!!