11/11/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
- Alimentação saudável: o que e como consumir
- Atividades físicas: modalidades e importância.
Numa roda de conversa, problematize a temática da aula, fazendo questionamentos do tipo:
- O que é ser saudável?
- O que precisamos fazer para ter uma vida saudável?
Faça na lousa ou no papel madeira uma lista com a respostas das crianças, que será retomada no decorrer da aula.
O professor lerá, junto com as crianças, a lista produzida na atividade anterior e, em seguida, solicitará que as crianças, em pequenos grupos, criem ilustrações, ou seja, elaborem um cartaz sobre a temática VIDA SAUDÁVEL. Depois, cada grupo apresentará o resultado de seu trabalho para o grande grupo. Por fim, os cartazes serão expostos em algum lugar de destaque da escola.
Visando subsidiar os desenhos dos alunos, o professor poderá trazer algumas imagens, tais como as seguintes:
Fonte: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal87/Imagens/salada3.jpg
Fonte: http://imagem.vilamulher.com.br/temp/atividade-fisica-habito-210108.jpg
Por meio de uma discussão, organizem os hábitos de uma vida saudável, citados na atividade 1, em categorias, tais como: esportes, alimentação etc, para que seja criado um gráfico dos hábitos saudáveis das crianças.
Tomando como referência as categorias criadas na atividade 3, será feita, entre os alunos, uma pesquisa dos hábitos para uma vida saudável. O professor confeccionará quadradinhos de cartolina colorida (4X4 cm) para montar um gráfico de barras. Assim, para cada hábito presente em sua vida, o aluno receberá um quadradinho da cor referente ao hábito. Em seguida, os quadradinhos serão fixados numa cartolina, formando as barras de cada hábito saudável. Ao final, o professor fará a leitura e análise do gráfico com os alunos, traçando, assim o perfil da turma no que se refere à saúde.
Fonte: Gráfico demonstrativo criado pelos autores.
Sites para a consulta do professor:
- TODA BIOLOGIA - http://www.todabiologia.com/saude/habitos_saudaveis.htm
- COPACABANARUNNERS - http://www.copacabanarunners.net/habitos-saudaveis.html
- CANAL KIDS - http://www.canalkids.com.br/saude/habitos/index.htm
- HÁBITOS SAUDÁVEIS - http://www.habitossaudaveis.com/
O professor deverá observar se o aluno:
- Identifica hábitos de higiene;
- Compreende a importância de consumir alimentos saudáveis para a manutenção da saúde;
- Valoriza a prática de atividades físicas.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/03/2012
Cinco estrelasAdorei, vou fazê-la com meus alunos do integral...Parabéns e obrigada!! OBS- Para complementar, faremos uma culinária com vitamina de frutas e iogurte.
02/12/2010
Quatro estrelasParabéns, gostei bastante.
15/11/2010
Cinco estrelasaprendi bastante! obrigada