09/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para realização desta atividade é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples, porém professor, se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, os alunos precisam compreender que, em alguns casos, as normas ortográficas, isto é, o conjunto de normas que estabelecem a grafia correta das palavras, segue regras e em outros, não. Acreditamos que é necessário um trabalho de reflexão e construção da norma ortográfica para situar a escrita correta das palavras como um objeto de aprendizagem, isto é, um conhecimento que o aluno constrói com a intervenção do professor, e não sozinho, o aluno precisa ser informado sobre a forma como determinada palavra é escrita. Muitas vezes a criança erra porque não conhece a representação gráfica, erra porque muitas vezes as atividades de escrita não têm significado para ela. De tal modo, apresentamos algumas propostas para que seja trabalhada a ortografia de palavras escritas com a letra F e V. É indispensável que você esclareça aos alunos que estas consoantes têm o som muito semelhante e é por isso que precisamos estar atentos ao utilizá-las.
Professor, anteriormente ao estudo ortográfico das letras F e V, proponha aos alunos, como tarefa de casa, as seguintes adivinhações, ou seja,
O QUE É O QUE É?
a- Que é grande antes de ser pequena ? Vela
b- Que tem rabo de porco, mas não é porco. Pé de porco mas não é porco. Costela de porco, mas não é porco? Feijoada
c- O que só vive no pé da letra? Vírgula
d- O que é que quanto mais se tira mais se tem? Foto
e- O que é que é que quanto mais se gasta mais queimado fica? Fósforo
f- O que é o que é, que tem no meio do ovo ? A letra v
g- O que é o que é, que a gente sempre espera e nunca chega ? Futuro
Professor, retome a atividade proposta na tarefa de casa. Faça as perguntas do o que é o que é, uma por vez. Escreva as respostas na lousa e em seguida indague à turma:
* Quais foram as respostas de nossas perguntas? Leiam as palavras em voz alta.
* Quais são as letras que iniciam cada uma das palavras?
* Estas letras são vogais ou consoantes?
* Quem sabe alguma outra palavra que começa com a letra V? E com a letra F? Professor, escreva as palavras que os alunos falarem em colunas, uma coluna para a letra F e outra para a letra V.
* Solicite que os alunos leiam as palavras registradas na lousa.
* Entregue uma folha em branco para cada aluno e peça que copiem as palavras que você escreveu na lousa.
* Recolha as folhas e em seguida guarde-as, pois as utilizaremos posteriormente. Não se esqueça de pedir que os alunos escrevam seu nome na folha.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, registre na lousa o poema abaixo de Maria Alice Penna de Azevedo. Peça que os alunos copiem o texto e em seguida façam sua ilustração.
Vento Forte
Vento que vem,
Vento que vai,
Vira e revira, avança e lá vai!
V...V...V...V...V...V...V...
Fonte: AZEVEDO, Maria Alice Penna de. Conversa com o verso. São Paulo: Paulinas, 1988.
Professor,convide a turma para fazer a leitura coletiva do poema. Instrua os alunos a fazerem a pontuação adequada. Em seguida proponha as atividades registradas a seguir.
1- Copie a primeira consoante da cada palavra do título do poema.
2- Escreva algumas palavras com as letras F e V seguindo as instruções abaixo.Você poderá consultar a lista de palavras que copiou na aula anterior ou pensar em outras diferentes:
a – Três palavras com V que tenham seis letras.
b- Três palavras com F que tenham quatro letras.
c- Duas palavras que tenham F e V.
3- Reescreva as palavras abaixo nos quadros de acordo com a indicação.
Fonte: Acervo da autora
ANIMAIS |
ALIMENTOS |
OBJETOS |
PESSOAS |
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4- Pinte as letras que, quando trocadas, formam outras palavras com outros sentidos. Depois, produza uma frase com um dos grupos.
vaca - faca fila – vila foto – voto Vera- fera
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Jogo: Morto Vivo (troca de letras).
Material: Tiras de papel pequenas contendo palavras.
Preparação: Dispor as crianças enfileiradas na horizontal. Cada criança recebe uma palavra referente a ortografia de F/V. Neste exemplo usaremos as palavras vaca e faca.
Como se joga: Cada criança lê a sua palavra, mas não conta para o colega. Professor, você deverá fazer a seguinte voz de comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase, ficará em pé (vivo).
“A... da fazenda da minha avó é bonita.”
As crianças mostram as palavras que têm. Quem ficou em pé com a palavra faca sai do jogo e quem abaixou com a palavra vaca também.
O jogo segue com novas frases e palavras até que sobre um só jogador.
Observação: A cada nova frase sua voz de comando poderá ser mudada, passando a abaixar-se (morto) a pessoa que está com a palavra adequada. Quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira poderá recomeçar novamente. Após a brincadeira faça alguns questionamentos, por exemplo:
* Por que nos confundimos?
* Quais são as letras que têm sons parecidos?
* Vocês aprenderam alguma coisa com esta atividade? O quê? Justifiquem a resposta.
* O que vocês acharam de participar deste momento?
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, registre a atividade realizada. Você poderá optar por fazer um texto coletivo: as crianças vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. A cada novo parágrafo construído faça, com ajuda dos alunos, as adequações necessárias. Ao final, os alunos devem fazer a cópia do texto e se quiserem poderão ilustrá-lo.
É importante que no texto seja incluído o nome do jogo, seu/s objetivo/s e a opinião dos alunos sobre a atividade realizada.
Se em sua escola tiver Laboratório de Informática, você poderá utilizar alguns jogos com as letras F e V ou com sílabas que contenham estas letras. Você poderá utilizar os sítios abaixo:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/silabas-jogo-silaba-fa.html
Professor, observe o desempenho dos alunos nas atividades de leitura e de escrita, para isso avalie se eles conseguem grafar corretamente palavras com as letras F e V Observe ainda, se os alunos empregam adequadamente as letras F e V em diferentes palavras.Entendemos que o papel do professor é o de mediador, questionando e provocando os alunos para que observem, analisem, reflitam, sintetizem, concluam, apliquem as normas às descobertas à medida que estiverem ocorrendo. E mesmo, que na ortografia tenha um forte apelo à memorização, a aprendizagem da grafia correta não deve constituir um processo passivo: trata-se de uma construção individual, para a qual ações pedagógicas decisivas têm muito a contribuir. Acreditamos que os chamados erros ortográficos não devem ser os determinantes para dar nota, devem, isso sim, servir de pista para o emprego de estratégias mais adequadas a cada situação. Assim, é muito importante que você acompanhe as atividades propostas com o intuito de rever as possíveis dificuldades apresentadas por seus alunos.
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/03/2014
Cinco estrelasAmei! Vou levar a ideia para trabalhar com meus alunos.
20/09/2013
Cinco estrelasTudo que eu precisava, ensinar ortografia de maneira lúdica.
27/08/2013
Cinco estrelasGostei muito da proposta e informarei a professora particular do meu filho p/ realizar essas atividades como também as professoras do último ano do 1º ciclo da escola em que trabalho.
03/07/2013
Cinco estrelasAdorei a aula, vou aplicá-la sim à minha sala de aula.
14/05/2013
Quatro estrelasGostei muito das atividades, vou repassá-las para as professoras da escola!
02/05/2013
Uma estrelaAchei produtiva. Logo estou atuando na EJA eixo IV e V. Disciplinas: português, Matemática e inglês.
28/02/2013
Cinco estrelasAdorei as atividades,introduzi essas ortografias dessa forma.
18/02/2013
Cinco estrelasadorei a aula , inclusive já estou trabalhando e até passando para outros professores
13/02/2013
Cinco estrelasAdorei esta aula gostaria de poder estar sempre recebendo estas ideias
17/08/2012
Cinco estrelasMuito legal sua aula. Vou aplicá-la.
04/06/2012
Cinco estrelasParabéns! Vou sugerir as colegas.
12/03/2012
Quatro estrelasAchei a aula ótima, acredito que poderia ser acrescentado um texto onde tivessem várias palavras com F e V
03/12/2011
Cinco estrelasAdorei a dica, vou realizar essas tarefas com meu filho!! obrigada!
25/04/2011
Cinco estrelasGostei muito, tanto que vou aproveitar as sugestões e repassar para outras colegas da escola onde trabalho.