Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Crianças de diferentes culturas

 

29/10/2010

Autor y Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Conhecer histórias de crianças em diferentes culturas;
  •  Conhecer diferentes aspectos da vida da criança (época, lugar, condição social, possibilidades e limitações).
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Os países do mundo;

- Diferenças culturais: alimentação, vestuário, clima etc.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor dará início a aula mostrando o globo terrestre para as crianças, explicando sobre os diferentes continentes que formam o nosso planeta. O professor poderá explicar, em linhas gerais, como é cada continente, como vivem as pessoas, como é o clima, o hábito de vida, etc., solicitando que as crianças contribuam com as informações que já possuem.

Depois, o professor solicitará que as crianças pesquisem em casa, com ajuda de um adulto, imagens e informações do modo de vida das crianças, ou seja, sobre a infância nos continentes apresentados na aula.

Posteriormente, em sala, em um grande círculo, as crianças apresentarão o que pesquisaram. Em seguida, em equipes, organizarão cartazes com as informações pesquisadas, sob a orientação do professor. É preciso que, antecipadamente, seja providenciado os materiais a confecção do trabalho.

 

Fonte: Portal do Professor.

2º MOMENTO:

O professor dará continuidade a aula mostrando imagens de crianças de diferentes continentes.

 Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://pix.com.ua/db/people/childrens/children_of_the_world/b-429093.jpg&imgrefurl=http://pix.com.ua/pt/people/childrens/children_of_the_world/429093-upsee.html&usg=__XrNJoqLBEhgnZEGyq0ueXclacfU=&h=512&w=768&sz=82&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=LC8h7_mIA_n2sM:&tbnh=142&tbnw=189&prev=/images%3Fq%3Dcrian%25C3%25A7as%2Bde%2Bv%25C3%25A1rias%2Bnacionalidades%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DX%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D610%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1,isz:m&itbs=1&iact=rc&dur=860&ei=40G7TP2MMIWClAe-8vWzAQ&oei=9Dq7TMycBoaglAenx4nYDA&esq=20&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=90&ty=30 

Fonte: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.pbase.com/maciekda/children_of_asia  

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://farm3.static.flickr.com/2001/1551354620_1a0cd0bac0.jpg&imgrefurl=http://creative.ly/item/631663/22jMp&usg=__HXIZN1AXMVgnE1sl78axEnDkQtI=&h=500&w=375&sz=178&hl=pt-br&start=55&zoom=1&tbnid=HWNdN1_Lwv3cYM:&tbnh=134&tbnw=117&prev=/images%3Fq%3Dcrian%25C3%25A7as%2Bde%2Bv%25C3%25A1rias%2Bnacionalidades%26hl%3Dpt-br%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DX%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D610%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1,isz:m0%2C1467&itbs=1&iact=rc&dur=369&ei=pending&oei=9Dq7TMycBoaglAenx4nYDA&esq=24&page=4&ndsp=19&ved=1t:429,r:9,s:55&tx=45&ty=27&biw=1280&bih=610 

Em seguida, questionará:

Como são essas crianças?

De onde elas são?

Elas parecem umas com as outras?

Alguém conhece crianças com algumas dessas características?

Quem conhece alguma criança de outro país?

Durante esses questionamentos, o professor registrará coletivamente as falas das crianças na lousa ou numa folha de papel madeira.

3º MOMENTO:

Posteriormente, solicitará que as crianças observem novamente as imagens das crianças de diferentes continentes, sugerindo que formem duplas e escolham uma das imagens apresentadas. Em seguida, solicita que elas expressem de forma oral o que estão observando. Depois, cada dupla poderá representar com escrita/desenho a imagem da criança que escolheu.

4º MOMENTO:

O professor levará diferentes imagens de crianças, que poderão ser as mesmas utilizadas durante o 2º momento, só que sem o fundo, ou seja, sem o cenário que caracteriza a cultura deles, a sua nacionalidade. Cada criança escolherá uma delas para completá-la, ou seja, criar o cenário, de acordo com o que foi estudado durante a temática. Em seguida, será exposto na sala as produções das crianças, para a apreciação da turma.

Recursos Complementares

- Documentário Crianças invisíveis - Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=648. Acesso em: 17 de outubro de 2010. 

Avaliação

A avaliação acontecerá durante a realização da aula, quando o professor irá observar e registrar a participação e o envolvimento das crianças durante as atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.