Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ortografia - uso das letras F e V

 

09/11/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as regras básicas quanto ao uso do F e do V;
  • Empregar adequadamente o F e o V em diferentes palavras;
  • Ampliar vocabulário;
  • Treinar a atenção e o cuidado com a escrita.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta atividade é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples, porém professor, se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, os alunos precisam compreender que, em alguns casos, as normas ortográficas, isto é, o conjunto de normas que estabelecem a grafia correta das palavras, segue regras e em outros, não. Acreditamos que é necessário um trabalho de reflexão e construção da norma ortográfica para situar a escrita correta das palavras como um objeto de aprendizagem, isto é, um conhecimento que o aluno constrói com a intervenção do professor, e não sozinho, o aluno precisa ser informado sobre a forma como determinada palavra é escrita. Muitas vezes a criança erra porque não conhece a representação gráfica, erra porque muitas vezes as atividades de escrita não têm significado para ela. De tal modo, apresentamos algumas propostas para que seja trabalhada a ortografia de palavras escritas com a letra F e V. É indispensável que você esclareça aos alunos que estas consoantes têm o som muito semelhante e é por isso que precisamos estar atentos ao utilizá-las.

USO DA LETRAS F E V                      

Professor, anteriormente ao estudo ortográfico das letras F e V, proponha aos alunos, como tarefa de casa, as seguintes adivinhações, ou seja,

 O QUE É O QUE É?

a- Que é grande antes de ser pequena ? Vela

b- Que tem rabo de porco, mas não é porco. Pé de porco mas não é porco. Costela de porco, mas não é porco? Feijoada

c- O que só vive no pé da letra? Vírgula

d- O que é que quanto mais se tira mais se tem? Foto 

e- O que é que é que quanto mais se gasta mais queimado fica?  Fósforo 

f- O  que é o que é, que tem no meio do ovo ? A letra v

g- O que é o que é, que a gente sempre espera e nunca chega ?  Futuro 

Professor, retome a atividade proposta na tarefa de casa. Faça as perguntas do o que é o que é, uma por vez. Escreva as respostas na lousa e em seguida indague à turma:       

* Quais foram as respostas de nossas perguntas? Leiam as palavras em voz alta.       

* Quais são as letras que iniciam cada uma das palavras?       

* Estas letras são vogais ou consoantes?       

* Quem sabe alguma outra palavra que começa com a letra V? E com a letra F? Professor, escreva as palavras que os alunos falarem em colunas, uma coluna para a letra F e outra para a letra V.       

* Solicite que os alunos leiam as palavras registradas na lousa.

* Entregue uma folha em branco para cada aluno e peça que copiem as palavras que você escreveu na lousa.       

* Recolha as folhas e em seguida guarde-as, pois as utilizaremos posteriormente. Não se esqueça de pedir que os alunos escrevam seu nome na folha.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, registre na lousa o poema abaixo de Maria Alice Penna de Azevedo. Peça que os alunos copiem o texto e em seguida façam sua ilustração.

Vento Forte

Vento que vem,

Vento que vai,

Vira e revira, avança e lá vai!

V...V...V...V...V...V...V...

Fonte: AZEVEDO, Maria Alice Penna de. Conversa com o verso. São Paulo: Paulinas, 1988.

Professor,convide a turma para fazer a leitura coletiva do poema. Instrua os alunos a fazerem a pontuação adequada. Em seguida proponha as atividades registradas a seguir.

1- Copie a primeira consoante da cada palavra do título do poema.

2- Escreva algumas palavras com as letras F e V seguindo as instruções abaixo.Você poderá consultar a lista de palavras que copiou na aula anterior ou pensar em outras diferentes:

a – Três palavras com V que tenham seis letras.

b- Três palavras com F que tenham quatro letras.

c- Duas palavras que tenham F e V.   

3- Reescreva as palavras abaixo nos quadros de acordo com a indicação.

Fonte: Acervo da autora     

                               

ANIMAIS

ALIMENTOS

OBJETOS

  PESSOAS 

4- Pinte as letras que, quando trocadas, formam outras palavras com outros sentidos. Depois, produza uma frase com um dos grupos.

vaca  -  faca                            fila – vila                    foto – voto                    Vera- fera     

                

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Oba! Atividade lúdica!

Jogo: Morto Vivo (troca de letras).

Material: Tiras de papel pequenas contendo palavras.

Preparação: Dispor as crianças enfileiradas na horizontal. Cada criança recebe uma palavra referente a ortografia de F/V. Neste exemplo usaremos as palavras vaca e faca.

Como se joga: Cada criança lê a sua palavra, mas não conta para o colega. Professor, você deverá fazer a seguinte voz de comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase, ficará em pé (vivo).

“A... da fazenda da minha avó é bonita.”

As crianças mostram as palavras que têm. Quem ficou em pé com a palavra faca sai do jogo e quem abaixou com a palavra vaca também.

O jogo segue com novas frases e palavras até que sobre um só jogador.

Observação: A cada nova frase sua voz de comando poderá ser mudada, passando a abaixar-se (morto) a pessoa que está com a palavra adequada. Quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira poderá recomeçar novamente. Após a brincadeira faça alguns questionamentos, por exemplo:

* Por que nos confundimos?       

* Quais são as letras que têm sons parecidos?       

* Vocês aprenderam alguma coisa com esta atividade? O quê? Justifiquem a resposta.       

 * O que vocês acharam de participar deste momento?

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, registre a atividade realizada. Você poderá optar por fazer um texto coletivo: as crianças vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. A cada novo parágrafo construído faça, com ajuda dos alunos, as adequações necessárias. Ao final, os alunos devem fazer a cópia do texto e se quiserem poderão ilustrá-lo.

É importante que no texto seja incluído o nome do jogo, seu/s objetivo/s e a opinião dos alunos sobre a atividade realizada.

Se em sua escola tiver Laboratório de Informática, você poderá utilizar alguns jogos com as letras F e V ou com sílabas que contenham estas letras. Você poderá utilizar os sítios abaixo:

 

 http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/silabas-jogo-silaba-fa.html  

 http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/ditado.html 

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, observe o desempenho dos alunos nas atividades de leitura e de escrita, para isso avalie se eles conseguem grafar corretamente palavras com as letras F e V  Observe ainda, se os alunos empregam adequadamente as letras F e V em diferentes palavras.Entendemos que o papel do professor é o de mediador, questionando e provocando os alunos para que observem, analisem, reflitam, sintetizem, concluam, apliquem as normas às descobertas à medida que estiverem ocorrendo. E mesmo, que na ortografia tenha um forte apelo à memorização, a aprendizagem da grafia correta não deve constituir um processo passivo: trata-se de uma construção individual, para a qual ações pedagógicas decisivas têm muito a contribuir. Acreditamos que os chamados erros ortográficos não devem ser os determinantes para dar nota, devem, isso sim, servir de pista para o emprego de estratégias mais adequadas a cada situação. Assim, é muito importante que você acompanhe as atividades propostas com o intuito de rever as possíveis dificuldades apresentadas por seus alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 14 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/14 - 78,57%
  • Quatro estrelas 2/14 - 14,29%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 1/14 - 7,14%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.