30/11/2010
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
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A mata ciliar constitui a vegetação das margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é denominada como mata de galeria, mata de várzea ou floresta ripária.
Embora protegida pelo Código Florestal Federal como área de "preservação permanente", em muitas localidades, o que vemos é a sua destruição causada pela ocupação irregular ou desordenada.
Essa sequência de atividades promoverá o estudo sobre a importância da mata ciliar e a identificação do que está ocorrendo com essa vegetação na região onde seus alunos vivem.
1ª atividade |
Pergunte a seus alunos o que é mata ciliar e anote as hipóteses ou informações que eles apresentarem. Indique que apresentará informações sobre o tema em áudio e que devem responder:
Apresente os arquivos em áudio
Deixe a mata ciliar crescer , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29779 e
Sombra e água fresca , disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25918
Repita a apresentação dos arquivos, se os alunos considerarem necessário, para responderem às questões. Após elaborarem as respostas, retome as questões verificando a pertinência das respostas e compare-as com as informações iniciais que a turma apresentou, destacando divergências e complementos.
2ª atividade |
Na sala de informática, ou utilizando computadores portáteis em sala de aula, organize os alunos em duplas e disponibilize o recurso Mata ciliar ou auxiliar? disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/930/index.html
Esse recurso apresenta animações que permitem perceber as principais diferenças da inundação ocorrida entre um ambiente com mata ciliar e um ambiente urbanizado.
Imagens do recurso Mata Ciliar ou Auxiliar?
Disponibiliza também um teste para os alunos refletirem sobre as consequências do desmatamento:
Após utilização do recurso, provoque comentários dos alunos sobre as informações obtidas com o material. Em seguida, promova a leitura compartilhada do texto abaixo:
Recuperação de Matas Ciliares
"O processo de ocupação do Brasil caracterizou-se pela falta de planejamento e conseqüente destruição dos recursos naturais, particularmente das florestas. Ao longo da história do País, a cobertura florestal nativa, representada pelos diferentes biomas, foi sendo fragmentada, cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens e as cidades. A noção de recursos naturais inesgotáveis, dadas as dimensões continentais do País, estimulou e ainda estimula a expansão da fronteira agrícola sem a preocupação com o aumento ou, pelo menos, com uma manutenção da produtividade das áreas já cultivadas. Assim, o processo de fragmentação florestal é intenso nas regiões economicamente mais desenvolvidas, ou seja, o Sudeste e o Sul, e avança rapidamente para o Centro-Oeste e Norte, ficando a vegetação arbórea nativa representada, principalmente, por florestas secundárias, em variado estado de degradação, salvo algumas reservas de florestas bem conservadas.
Este processo de eliminação das florestas resultou num conjunto de problemas ambientais, como a extinção de várias espécies da fauna e da flora, as mudanças climáticas locais, a erosão dos solos e o assoreamento dos cursos d'água. Neste panorama, as matas ciliares não escaparam da destruição; pelo contrário, foram alvo de todo o tipo de degradação. Basta considerar que muitas cidades foram formadas às margens de rios, eliminando-se todo tipo de vegetação ciliar; e muitas acabam pagando um preço alto por isto, através de inundações constantes.
Além do processo de urbanização, as matas ciliares sofrem pressão antrópica por uma série de fatores: são as áreas diretamente mais afetadas na construção de hidrelétricas; nas regiões com topografia acidentada, são as áreas preferenciais para a abertura de estradas, para a implantação de culturas agrícolas e de pastagens; para os pecuaristas, representam obstáculos de acesso do gado ao curso d'água etc. Este processo de degradação das formações ciliares, além de desrespeitar a legislação, que torna obrigatória a preservação das mesmas, resulta em vários problemas ambientais.
As matas ciliares funcionam como filtros, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d'água, afetando diretamente a quantidade e a qualidade da água e conseqüentemente a fauna aquática e a população humana. São importantes também como corredores ecológicos, ligando fragmentos florestais e, portanto, facilitando o deslocamento da fauna e o fluxo gênico entre as populações de espécies animais e vegetais. Em regiões com topografia acidentada, exercem a proteção do solo contra os processos erosivos.
Apesar da reconhecida importância ecológica, ainda mais evidente nesta virada de século e de milênio, em que a água vem sendo considerada o recurso natural mais importante para a humanidade, as florestas ciliares continuam sendo eliminadas cedendo lugar para a especulação imobiliária, para a agricultura e a pecuária e, na maioria dos casos, sendo transformadas apenas em áreas degradadas, sem qualquer tipo de produção. É necessário que as autoridades responsáveis pela conservação ambiental adotem uma postura rígida no sentido de preservarem as florestas ciliares que ainda restam, e que os produtores rurais e a população em geral seja conscientizada sobre a importância da conservação desta vegetação. O novo Código Florestal (Lei n.° 4.777/65) desde 1965 inclui as matas ciliares na categoria de áreas de preservação permanente. Assim toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios e ao redor de nascentes e de reservatórios deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água.
Fonte resumida: Recuperação de matas ciliares. Sebastião Venâncio Martins. Editora Aprenda Fácil. Viçosa - MG, 2001. Disponível em http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=reflorestamento_mata_ciliar |
Verifique se há dúvidas dos alunos sobre as informações apresentadas. Enfatize as indicações da legislação e pergunte aos alunos se os rios e córregos da região têm às margens uma vegetação proporcional a sua largura, preparando-os para a próxima atividade. Combine que na próxima aula irão visitar um rio ou córrego da região para observações sobre a mata ciliar. Peça que levem blocos de anotações e câmeras fotográficas ou câmeras de celular, quem as tiver.
3ª atividade |
Para a realização dessa atividade, previamente, a equipe escolar deve organizar a ida dos alunos a um rio ou córrego da cidade ou região.
Os alunos precisam ser orientados que, ao retornarem da visita, em atividade extraclasse, deverão fazer cartazes sobre a preservação ambiental na região, com foco nas observações sobre as matas ciliares. Peça que os alunos observem elementos tais como:
4ª atividade |
Faça uma roda de conversa sobre a visita realizada, explorando os pontos de observação.
Proponha, por fim, a criação , pelos grupos, de campanhas de preservação ambiental por meio de cartazes.
Faça orientações gerais para a produção:
Garanta a impressão das imagens produzidas durante a visita que irão compor os cartazes.
Acompanhe a produção pelos alunos, promovendo as intervenções necessárias.
Finalmente, combinem os locais onde os grupos irão solicitar autorização aos proprietários para afixação dos cartazes.
Nome | Tipo |
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Sombra e água fresca | Áudio |
Deixe a mata ciliar crescer | Áudio |
Mata ciliar ou auxiliar? | Animação/simulação |
Acesse a página de perguntas e respostas sobre Mata Ciliar, organizada pela ONG WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/matas_ciliares/
Considerando os objetivos propostos para essa sequência de atividades:
sugere-se que os alunos conheçam os propósitos estabelecidos e sejam convidados a autoanalisarem-se ao final do processo. Para isso, cada aluno deverá escrever um texto comentando quais foram as suas aprendizagens na sequência de atividades desenvolvidas.
Após a leitura dos textos, organize uma roda de conversa com os alunos para apontar as suas observações, indicando aspectos nos quais a turma ainda deve avançar para a melhor organização das informações e o trabalho em grupo.
As observações a respeito do conhecimento construído pelos alunos sobre a mata ciliar devem ocorrer ao longo das atividades, sobretudo durante as socializações propostas.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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30/08/2015
Cinco estrelasMuito bom. A aula se torna atraente e o aprendizado será evidente.
04/04/2012
Cinco estrelasEXCELENTE!!! Uma ótima aula com recursos interessantíssimos!! Estão de parabéns...