Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Compreensão e análise dos gêneros resumo e resenha

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Compreender as características dos gêneros;

□  Analisar resumos e resenhas  a partir dos textos de outras disciplinas;

□ Ampliar a proposta do estudo dos gêneros para todas as disciplinas;

   Produzir resumo e resenha com base nas características do gênero estudadas.  

Duração das atividades
5 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As atividades foram elaboradas para alunos do 9° ano com habilidades de leitura e escrita já bastante avançadas.

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa:  

 Professor: distribua cópia aos alunos do texto e proponha a leitura em voz alta.   

    Disponível em:  

http://www.webartigos.com/articles/9609/1/Resumo-Do-Filme--O-Dia-Depois-De-Amanha/pagina1.html 

Professor: após a leitura do texto faça as seguintes questões orais aos alunos:

01.  Qual é o assunto tratado no filme?

02.  Onde e quando se passa a história?

 03.  Quem é o personagem principal da narrativa e quais são as suas características apontadas pelo texto.

04.  Em quais locais podemos encontrar o gênero resumo?

 05.  A linguagem utilizada no resumo é pessoal e subjetiva ou impessoal e objetiva?

 06.  Em que pessoa do discurso o texto foi escrito?

Professor: converse com os alunos sobre a importância e a utilidade que a produção de resumos tem para a vida acadêmica. Mostre para os alunos que a elaboração de bons resumos pode ajudar-lhes em todas as disciplinas e que essa tarefa pode ser bastante proveitosa como estratégia de estudo no cotidiano.  

 Professor: reúna-se com os professores de outras disciplinas para que a sequência de atividade para compreensão desse gênero seja ampliada para outros conteúdos além da Língua Portuguesa. Peça ao professor de história ou de geografia a sugestão de um texto. Para que os alunos produzam um resumo. Saliente que o resumo do filme que eles estudaram pode dar algumas pistas para a elaboração do texto.

 Professor: antes que os alunos  iniciem o resumo do texto, proponha-lhes que façam um esquema do mesmo. Distribua para os alunos o texto sugerido pelo professor de outra disciplina e o roteiro para a elaboração do esquema.

ESQUEMA     

         

  A elaboração de um esquema ajuda a compreender melhor um texto, organizando as ideias principais e secundárias.  Esta estratégia comumente utilizada para o estudo de textos também auxilia o processo de planejamento e produção escrita ou oral.            

              1.Leia atentamente o texto e elabore um esquema destacando as ideias principais e as secundárias.        

              2. Para organizar seu esquema estude o texto conforme os passos abaixo:  

 Durante a leitura sublinhe trechos e/ou palavras-chaves relevantes.

Destaque o assunto principal de cada parágrafo, através de sublinhas ou anotações à margem do texto. (Lembrem-se de que esses procedimentos auxiliam a memória na elaboração do esquema)              

              3. Utilize a numeração para organizar o seu esquema.           

              4. Releia e revise seu esquema, observando se as ideias estão bem ordenadas.  

 Atenção: este roteiro deverá ser seguido para o êxito de sua tarefa.

Professor: faça a correção do esquema, elaborando coletivamente um outro esquema que represente a soma dos esquemas produzidos pelos alunos.

Segunda etapa:   

Professor: após a construção do esquema coletivamente, divida a classe em grupo de três alunos e distribua o texto abaixo. Solicite a leitura do texto  em voz alta.    

RESUMO                    

     O resumo é a apresentação concisa e frequentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais ideias do autor da obra.

Resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista três elementos:   

      1.      cada uma das partes essenciais do texto

      2.      a progressão em que elas se sucedem

      3.      a correlação que o texto estabelece entre cada uma dessas partes   

    Muitas pessoas julgam que resumir é reproduzir frases ou partes de frases do texto original, construindo uma espécie de “colagem”. Essa “colagem” de fragmentos do texto original não é um resumo. Resumir é apresentar, com as próprias palavras, os pontos relevantes de um texto. A reprodução de frases de um texto, em geral, atesta que ele não foi compreendido.

    Para elaborar um bom resumo é necessário compreender antes o conteúdo global do texto. Não é possível ir resumindo a medida em que se vai fazendo a primeira leitura.

Professor:  após a leitura e discussão sobre o texto, solicite que os alunos elaborem um resumo a partir do esquema que eles produziram.

Assim que os alunos terminarem essa tarefa, recolha os textos resumidos e distribua a ficha abaixo.  

FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO   

1.  O texto está adequado ao objetivo de um resumo escolar?

2.  O texto está adequado ao(s) destinatário(s)? ( ou seja, a seu professor?)

3. O texto transmite imagem de quem leu e compreendeu adequadamente o texto original?

4.     Todas as informações que o autor do texto original coloca como sendo as mais relevantes estão expressas no seu resumo?

5.   No início do resumo há uma indicação clara do título e do autor do texto resumido?

6.  Fica claro de quem são as ideias resumidas, mencionando-se o seu autor de diferentes formas?

7.  O resumo pode ser compreendido em si mesmo por um leitor que não conhece o texto original?

Referência bibliográfica:

MACHADO, Anna Rachel. LOUSADA, Eliane. TARDELLI, Lília Santos Abreu. Resumo. Ed.Parábola. 5ª edição. São Paulo: 2007.  

 Professor: com essa ficha em mãos, os alunos devem receber o resumo produzido por um outro grupo e fazer a avaliação do texto. Para tanto, os alunos poderão anotar as observações ao lado do texto. Assim que as equipes terminarem a tarefa, deverão devolver os textos para o grupo que produziu o resumo para que eles vejam as observações feitas. Cada equipe fará a reescrita do texto e deve entregá-lo ao professor.

Terceira etapa:  

 Professor: como esse é um trabalho que deve ser realizado com outras disciplinas, solicite aos professores outros textos para o estudo em sala de aula. Essa tarefa dará um pouco mais de trabalho ao professor de Língua Portuguesa uma vez que ele deverá ler e estudar os textos propostos antes de levá-los à sala de aula. No entanto, acredito que diante da proposta de desenvolver a habilidade de leitura e escrita dos alunos, essa tarefa vale a pena.  Além disso, como professores de língua materna, temos consciência da nossa responsabilidade.

Professor: distribua aos alunos o texto a ser resenhado ( sugerido pelo professor de outra disciplina) e o texto abaixo. Primeiro os alunos devem fazer a leitura em voz alta do texto sobre as características do gênero resenha e as sugestões para elaboração da resenha.  

RESENHA

       Resenha é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formatação de um conceito de valor do “objeto” resenhado feitos pelo resenhista.

       A resenha, em geral, é elaborada por um cientista que, além do conhecimento sobre o assunto, tem capacidade de juízo crítico. Também pode ser realizada por estudantes, nesse caso como um exercício de compreensão e crítica. A resenha visa, portanto, apresentar uma síntese das ideias fundamentais do texto, seja ele falado ou escrito.

       O resenhista deve proceder seletivamente, filtrando apenas os aspectos pertinentes do objeto, isto é, apenas aquilo que é fundamental em vista de uma intenção previamente definida, deve ter como foco o DESTINATÁRIO.

        Imaginemos duas resenhas distintas sobre um mesmo objeto – o treinamento de atletas para uma copa mundial de futebol . Uma resenha destina-se aos leitores de uma coluna esportiva de um jornal; outra ao departamento médico que integra a comissão de treinamento.

       O jornalista, em sua resenha, vai relatar que um certo atleta marcou, durante o treino, um gol olímpico, fez duas coloridas jogadas de calcanhar, encantou a platéia presente e deu vários autógrafos; dados, que para a resenha destinada ao departamento médico, são simplesmente desprezíveis.

       Com efeito, a importância do que se vai relatar numa resenha depende da finalidade a que ela se presta.   

Sugestões para elaboração de uma resenha

O que aqui se propõe é uma indicação de informações que podem ser interessantes e que, por isso, são itens que devem ser observados quando da leitura do texto.

Atenção: a resenha sempre é encabeçada pela referência bibliográfica completa do texto lido. Itens a se observar no texto sobre o qual se fará uma resenha:

  1.  Do que  trata a obra?
  2.  O que diz?
  3. Como foi abordado o assunto?
  4.  Exige conhecimentos prévios para entendê-lo?
  5.  Quais foram as principais conclusões a que o autor chegou?
  6.  O texto é atual?
  7.  As informações são confiáveis?
  8.  A quem a obra é dirigida: grande público, especialistas, estudantes?

      

Referência bibliográfica: MACHADO, Anna Rachel. LOUSADA, Eliane. TARDELLI, Lília Santos Abreu. Resenha. Ed.Parábola. 4ª edição. São Paulo: 2007.  

Professor: esclareça as dúvidas que os alunos possam apresentar, solicite-lhes a elaboração da resenha. Assim que eles terminarem distribua a ficha de auto-avaliação e, em seguida  proponha a reescrita do texto.  

   Ficha de auto-avaliação   

O texto está adequado ao objetivo de uma resenha escolar?

O texto está adequado ao(s) destinatário(s)?

O texto transmite imagem de quem leu e  compreendeu adequadamente o texto original e de quem soube se posicionar em relação a ele de forma crítica? As informações que o autor do texto original coloca como sendo as mais relevantes são por você abordadas na resenha? Além do conteúdo propriamente dito, você abordou:

a)      dados sobre o autor do texto?

b)      o conhecimento do autor em relação ao assunto?

c)      a organização global do texto? Você procurou ser polido em suas críticas? Não há problemas de pontuação, frases incompletas, erros gramaticais, ortográficos etc.?

   PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE UMA RESENHA CRÍTICA

 Leia com cuidado o texto ( sugerido pelo professor de outro disciplina)  para produzir uma resenha crítica. Leve em conta:  

 1)      o destinatário de seu texto;

2)      o assunto central abordado pelo autor;  

3)      o conhecimento do autor sobre o tema;

 4)      os seus conhecimentos sobre o assunto;

5)      a sua visão crítica sobre o texto.

 Utilize a listagem de itens mencionada acima para se orientar.

Recursos Complementares

MACHADO, Anna Rachel. LOUSADA, Eliane. TARDELLI, Lília Santos Abreu. Resumo. Ed.Parábola. 5ª edição. São Paulo: 2007.  

 MACHADO, Anna Rachel. LOUSADA, Eliane. TARDELLI, Lília Santos Abreu. Resenha. Ed.Parábola. 4ª edição. São Paulo: 2007.

Avaliação

Professor: durante atividades e após a elaboração das  resenhas, utilize o roteiro de avaliação para verificar se os alunos compreenderam e conseguiram construir textos de acordo com as características estudadas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Margarida Maria Chaves, EE OTAVIO FERRARI , São Paulo - dijo:
    margarida.chaves@hotmail.com

    29/10/2013

    Quatro estrelas

    Gostei bastante dessa aula. Ela foi apresentada de maneira abrangente e bem explicada. Cabe ao aluno, segui - la na sua totalidade, o professor apenas acompanha o trabalho.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.