09/11/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Conceituar Discalculia: o que é, causas e como lidar com isso;
Aprender sobre as dificuldades que as pessoas com discalculia têm nas disciplinas que fazem uso freqüente do cálculo, como a matemática, física, química;
Apreneder sobre a repercussão da discalculia na vida social da pessoa: dificuldades para ver as horas em um relógio analógico, para realizar compras no mercado etc.;
Compreender a inclusão da pessoa com discalculia na escola: o que pode ser feito para ajudar estas pessoas no processo de ensino e aprendizagem.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos em duplas, organizados no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para eles a tirinha abaixo (Fig. 1).
Link da Tirinha “Matemática Simples”:
http://www.animatunes.com.br/tirinhas/?a=2009/09/20 Acessado em: 28 de Setembro de 2010.
Figura 1: Tirinha “Matemática Simples”
Sugestão:
O professor poderá imprimir a figura da tirinha e disponibilizar para cada dupla um exemplar.
Em seguida, o professor deverá questionar os alunos por meio do roteiro disponível abaixo.
Roteiro de Discussão
Atividade 1
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos assistam ao vídeo “Discalculia” (Fig. 2), com duração de 04 minutos e 46 segundos, conforme postado no link abaixo. O vídeo versa sobre a Discalculia, abordando a definição, os sintomas e as dificuldades que a pessoa com Discalculia possui com números, em matemática.
Link do vídeo “Discalculia”
http://www.youtube.com/watch?v=d2lVMszmUBU&feature=related Acessado em: 28 Setembro de 2010.
Figura 2: Vídeo “Discalculia”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Finalizada a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão com os alunos sobre o conteúdo do mesmo. Abaixo sugerimos um roteiro que pode ser utilizado neste momento.
Roteiro de Discussão:
Atividade 2
Dando continuidade à aula, cada dupla deverá escolher um dos temas disponíveis abaixo para iniciar uma pesquisa a ser feita utilizando a Internet, bem como livros e revistas.
Temas para a pesquisa:
É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa.
Sites para a realização da pesquisa:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI5550-15145,00.htm
http://www.appdae.net/ministeduca.html (Fig. 3)
http://www.crda.com.br/tccdoc/13.pdf
http://crescer.globo.com/edic/ed77/rep_discalculia.htm
http://www.mr12.com.br/sites/cresca/index.php?option=com_content&task=view&id=247&Itemid=46
http://www.brasilescola.com/doencas/discalculia.htm
http://psicopedagogavaleria.blogspot.com/2009/04/discalculia.html
http://discalculicos.blogspot.com/2007/10/os-subtipos-de-discalculia.html
http://www.mlspsicopedagogia.com/5.html#anc3
http://www.educacaoluziania.go.gov.br/master/nad/documentos/material_de_apoio_para_discalculia.pdf
http://erasmobraga.com.br/artigos/o-que-e-discalculia
http://www.ung.br/noticia/915/painel.pdf
http://www.crda.com.br/aulascrda/neurologia/jobair/discalculia.pdf
Figura 3: Site da Associação Portuguesa de pessoas com dificuldades de aprendizagem específicas
Finalizada a pesquisa, todas as duplas deverão expor oralmente para a classe os resultados de suas pesquisas: o tema, o que descobriram etc.
Atividade 3
Em seguida, o professor deverá apresentar o vídeo “Materiais pedagógicos para alunos com Discalculia” (Fig. 4), de 01 minuto e 48 segundos, conforme link postado abaixo.
Link do vídeo “Materiais pedagógicos para alunos com Discalculia”:
http://www.youtube.com/watch?v=KdLRXk06GSA Acessado em: 12 Outubro de 2010.
Figura 4: Vídeo "Materiais pedagógicos para alunos com Discalculia"
O referido vídeo foi elaborado por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), e aborda alguns materiais pedagógicos que podem ser utilizado no ensino de matemática de alunos com discalculia.
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Atividade 4
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá pedir para que cada dupla escolha um dos recursos pedagógicos mostrados no vídeo e, baseado nos resultados da pesquisa da atividade 2, expliquem qual conceito matemático o aluno com discalculia poderia aprender com o recurso pedagógico escolhido.
O professor deverá supervisionar as duplas neste momento, de forma a ajudá-los nesta atividade.
Durante o momento da apresentação, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas ou conceitos errôneos.
Finalizada a apresentação, cada dupla deverá elaborar um cartaz que deverá conter a imagem do recurso pedagógico, bem como o que o aluno com discalculia poderá aprender com o mesmo. Sugerimos que os cartazes produzidos sejam colocados em locais da escola em que demais alunos possam vê-los.
Os links abaixo se referem ao conceito de Discalculia:
http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=384
http://www.psicopedagogiaclinica.com.br/discalculia.htm
http://sei-online.net/especialidades/psicopedagogia/discalculia.html
http://proftina.pbworks.com/f/A0427.pdf
http://amagiadeeducar.spaceblog.com.br/843056/DISCALCULIA-O-QUE-E/
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que a Discalculia é um transtorno de aprendizagem e que a pessoa com esse transtorno necessita de atividades diferenciadas para que ocorra um aprendizado significativo em situações que envolvam números e cálculos.. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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01/02/2012
Quatro estrelasAula com um campo de pesquisa bastante útil.