Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Direito da criança: brincar e lazer

 

11/11/2010

Autor y Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre o direito à brincadeira e ao brinquedo;
  • Conhecer alguns brinquedos/brincadeiras antigos e atuais.
Duração das atividades
2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Tipos de brinquedos e brincadeiras;

- Tipos de atividades de lazer.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor, em roda com as crianças, dará início à aula, conversará sobre brinquedos e brincadeiras, questionando:

- Quem gosta de brincar?

- Qual a brincadeira que você mais gosta?

- Que brinquedos vocês têm em casa?

- Qual deles você mais gosta?

- Por que é importante brincar?

Durante a discussão, o professor listará os brinquedos e as brincadeiras citados pelas crianças para utilizar em outro momento da aula.

ATIVIDADE 2

Proponha que os alunos pesquisem em casa, com os seus pais ou avós, brincadeiras que eles brincavam quando eram criança. Cada criança deverá apresentar uma dessas brincadeiras para os demais colegas, ensinando-a. Outra sugestão é convidar os pais, mediante prévio agendamento, para que ensinem tais brincadeiras para a turma. É importante que o professor compare a lista de brincadeiras construída na atividade 1 com as brincadeiras dos pais ou avós.

Ao final de cada brincadeira, proponha que os alunos façam um registro, por meio da escrita e do desenho, o que subsidiará a construção de um álbum de brincadeiras.Esse álbum poderá ser construído em papel peso 40 ou no computador, utilizando o programa Paint. Caso optem pelo computador, os registros das crianças deverão ser impressos, para a montagem do álbum.

ATIVIDADE 3

O professor apresentará imagens com atividades de lazer para que os alunos façam a leitura. Nesse momento, levantará alguns questionamentos, tais como:

-O que vocês estão observando?  

- O que está acontecendo nas imagens? 

- O que é lazer?

- O que vocês gostam de fazer quando têm tempo livre?

- Por que as atividades de lazer são importantes para a nossa vida?

Fonte: http://todaperfeita.com.br/wp-content/uploads/2009/10/Crianasbrincando.jpg 

Fonte: http://bbel.uol.com.br/upload_2009/conteudo/tecnologiabrincadeira3.jpg 

Fonte: http://theartofmind.files.wordpress.com/2008/06/fingerpaint.jpg 

ATIVIDADE 4

Após a discussão realizada na atividade 3, o professor poderá propor que as crianças construam um acróstico, utilizando a palavra LAZER como mote, conforme o modelo abaixo:

Recursos Complementares

- Brincadeiras e Brinquedos Culturais: http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm 

- Resgatando brincadeiras: http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=240 

- Brinquedos e brincadeiras de ontem, de hoje e do mundo todo: http://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u4.jhtm 

Avaliação

O professor deverá realizar uma avaliação contínua, por meio de observações, intervenções e orientações individuais e coletivas, a fim de acompanhar o aprendizado das crianças em relação aos objetivos proposto para o estudo.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.