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A mata ciliar e a conservação do ecossistema

 

30/11/2010

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a importância da mata ciliar na conservação do ecossistema
  • Organizar informações pesquisadas com fins de socialização de conhecimentos
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

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Estratégias e recursos da aula

A mata ciliar constitui a vegetação das margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é denominada como mata de galeria, mata de várzea ou floresta ripária.

Embora protegida pelo Código Florestal Federal como área de "preservação permanente", em muitas localidades, o que vemos é a sua destruição causada pela ocupação irregular ou desordenada.

Essa sequência de atividades promoverá o estudo sobre a importância da mata ciliar e a identificação do que está ocorrendo com essa vegetação na região onde seus alunos vivem.

1ª atividade

Pergunte a seus alunos o que é mata ciliar e anote as hipóteses ou informações que eles apresentarem. Indique que apresentará informações sobre o tema em áudio e que devem responder:

  • O que é mata ciliar?
  • Qual a função da mata ciliar para  o ambiente?
  • Como a mata ciliar contribui para a vida aquática?
  • Por que estudos sobre a mata ciliar contribuem para a gestão das bacias hidrográficas?

Apresente os arquivos em áudio

 Deixe a mata ciliar crescer , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29779   e 

 Sombra e água fresca , disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25918  

Repita a apresentação dos arquivos, se os alunos considerarem necessário, para responderem às questões.  Após  elaborarem as respostas, retome as questões verificando a pertinência das respostas e compare-as com as informações iniciais que a turma apresentou, destacando divergências e complementos.

2ª atividade

Na sala de informática, ou utilizando computadores portáteis em sala de aula, organize os alunos em duplas e disponibilize o recurso  Mata ciliar ou auxiliar?  disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/930/index.html  

Esse recurso apresenta  animações que  permitem perceber as principais diferenças da inundação ocorrida entre um ambiente com mata ciliar e um ambiente urbanizado.

Imagens do recurso Mata Ciliar ou Auxiliar?

Disponibiliza também um teste para os alunos refletirem sobre as consequências do desmatamento:

 Após utilização do recurso, provoque comentários dos alunos sobre as informações obtidas com o material. Em seguida, promova a leitura compartilhada do texto abaixo:

Recuperação de Matas Ciliares  

"O processo de ocupação do Brasil caracterizou-se pela falta de planejamento e conseqüente destruição dos recursos naturais, particularmente das florestas. Ao longo da história do País, a cobertura florestal nativa, representada pelos diferentes biomas, foi sendo fragmentada, cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens e as cidades. A noção de recursos naturais inesgotáveis, dadas as dimensões continentais do País, estimulou e ainda estimula a expansão da fronteira agrícola sem a preocupação com o aumento ou, pelo menos, com uma manutenção da produtividade das áreas já cultivadas. Assim, o processo de fragmentação florestal é intenso nas regiões economicamente mais desenvolvidas, ou seja, o Sudeste e o Sul, e avança rapidamente para o Centro-Oeste e Norte, ficando a vegetação arbórea nativa representada, principalmente, por florestas secundárias, em variado estado de degradação, salvo algumas reservas de florestas bem conservadas.  

Este processo de eliminação das florestas resultou num conjunto de problemas ambientais, como a extinção de várias espécies da fauna e da flora, as mudanças climáticas locais, a erosão dos solos e o assoreamento dos cursos d'água. Neste panorama, as matas ciliares não escaparam da destruição; pelo contrário, foram alvo de todo o tipo de degradação. Basta considerar que muitas cidades foram formadas às margens de rios, eliminando-se todo tipo de vegetação ciliar; e muitas acabam pagando um preço alto por isto, através de inundações constantes.

Além do processo de urbanização, as matas ciliares sofrem pressão antrópica por uma série de fatores: são as áreas diretamente mais afetadas na construção de hidrelétricas; nas regiões com topografia acidentada, são as áreas preferenciais para a abertura de estradas, para a implantação de culturas agrícolas e de pastagens; para os pecuaristas, representam obstáculos de acesso do gado ao curso d'água etc. Este processo de degradação das formações ciliares, além de desrespeitar a legislação, que torna obrigatória a preservação das mesmas, resulta em vários problemas ambientais.

 As matas ciliares funcionam como filtros, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d'água, afetando diretamente a quantidade e a qualidade da água e conseqüentemente a fauna aquática e a população humana. São importantes também como corredores ecológicos, ligando fragmentos florestais e, portanto, facilitando o deslocamento da fauna e o fluxo gênico entre as populações de espécies animais e vegetais. Em regiões com topografia acidentada, exercem a proteção do solo contra os processos erosivos.

Apesar da reconhecida importância ecológica, ainda mais evidente nesta virada de século e de milênio, em que a água vem sendo considerada o recurso natural mais importante para a humanidade, as florestas ciliares continuam sendo eliminadas cedendo lugar para a especulação imobiliária, para a agricultura e a pecuária e, na maioria dos casos, sendo transformadas apenas em áreas degradadas, sem qualquer tipo de produção. É necessário que as autoridades responsáveis pela conservação ambiental adotem uma postura rígida no sentido de preservarem as florestas ciliares que ainda restam, e que os produtores rurais e a população em geral seja conscientizada sobre a importância da conservação desta vegetação. O novo Código Florestal (Lei n.° 4.777/65) desde 1965 inclui as matas ciliares na categoria de áreas de preservação permanente. Assim toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios e ao redor de nascentes e de reservatórios deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água.

  • Rios com menos de 10 m de largura: 30 m de vegetação  em cada margem
  • Rios com 10 a 50 m de largura: 50 m em cada margem
  • Rios com 50 a 200 m de largura: 100 m em cada margem
  • Rios com 200 a 600 m de largura: 200 m em cada margem
  • Rios com largura superior a 600 m:  500 m em cada margem ."

Fonte resumida: Recuperação de matas ciliares. Sebastião Venâncio Martins. Editora Aprenda Fácil. Viçosa - MG, 2001. Disponível em http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=reflorestamento_mata_ciliar  

Verifique se há dúvidas dos alunos sobre as informações apresentadas. Enfatize as indicações da legislação e pergunte aos alunos se os rios e córregos da região têm às margens uma vegetação proporcional a sua largura, preparando-os para a próxima atividade. Combine que na próxima aula irão visitar um rio ou córrego da região para observações sobre a mata ciliar. Peça que levem blocos de anotações e câmeras fotográficas ou câmeras de celular, quem as tiver. 

3ª atividade

Para a realização dessa atividade, previamente, a equipe escolar deve organizar a ida dos alunos a um rio ou córrego da cidade ou região. 

Os alunos  precisam ser orientados que, ao retornarem da visita, em atividade extraclasse,  deverão fazer cartazes  sobre a preservação ambiental na região, com foco nas observações sobre as matas ciliares. Peça que os alunos observem elementos tais como:

  • erosão
  • assoreamento
  • condições de proteção dos mananciais
  • resíduos urbanos às margens do rio ou córrego
  • construções às margens do rio ou córrego

4ª atividade

Faça uma roda de conversa sobre a visita realizada, explorando os pontos de observação.

Proponha, por fim,  a criação , pelos grupos,  de campanhas de preservação ambiental por meio de cartazes.

Faça orientações gerais para a produção:

  • Aborde que o cartaz é um meio de comunicação que integra texto e imagens para transmitir a mensagem.
  • Considere que a mensagem do cartaz deve ser curta e deve chamar a atenção.
  • Oriente que o  texto pode ser digitado ou escrito à mão, com letras recortadas de jornais e revistas, com letras autocolantes, com moldes de letras, etc., desde que sejam visíveis a certa distância.
  • Para garantir a atenção de quem passa apressado pelos cartazes, eles devem apresentar cores vibrantes.

Garanta a impressão das imagens produzidas durante a visita que irão compor os cartazes.

Acompanhe a produção pelos alunos, promovendo as intervenções necessárias.

Finalmente, combinem os locais onde os grupos irão solicitar autorização aos proprietários para afixação dos cartazes.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sombra e água fresca Áudio
Deixe a mata ciliar crescer Áudio
Mata ciliar ou auxiliar? Animação/simulação
Recursos Complementares

Acesse a página de perguntas e respostas sobre Mata Ciliar, organizada pela ONG WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/matas_ciliares/ 

Avaliação

Considerando os objetivos propostos para essa sequência de atividades:

  • conhecer a importância da mata ciliar na conservação do ecossistema,
  • organizar informações pesquisadas com fins de socialização de conhecimentos,
  • trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum,

sugere-se que os alunos conheçam os propósitos estabelecidos e sejam convidados a autoanalisarem-se ao final do processo. Para isso, cada aluno deverá escrever um texto comentando quais foram as suas aprendizagens na sequência de atividades desenvolvidas.

Após a leitura dos textos, organize uma roda de conversa com os alunos para apontar as suas observações, indicando aspectos nos quais a turma ainda deve avançar para a melhor organização das informações e o trabalho em grupo.

As observações a respeito do conhecimento construído pelos alunos sobre a mata ciliar devem ocorrer ao longo das atividades, sobretudo durante as socializações propostas.

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