17/11/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância;
Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva;
Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá distribuir para cada dupla um caça –palavras (Fig.1), o qual encontra-se disponível no link abaixo.
Link do Caça-palavras:
http://www.4shared.com/photo/FZu5bcEA/caa_palavras_2.html Acessado em: 06 Outubro de 2010.
Figura 1: Caça palavras
Fonte: Do Autor
Em seguida, o professor deverá explicar para os alunos que eles deverão localizar as seguintes palavras que estão no caça-palavras: paz, inclusão, igualdade, respeito, educação, sociedade,diversidade e solidariedade.
Observação
O professor deverá imprimir o caça-palavras e disponibilizar para cada dupla um exemplar do mesmo, a fim de facilitar a realização da atividade.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão
Quando todos os alunos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá dizer que o tema desta aula é "Sociedade para todos".
Atividade 1
Dando continuidade ao tema da aula, cada dupla deverá pesquisar em dicionários (eletrônicos ou impressos) e em sites da internet os seguintes termos:
Sugestões de sites para a pesquisa
http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx (Fig. 2)
http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/
http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=94&doc=8179&mid=2
http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_Canal=52&cod_noticia=7011
Figura 2: Imagem do site Dicionário Priberam
Finalizada a pesquisa, os alunos que se sentirem à vontade deverão compartilhar as informações obtidas acerca dos referidos termos em suas pesquisas. É importante que o professor medie este momento, estimulando a participação de todos, bem como esclarecendo dúvidas e ou conceitos errôneos.
Para a realização das próximas atividades, os alunos deverão ser organizados em grupos de quatro integrantes – junção de duas duplas.
Atividade 2
Dando continuidade à aula, estando os alunos em grupos, o professor deverá entregar para cada grupo uma das reportagens disponíveis abaixo, e pedir para que eles leiam e discutam o conteúdo da mesma. Observamos que as reportagens versam sobre como a nossa sociedade necessita de condições de vida mais favoráveis para que possa ser uma sociedade justa a todos.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3295.shtml Acessado em: 06 Outubro de 2010.
http://jpn.icicom.up.pt/2005/12/14/milhoes_de_criancas_excluidas_em_todo_o_mundo.html Acessado em: 07 Outubro de 2010.
http://veja.abril.com.br/blog/acervo-digital/brasil/educacao-os-entraves-para-um-ensino-de-qualidade-no-pais/ Acessado em: 07 Outubro de 2010.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/801274-mundo-precisa-repensar-o-combate-a-pobreza-diz-eua.shtml Acessado em: 07 Outubro de 2010.
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/792269-43-das-moradias-brasileiras-sao-inadequadas-segundo-ibge.shtml Acessado em: 07 Outubro de 2010
Figura 3: Imagem da Reportagem: “Preconceito na sociedade é velado”
Observações:
1. O professor poderá imprimir as reportagens e distribuir para cada grupo um ou dois exemplares, permitindo uma maior autonomia no desenvolvimento da atividade.
2. É importante que todas as reportagens sejam trabalhadas por, pelo menos, um grupo.
Em seguida, o professor deverá promover e mediar uma discussão em aula aberta com os alunos sobre as reportagens lidas e discutidas em grupo. Para este momento, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão:
Atividade 3
Finalizada a discussão, e baseada na leitura e discussão das reportagens trabalhadas, cada grupo deverá elaborar um texto no estilo escolhido pelo grupo - narrativo, em letra de música, como uma reportagem etc. - , de forma que relatem o que seria necessário para construir uma sociedade inclusiva, igualitária e justa a todos.
Os alunos, após a produção de seus textos, deverão compartilhá-los com todos da sala de aula. Em seguida, o professor deverá mediar uma discussão em aula aberta, na qual os alunos possam conversar sobre as propostas feitas nos textos apresentados - se concordam, se fariam diferente etc.
Os links abaixo se referem ao conceito de Sociedade para todos.
http://pt.shvoong.com/humanities/792766-da-sala-aula-%C3%A0-sociedade/
http://www.miniweb.com.br/Cidadania/cidadania/escola_etica.html
http://www.partes.com.br/educacao/educadormatematico.asp
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000100026
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que a sociedade para todos é aquela que garante condições de vida melhores para cada cidadão e não apenas alguns. Além disso, a participação e envolvimento dos alunos nas atividades deverão ser avaliadas.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/02/2013
Cinco estrelasExelente sugestão, por meio de diversos recursos pode-se atrair a atenção do educado e ao mesmo tempo incentivar a prática da oralidade em sala.
27/02/2012
Cinco estrelasAmei este trabalho, era tudo que precisava, parabéns.
24/02/2012
Cinco estrelasEu gostei muito dessa aula, e estou empenhado em aplicar em minha sala do terceiro ano do ensino médio, onde estamos trabalhando um projeto de ética em nossa comunidade. Já estou providenciando os textos e procurei fazer algumas adaptações como uma pesquisa investigativa em nossa localidade. Desse modo poderemos analizar e discutir não só a necessidade da comunidade como quais são seus anseios e desejos justamente neste ano que é um ano de eleições.
24/05/2011
Quatro estrelasÓtima e objetiva