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África: muitas memórias, várias histórias

 

19/11/2010

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Padua Franco, Leide Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  Compreender a importância da tradição oral nas sociedades africanas.
  •  Identificar quem são os “griots” e sua importância como guardiões da memória histórica;
  •  Refletir sobre algumas histórias contadas pelos “griots”.  
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se trabalhar a aula: "A descoberta da África!", produzida pelos mesmos autores da presente aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Tradição oral nas sociedades africanas   

A tradição oral é muito forte nas sociedades africanas. Muitas das informações que hoje temos da História da África pré-colonial é graças ao trabalho dos griots.

O griot era o indivíduo encarregado de preservar e transmitir as histórias, lendas e canções de seu povo. O cargo de griot passava de pai pra filho.

Existiam vários tipos de griots e muitos eram procurados por muitos reis africanos para professores particulares de seus filhos.

Desta forma, aprender sobre os griots é fundamental  para se entender a História da África.

Texto: A tradição oral e sua metodologia (do historiador e antropólogo especializado em África Jan Vansina)

" As civilizações africanas, no Saara e ao sul do deserto, eram em grande parte civilizações da palavra falada, mesmo onde existia a escrita, como na África ocidental a partir do século XVI, pois muitas poucas pessoas sabiam escrever, ficando a escrita muitas vezes relegada a um plano secundário em relação às preocupações essenciais da sociedade."

Texto disponível na integra: http://www.casadasafricas.org.br/site/img/upload/492979.pdf   

Este texto é um fragmento do livro: Tradição Oral. Um Estudo em Metodologia Histórica.

 Não será necessário que o aluno leia todo o texto, apenas as páginas 1 ao 7.   

Abordar algumas questões com os alunos através de um debate:   

1- Qual era o papel da escrita nas civilizações africanas? (página 1)

2- Qual a importância da tradição oral para a civilização oral? (página 1)

3- Qual a relação do historiador com a tradição oral? (páginas 1 ao 7)

4- Como se configura de forma literária a tradição oral? (páginas 4 ao 7)   

Atenção: Comentar com os alunos que todas as fontes históricas (escritas, iconográficas, orais e materiais) são produzidas por agentes históricos em contextos específicos, não representando a realidade, mas uma representação dessa realidade, que inclui um alto grau de subjetividade. Neste sentido, a parcialidade e a falta de objetividade são características de todas as fontes históricas e não especificamente das fontes orais.

   Atividade 2: Griots: “bibliotecas vivas”

 Ver blog:

Disponível: http://balettafrokoteban.blogspot.com 

Neste site o aluno poderá:  

1- Entender o significado de griots e sua importância para as sociedades africanas, apesar de citar em especifico os griots da cultura Mandingue.

2- Conhecer um dos ramos de atuação dos griots, a música, e os instrumentos musicais utilizados para cantar a história dos povos africanos.

3- Ver alguns vídeos que mostram performances de alguns griots.

 4- Após a visita ao site sugerido, o professor deve levantar, com os alunos, a seguinte questão: hoje, ainda existem griots na África?

Trabalhando o tema:  

 1- O aluno deverá pedir que seu avô ou avó lhe conte uma história antiga de um fato importante ocorrido em sua cidade. Se não for possível pedir aos avós, peça a alguém da terceira idade. O aluno não deverá fazer nenhuma anotação, contando somente com o recurso da sua memória para lembrar da história que lhe foi contada. 

 2- Na sala de aula, em duplas, os alunos deverão reproduzir esta história, ou seja, contá-la para o seu colega.

 3- Discutir, na sala de aula, algumas questões relativas à atividade desenvolvida:

a) Qual a sua sensação diante desta experiência?

b) Você acha que conseguiu lembrar-se de tudo que lhe contaram?

c) Essa experiência seria melhor aproveitada se você tivesse feito algumas anotações?

 4- Produzir cartazes com os alunos sobre o respeito à terceira idade. O objetivo é que os estudantes aprendam a valorizar a terceira idade e saibam sobre a importância dos idosos na conservação da memória de sua cidade e da sociedade de forma geral, além da memória familiar.  

Atividade 3:  Histórias africanas                       

 Ler os contos:  

 1- Contos de princesa e princípes

“No leste da África localiza-se o chamado “chifre da África”. Dizem que justamente essa região, onde ficam hoje Eritreia, Djibuti, Somália e uma parte do Quênia e do Sudão, é o berço da humanidade, e que foi de lá que saíram os primeiros humanos para dominar o mundo. Quem sabe se aqueles primeiros homens e aquelas primeiras mulheres, como a célebre Lucy, velha de mais de três milhões de anos, que então pintavam suas histórias com tintas nas pedras, já não inventavam contos? Nem todos sabem que na África existem também muitas histórias de princesas e príncipes, como nos contos de várias outras culturas. E dizem que essas histórias entraram no continente africano justamente pelo seu “chifre” e foram influenciadas pelas histórias da Arábia das Mil e uma noites, que vinham do outro lado do mar Vermelho e do golfo de Áden. Ao cabo de séculos, porém, descobrimos que as histórias contadas no “chifre” da África se parecem muito com as narradas em outros cantos do mundo. (página 17) ”

Disponível: http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12651.pdf   

 2- “Os dois reis de Gondar - Etiópia” (páginas 11 ao 13)

 Disponível na integra: http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12651.pdf       

3- Contos Africanos: A gazela e o caracol           

  “  Uma gazela encontrou um caracol e disse-lhe:

 __ Tu, caracol, és incapaz de correr, só te arrastas pelo chão.

O caracol respondeu:

 __ Vem cá no Domingo e verás! O caracol arranjou cem papéis e em cada folha escreveu: «Quando vier a gazela e disser "caracol", tu respondes com estas palavras: "Eu sou o caracol"». Dividiu os papéis pelos seus amigos caracóis dizendo-lhes:

 __ Leiam estes papéis para que saibam o que fazer quando a gazela vier. No Domingo a gazela chegou à povoação e encontrou o caracol. Entretanto, este pedira aos seus amigos que se escondessem em todos os caminhos por onde ela passasse, e eles assim fizeram. Quando a gazela chegou, disse:

 __ Vamos correr, tu e eu, e tu vais ficar para trás! O caracol meteu-se num arbusto, deixando a gazela correr. Enquanto esta corria ia chamando:

 __ Caracol! E havia sempre um caracol que respondia:

__ Eu sou o caracol. Mas nunca era o mesmo por causa das folhas de papel que foram distribuídas. A gazela, por fim, acabou por se deitar, esgotada, morrendo com falta de ar. O caracol venceu, devido à esperteza de ter escrito cem papéis.”  

Disponível: http://aprender-a-gostar-de-ler.blogspot.com/2010/05/contos-africanos-gazela-e-o-caracol.html   

Atenção: Neste blog: "Para aprender a gostar de ler" o aluno ainda poderá encontrar outros contos africanos, como por exemplo:

1- Duas mulheres http://aprender-a-gostar-de-ler.blogspot.com/2010/05/contos-africanosduas-mulheres.html   

2- O Homem e a filha: http://aprender-a-gostar-de-ler.blogspot.com/2010/05/contos-africanos-o-homem-e-filha.html   

3- A menina que não falava: http://aprender-a-gostar-de-ler.blogspot.com/2010/05/contos-africanos-menina-que-nao-falava.html      

Trabalhando o tema:

1- Promover com os alunos um momento de leitura desses e de outros contos africanos.

2- Pedir aos alunos que entrem no site: http://www.griots.org.br/conte_uma_historia.asp. Neste site, desenvolvido pela Associação Griots - Os Contadores de Histórias, uma organização não-governamental, o aluno encontrará uma sessão denominada “Conte uma História” e a história do mês incompleta. O professor deve pedir aos alunos que continuem a história, seguindo as instruções do site.

3- Pesquisar outros contos africanos e selecionar alguns para realizar uma roda de “Contação de Histórias”.

4- Peça aos alunos que produzam um conto sobre: príncipe e princesas, guerreiros, criação do mundo, entre outras temáticas que estejam relacionadas aos contos africanos. Depois de feito os contos, os alunos devem socializá-los através da leitura.            

Professor: Esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Português, o qual orientará os alunos na leitura dos contos e na explicação de como fazer um conto.     

 Atividade 4: “ Griots x Rappers ”     

Assim como os griots são importantes para as sociedades africanas por contar sua história, o rap constitui-se em uma manifestação cultural, muitas vezes de denúncia, importante em nossa sociedade.

Griots   

Nas aulas anteriores aprendemos que o griot era o individuo encarregado de preservar e transmitir as histórias, lendas e canções dos povos africanos.

No site  http://www.ciadejovensgriots.org.br/griots.php , encontramos a seguinte explicação:    

  “Eles são considerados sábios muito importantes e respeitados na comunidade onde vivem. Através de suas narrativas, eles passam de geração a geração as tradições de seus povos. Nas aldeias africanas era de costume sentar-se à sombra das árvores ou em volta de uma fogueira para ali passar horas e horas a fio ouvindo histórias do fantástico mundo africano transmitidas por "este velhos griôts”.   

Vídeo Griots

Neste vídeo, o aluno poderá ver uma apresentação dos griots através da música.

       

 Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=zQMFN-whbEU    

Rappers  

“Em inglês conhecido como “emceeing” é um discurso rítmico com rimas e poesias, que surgiu no final do século XX entre as comunidades negras dos Estados Unidos. É um dos cinco pilares fundamentais da cultura hip hop, de modo que chama-se metonimicamente (e de forma imprecisa) hip hop. Pode ser interpretado a capella bem como com um som musical de fundo, chamado beatbox. Os cantores de rap são conhecidos como rappers ou MCs, abreviatura para mestre de cerimônias.”

Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rap http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000082005000100010&script=sci_arttext 

Vídeo Rap

Este vídeo contém a audição da música: Esteja em paz

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=K30Z_N7yls0    

Letra da Música:  

Esteja Em Paz (Consciência X Atual)

 Esteja em paz onde estiver

Esteja em Paz

Esteja em Paz

Esteja em paz onde estiver

Esteja em Paz

O palco de guerra, miséria, o medo impera

O resumo submisso onde não existem regras

Habitado por um povo que tira de letra

Com muito orgulho sou um filho da periferia não se esqueça

Aqui os privilégios sempre foram limitados

Simplicidade é o dilema a qual fui educado

Aos poucos vou compreendendo a ideologia, incentivo ocultado

 Aprendizado escasso

A moradia é sem luxo, a casa é bem humilde

O rapaz é abalado com o divórcio dos seus pais

E como herança a família o deseja um berço hereditário

Chamado honestidade mas pelo contrário

Os sonhos que se destaca na vida

Predominava não era simples ambição

Era necessidade Dinheiro, carro e uma bela casa

Status financeiro respeitado na comunidade

Gírias de ladrão, mano, tretas do mundão

Letra  disponível na íntegra : http://www.vagalume.com.br/consciencia-x-atual/esteja-em-paz.html      

Trabalhando o tema:   

1- Fazer audição e leitura da música.

2- Fazer um debate levantando algumas questões:

 a) Quais as semelhanças entre os griots e os rappers?

 b) Apontar as principais diferenças entre os dois.

c) Qual a importância dos griots e rappers para a cultura afro?

3- Propor aos alunos que façam em grupo uma letra de rap sobre algum conto africano estudado neste conteúdo e depois façam uma apresentação para os demais colegas da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, debates, produção de contos e rap, contações de história e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • camila, africa de todos nos , Bahia - dijo:
    camila2w@hotmail.com

    23/11/2013

    Quatro estrelas

    gostei bastante ,porem nao entendir muita coisa.


  • luciana beatriz lemos, E.E. Professor Jacintho Silva , Rio Grande do Sul - dijo:
    llucianabeatriz@yahoo.com.br

    16/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante esta proposta , pois abrange várias pontos para discutir . Apliquei na minha turma de ensino fundamental séries finais e no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos e a compreensão e participação foram excelentes


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