Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Discalculia: o que é isso?

 

09/11/2010

Autor y Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar Discalculia: o que é, causas e como lidar com isso;

Aprender sobre as dificuldades que as pessoas com discalculia  têm nas disciplinas que fazem uso freqüente do cálculo, como a matemática, física, química;

Apreneder sobre a repercussão da discalculia na vida social da pessoa: dificuldades para ver as horas em um relógio analógico, para realizar compras no mercado etc.;

Compreender a  inclusão da pessoa com discalculia na escola: o que pode ser feito para ajudar estas pessoas no processo de ensino e aprendizagem.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

 • Aula interativa;

 • Sala de vídeo;

 • Utilização do laboratório de Informática.           

Motivação:   

Estando os alunos em duplas, organizados no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para eles a tirinha abaixo (Fig. 1).   

Link da Tirinha “Matemática Simples”: 

http://www.animatunes.com.br/tirinhas/?a=2009/09/20     Acessado em: 28 de Setembro de 2010.      

Figura 1: Tirinha “Matemática Simples”           

Sugestão: 

O professor poderá imprimir a figura da tirinha e disponibilizar para cada dupla um exemplar.

Em seguida, o professor deverá questionar os alunos por meio do roteiro disponível abaixo.   

Roteiro de Discussão  

  1. Vocês acham que o Pedro respondeu corretamente a questão da professora?
  2. Será que o Pedro tem dificuldades com a matemática?
  3. Como vocês responderiam a questão feita a Pedro?
  4. Será que existem outras pessoas com dificuldades em matemática?     

 Atividade 1

Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos assistam ao vídeo “Discalculia” (Fig. 2), com duração de 04 minutos e 46 segundos, conforme postado no link abaixo. O vídeo versa sobre a Discalculia, abordando a definição, os sintomas e as dificuldades que a pessoa com Discalculia possui com números, em matemática.   

Link do vídeo “Discalculia” 

http://www.youtube.com/watch?v=d2lVMszmUBU&feature=related    Acessado em: 28 Setembro de 2010.                

Figura 2: Vídeo “Discalculia”       

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.           

Finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão com os alunos sobre o conteúdo do mesmo. Abaixo sugerimos um roteiro que pode ser utilizado neste momento.     

Roteiro de Discussão: 

  1. Qual o principal assunto abordado no vídeo?
  2. O que significa "Discalculia"?
  3. Quais são os sintomas da pessoa que tem Discalculia?
  4. A pessoa que tem Discalculia é preguiçosa?
  5. A pessoa que tem Discalculia pode aprender matemática?
  6. A pessoa que tem Discalculia  pode ser criativa?
  7. Quais pessoas famosas tinham Discalculia?
  8. Vocês já tinham ouvido falar sobre a Discalculia?       

   

Atividade 2   

Dando continuidade à aula, cada dupla deverá escolher um dos temas disponíveis abaixo para iniciar uma pesquisa a ser feita utilizando a Internet, bem como livros e revistas.   

Temas para a pesquisa:

  • Definição de Discalculia.
  • Sinais e Sintomas da Discalculia.
  • Características da pessoa com discalculia.
  • Recursos que auxiliam a pessoa com discalculia em disciolinas que envolvam números e cálculos.
  • Discalculia Verbal.
  • Discalculia Practognóstica.
  • Discalculia Léxica.
  • Discalculia Gráfica.
  • Discalculia Ideognóstica.
  • Discalculia Operacional.   

É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa.   

Sites para a realização da  pesquisa:  

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI5550-15145,00.htm  

http://www.appdae.net/ministeduca.html    (Fig. 3)  

http://www.crda.com.br/tccdoc/13.pdf  

http://crescer.globo.com/edic/ed77/rep_discalculia.htm  

http://www.mr12.com.br/sites/cresca/index.php?option=com_content&task=view&id=247&Itemid=46  

http://www.brasilescola.com/doencas/discalculia.htm  

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/dificuldades-de-aprendizagem-em-matematica-discalculia-860624.html  

http://psicopedagogavaleria.blogspot.com/2009/04/discalculia.html  

http://discalculicos.blogspot.com/2007/10/os-subtipos-de-discalculia.html  

http://www.mlspsicopedagogia.com/5.html#anc3  

http://www.educacaoluziania.go.gov.br/master/nad/documentos/material_de_apoio_para_discalculia.pdf  

http://erasmobraga.com.br/artigos/o-que-e-discalculia  

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_Silva.pdf  

http://www.ung.br/noticia/915/painel.pdf  

http://www.crda.com.br/aulascrda/neurologia/jobair/discalculia.pdf                                        

Figura 3: Site da Associação Portuguesa de pessoas com dificuldades de aprendizagem específicas                       

Finalizada a pesquisa, todas as duplas deverão expor oralmente para a classe os resultados de suas pesquisas: o tema, o que descobriram etc.   

Atividade 3   

Em seguida, o professor deverá apresentar o vídeo “Materiais pedagógicos para alunos com Discalculia” (Fig. 4), de 01 minuto e 48 segundos, conforme link postado abaixo.   

Link do vídeo “Materiais pedagógicos para alunos com Discalculia”:                                  

http://www.youtube.com/watch?v=KdLRXk06GSA             Acessado em: 12 Outubro de 2010.      

Figura 4: Vídeo "Materiais pedagógicos para alunos com Discalculia"

O referido vídeo foi elaborado por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), e aborda alguns materiais pedagógicos que podem ser utilizado no ensino de matemática de alunos com discalculia.

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.                 

Atividade 4

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá pedir para que cada dupla escolha um dos recursos pedagógicos mostrados no vídeo e,  baseado nos resultados da pesquisa da atividade 2, expliquem qual conceito matemático o aluno com discalculia poderia aprender com o recurso pedagógico escolhido.   

O professor deverá supervisionar as duplas neste momento, de forma a ajudá-los nesta atividade.     

Durante o momento da apresentação, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas ou conceitos errôneos.   

Finalizada a apresentação, cada dupla deverá elaborar um cartaz que deverá conter a imagem do recurso pedagógico, bem como o que o aluno com discalculia poderá aprender com o mesmo.  Sugerimos que os cartazes produzidos sejam colocados em locais da escola em que demais alunos possam vê-los.           

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que a Discalculia é um transtorno de aprendizagem e que a pessoa com esse transtorno necessita de atividades diferenciadas para que ocorra um aprendizado significativo em situações que envolvam números e cálculos.. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.