Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As relações dos seres vivos

 

30/11/2010

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer relações de interdependência entre os seres vivos e a importância da conservação dos ambientes.
  • Utilizar estratégias de pesquisa: leituras, observações, experimentações e registros para coleta, comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum.
Duração das atividades
4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

---

Estratégias e recursos da aula

A classificação do reino animal permite diversas investigações sobre a complexidade das espécies e a análise das relações entre as mesmas.

O estudo deste tema pode promover a discussão sobre a importância da conservação ambiental, considerando a  interdependência entre os seres.

Todas as propostas desenvolvidas levarão a criação de um painel temático informativo pelos alunos.  

Antes de começar a sequência de atividades, organize uma visita da turma ao Zoológico mais próximo a sua região ou cidade, fazendo os contatos e encaminhamentos necessários. 

Aula 1

 As atividades realizadas fora da unidade escolar exigem orientações e combinados para que sejam, de fato, produtivas.

Divida a turma em 4 grupos, responsáveis, respectivamente, pelas temáticas: mamíferos, aves, répteis e anfíbios (ou cinco grupos, incluindo os peixes, se o  zoológico de sua região contemplar aquários também).

Oriente o trabalho dos grupos ao saírem para a visita, combinando procedimentos do registro das informações. Cada equipe deverá produzir imagens dos animais do seu grupo  temático, com uma máquina fotográfica ou com uma câmera de celular, bem como anotar as informações relevantes e curiosidades descobertas durante o passeio.

 Aula 2

Realize  uma roda de comentários sobre a visita ao zoológico, abordando, por exemplo:

  • Forma de agrupamento dos animais
  • Organização dos recintos dos animais
  • Informações disponíveis aos visitantes  

Em seguida, proponha que  os grupos reúnam-se para ampliar e  organizar  as informações coletadas. Para isso, na sala de informática ou usando computadores portáteis com acesso à internet, peça que os alunos acessem a página http://www.zoologico.sp.gov.br/ozoo.htm e busquem mais informações sobre os animais que observaram no zoológico.   

Ao final proponha que componham  um painel com as imagens e informações coletadas, organizadas por  grupos de animais: mamíferos, aves, etc.

Aula 3

Organize duplas ou trios e apresente aos alunos o software Classificação dos animais  , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25463 

Esse programa educativo mostra 19 atividades (quebra-cabeça, memória, caça palavras e relações de palavras com fotos) diferentes, referentes à classificação dos animais, levando os alunos a trabalharem com diferentes conceitos, tais como onívoros, carnívoros, herbívoros, ovíparos, vivíparos, vertebrados e invertebrados. Os alunos deverão, por exemplo, ligar a classificação ao animal:

Imagens disponíveis no software Classificação dos Animais

 Ou digitar a classificação dos mesmos:   

Para passar pelos diferentes desafios, os alunos deverão usar a seta “avançar”. Caso queiram repetir um jogo, é possível usar  variações do mesmo, clicando sobre  o botão “refazer”:

Botões Avançar e Refazer na linha superior

Após um tempo de utilização do software, peça que os alunos voltem aos mesmos grupos de trabalho das aulas anteriores e complementem informações sobre os animais observados, acrescentando se são onívoros, carnívoros, herbívoros, ovíparos, vivíparos, vertebrados e invertebrados, no painel em construção pela turma.

Aula 4

 Destaque uma das classificações  abordadas na última aula, vinculada à alimentação: onívoros, carnívoros, herbívoros, propondo um jogo para a dramatização da situação de presa e predador. Em http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ativida.html#ativi2 você encontra a descrição de uma atividade similar.

A turma   deverá ser dividida em três grupos: plantas, sendo este o maior grupo  de todos, preás, com mais participantes que o próximo grupo e, finalmente,  jaguatiricas. Para facilitar a  identificação de cada agrupamento é possível usar  fitas de cores diferentes para os participantes . Os agrupamentos devem ficar espalhados pelo pátio ou quadra da escola. A um sinal, os preás deverão procurar uma planta para alimentar-se e as jaguatiricas deverão procurar os preás. Os preás podem defender-se se abaixando, como se estivessem escondidos, antes de serem tocados.

Logo em seguida, dê outro sinal para encerrar a rodada. Os preás e as jaguatiricas que não conseguirem alimento serão  plantas na rodada seguinte, porque "morreram" e voltaram ao solo, fornecendo energia aos vegetais. Os preás e as jaguatiricas que conseguiram alimento continuarão no mesmo grupo. As plantas que foram capturadas serão preás na próxima rodada  e os preás capturados serão jaguatiricas.

Prossiga o jogo por algumas rodadas. Em seguida lance a questão:

Um grande desmatamento ocorreu e 50% da vegetação não esta mais disponível. O animal carnívoro sofrerá consequências?  Por quê?

Promova, assim, uma discussão onde os alunos deverão refletir e apresentar argumentos sobre a interdependência dos seres vivos.

Em seguida, os alunos deverão voltar aos seus grupos de trabalho para elaborar uma frase que leve à reflexão sobre a interdependência dos seres vivos. As frases devem ser lidas para a turma, elegendo-se aquela que irá compor o painel final.   

Por fim, o painel, composto por textos e  imagens ao longo desta sequência de atividades, deve ser exposto em local de circulação dos alunos na escola.    

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Classificação dos animais Software Educacional
Recursos Complementares

Aula de Ciências do Telecurso para o Ensino Fundamental, abordando a classificação dos animais, com imagens de um zoológico: http://www.youtube.com/watch?v=CCFSOeD4XG8 

Avaliação

É importante observar se os alunos estabeleceram relações entre o que foi observado na visita ao zoológico e as informações trabalhadas nas aulas seguintes.   

Ao longo das atividades, faça anotações sobre como cada grupo organizou os materiais coletados e como dividiram as tarefas.

Ao final do trabalho, converse com cada grupo sobre suas observações, fazendo as intervenções que considerar necessárias.   

É interessante envolver os alunos no processo avaliativo. Peça, por exemplo, que façam um pequeno texto comentando o que aprenderam com essas quatro aulas.  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.