07/12/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Essa aula nao necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1– As músicas de ontem
1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre a música.
Nesse momento o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, deverá solicitar que os alunos pesquisem junto aos seus pais/responsáveis as músicas que eles cantavam na infância. O professor deverá ler o material juntamente com as crianças e a partir das discussões poderá propor um convite aos pais para cantarem algumas músicas que cantavam quando criança.
Atividade 2: Cantando as músicas de ontem e de hoje
1º Momento: O professor deverá convidar pais/responsáveis que saibam tocar e cantar, para apresentarem as cantigas antigas para as crianças apreciarem a linguagem musical, Antes da visita, o professor deverá eleger com as crianças algumas questões sobre as músicas que elas gostariam de ouvir. As crianças também poderão apreciar alguns videos com cantores da MPB ou através de DVD's e CD's
http://www.youtube.com/watch?v=WaU0gDSmi84 - Elis Regina - Águas de março
http://www.youtube.com/watch?v=cupxuO6H764 - Luiz Gonzaga Junior (Gonzaguinha) Feliz
http://www.youtube.com/watch?v=W1Oy9wF_BLQ - Adriana Calcanhoto - Ciranda da Bailarina
2º. Momento: Após a apresentação dos pais/funcionários da escola, o professor juntamente as crianças deverá elaborar um texto coletivo sobre a vivência que tiveram na sala de aula. O texto poderá ser ilustrado.
Atividade 3: Interpretando a música “Aquarela”
1º Momento: O professor deverá exibir para as crianças um vídeo da música “Aquarela” de Toquinho.
http://www.youtube.com/watch?v=UjRwuGsugdE&feature=related
Depois da exibição do vídeo, o professor deverá ler a letra da música e cantar juntamente com as crianças, em seguida deverá distribuir a letra da música questionando-as sobre os objetos/palavras, seus significados e rimas.
RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música: Aquarela
Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio
Site Pesquisado: http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/
2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música “Aquarela” de Toquinho, destacando os objetos contidos nela. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música.
3º Momento: O professor deverá solicitar gravuras ou desenhos dos objetos da música “Aquarela” (sol, castelo, luva, guarda-chuva, papel, céu, etc.), e depois colocá-los espalhados no chão no meio da roda e pedir que as crianças identifiquem cada objeto e no momento que estiver cantando a música colar cada objeto no local adequado, isto é, ao lado da palavra.
http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/castelo.jpg
http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/sol.jpg
OBS: A letra da música ilustrada deve ser fixada no mural da sala.
Atividade 4 – Sarau Canta e Encanta
1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar as crianças sobre o que aprenderam acerca das músicas, e confrontar com os registros anteriores. Nesse momento o professor deverá:
Avaliar se as crianças:
Compararam as músicas cantadas pelos pais e as músicas de hoje;
Participaram das atividades com envolvimento.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/05/2016
Cinco estrelasRealizarei está aula, estávamos realmente procurando algum projeto com MPB, para Ensino Fundamental I - 4º Ano. Agradeço