Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A diferença entre uma notícia e uma reportagem

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar oralmente a linguagem usada nesses textos quanto à clareza e objetividade.
  • Escrever manchetes para notícias lidas pelo professor, utilizando linguagem adequada.
  • Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.
  • Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.
  • Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
  • Ler e identificar os elementos que compõem as notícias e reportagens (o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências).
  • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.  
  • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.  
  • Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.    
  • Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.   
  • Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
  • Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.
  • Dispor, ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas.  
  • Definir conceitos (explicá-los com as próprias palavras).  
  • Avaliar a adequação de definições e conceitos.
Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.

- Conhecimentos básicos da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa;
  • trabalhos em grupos;
  • seleção e leitura de manchetes e reportagens de jornais e revistas;
  • debate.

DESENVOLVIMENTO

1ª Atividade: Comparando Notícias  X  Reportagens   

1.O professor apresenta o quadro propondo que, coletivamente, seja preenchido a partir das informações que os alunos fornecerão sobre os dois gêneros textuais abaixo:

NOTÍCIAS

REPORTAGENS

2. Em seguida, o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.     

Notícia   X  Reportagem                   

A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios, jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Geralmente, a notícia tem conotação negativa, justamente por ser excepcional, anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando não foram noticiadas previamente por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos que mais interessam ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto jornalístico é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.

Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notícia:

Novidade: a notícia deve conter informações novas, e não repetir as já conhecidas.

Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notícia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor

Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público Relevância: notícia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa.

Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam ao público.

Notícias chegam aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa.

Eventualmente, amigos e conhecidos de jornalistas fornecem denúncias, sugestões de pauta, dicas e pistas, às vezes no anonimato, pelo telefone ou por e-mail.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo 

A reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspectiva atual, em histórias vividas por pessoas, relacionadas com o seu contexto. A reportagem televisiva, testemunho de ações espontâneas, relata histórias em palavras, imagens e sons. Na reportagem é concedido ao autor a possibilidade do mesmo expressar sua opinião, diferente do texto editorial. Uma reportagem é uma notícia mais aprofundada, que pode conter opiniões de terceiros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagem 

Normalmente, a sugestão para fazer uma reportagem parte precisamente de uma notícia que o chefe de redação quer ver desenvolvida, já que o assunto pode dar pano para mangas e ser explorado, de acordo com as características do jornal, constituindo um "furo jornalístico". Por vezes, possui o caráter de denúncia de algo que importa corrigir: o mau estado de um hospital, de uma escola, situações de marginalidade social ou de delinquência, de agressão ao meio ambiente, etc. São imensos os assuntos possíveis e o posicionamento que pode adotar o repórter. A reportagem costuma ser acompanhada de fotografias. http://www.prof2000.pt/users/jmatafer/jornal/reportagem.htm 

A reportagem  tem o papel de informar de maneira diferente. Para alcançar este objetivo, faz o leitor viver no coração do acontecimento. Recorre a técnicas que são semelhantes a do espetáculo. Não é uma questão de dimensão ou de distância.

As funções: A reportagem, sob um ângulo particular, se possível original, personaliza a informação.

Torna mais compreensível um fato para a sociedade. Demonstra alguns aspectos por meio de situações concretas. Coloca o acontecimento ou situação em perspectiva.

Aproxima o leitor do cenário/contexto da informação. A reportagem fá-lo assistir diretamente ao acontecimento.

O leitor não só é informado mas também sensibilizado, ou até implicado na situação escrita, por que a reportagem faz apelo a sua afetividade.  

Identifica-se com aqueles que o repórter faz viver diante dele.

Uma das funções da reportagem é a de conferir aos jornalistas uma maior abertura no seu ofício, uma maior polivalência. A aprendizagem do trabalho de campo, as suas experiências, dos seus constrangimentos.

Como tornar as coisas atraentes, fazendo reportagem. 

O objetivo é fazer ouvir, ver, sentir, experimentar. Como se o leitor estivesse no local do acontecimento.  É um encadeamento de cenas.

Como qualquer espetáculo inclui cenários, sons, personagens, roupas e ação. É composto por um argumento, diálogos, encenação ou reconstituição de imagens.

www.unifra.br/professores/maicon/REPORTAGEM%202.doc 

3)  Em seguida, o professor propõe que a turma volte ao quadro preenchido no primeiro passo dessa aula para que sejam acrescentadas ou mudadas as informações colocadas nele, com o objetivo de conceituar cada um desses gêneros textuais.

2ª Atividade: Notícias veiculadas no dia de  hoje   

1)     O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma das notícias abaixo, solicitando que realizem as seguintes atividades:   

a)      Ler a notícia, analisar e comentá-la;

b)      Responder, com base na notícia recebida, as questões pertinentes  às notícias e reportagens : o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências.

c)      Transformar a notícia escrita em uma notícia para ser apresentada em um Noticiário de TV.   

OBS: As sugestões  de noticias apresentadas abaixo são referentes ao dia em que a aula foi elaborada. O professor poderá substituir estas notícias por outras veiculadas em jornais e revistas mais atuais, conforme o dia em que a aula for dada

Grupo 1: No rádio, Dilma e Serra minimizam ataques e exploram biografia 12 de outubro de 2010 - 09h44

http://veja.abril.com.br/assets/pictures/19314/serra-dilma-20101003-02-size-598.jpg?1286209381 

Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), candidatos à presidência da República, minimizaram os ataques e aproveitaram o horário eleitoral gratuito veiculado no rádio na manhã desta terça-feira (12) para explorar suas biografias. Neste feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, vozes infantis também fizeram parte das propagandas.

"O jogo político é sempre perverso quando se tem por trás a ambição do poder. Nesta campanha, a oposição tem extrapolado todos os limites na tentativa de desqualificar a já reconhecida capacidade e até a vida pessoal de Dilma", afirmou um dos locutores do programa petista antes de ser apresentada, de forma detalhada, a trajetória de vida da candidata.

"Hoje é um dia especial. É o Dia da Criança e o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Dia de graça, agradecimento, fé, esperança e reflexão sobre o nosso presente e o nosso futuro. Por isso, venho renovar o meu compromisso com as crianças do Brasil", afirmou Dilma que prometeu dar oportunidades para que elas se tornem "cidadãs felizes e plenamente realizadas". O programa foi encerrado com duas meninas, uma cantando o jingle de campanha e outra elogiando a petista.

Por sua vez, José Serra, destacou o programa "Mãe Brasileira", que pretende oferecer assistência às gestantes em todo o País. A presença de dois professores em sala de aula e as propostas para o ensino técnico e profissionalizante também foram lembradas. A história do candidato foi contada em ritmo de samba e forró.

O programa tucano comparou a vida de Serra e Dilma no ano de 1998. "Dilma Rousseff inaugura em Porto Alegre uma lojinha de produtos importados, tudo por R$ 1,99. A lojinha quebrou. (Em) 1998 José Serra também quebrou, quebrou a patente de medicamentos internacionais usados para o tratamento da aids. Entendeu a diferença?", questionou o locutor.

O tucano falou sobre o receio que as pessoas estão em votar nele por terem medo de que não continue os projetos do presidente Lula. "Pra mim, não importa quem começou, nem quem é o autor da ideia. Se está funcionando, eu dou força, continuidade, eu melhoro. E fico em cima para a coisa funcionar de verdade", disse Serra.

A propaganda serrista destacou ainda a participação de Serra no debate promovido pela TV Bandeirantes no último domingo (10), dizendo que ele "deu de 10 na Dilma". Crianças finalizaram o programa cantando o jingle do candidato e pedindo votos para o "tio Serra". "Então pede para sua mãe, pede pro seu pai, vamos votar no tio Serra", disseram.

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4730340-EI15315,00-No+radio+Dilma+e+Serra+minimizam+ataques+e+exploram+biografia.html 

Grupo 2: Chile: Após testes, resgate de mineiros chilenos se aproxima 12/10 às 09h46

O Globo Agências internacionais

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/10/129_1253-alt-11-MHG-MineirosChile.jpg 

RIO - Após a conclusão das obras no túnel e de testes considerados bem-sucedidos, o resgate dos 33 mineiros soterrados no Chile deve começar a partir da 0h (mesmo horário de Brasília) desta quarta-feira, informou o ministro chileno de Mineração, Laurence Golborne.

Na madrugada desta segunda-feira, ao menos cinco horas antes do que haviam previsto originalmente as autoridades chilenas, os técnicos de resgate concluíram o "encamisado" - o reforço das paredes do túnel pelo qual os mineiros passarão - para garantir as condições de segurança.

Com o revestimento do túnel, os especialistas tentam evitar que rochas se desprendam, contendo-as com tubos de aço soldados entre si.

Reforço 

Durante o fim de semana, após avaliar o estado das paredes, os técnicos decidiram reforçar só os primeiros 90 metros do túnel, onde havia mais riscos de que as cápsulas Fênix atolassem ou fossem danificadas.

Será nas cápsulas metálicas, desenhadas especialmente para o resgate, que os mineiros percorrerão os quase 630 metros de duto até a superfície, explica a enviada especial da BBC Mundo à mina de San José, Valeria Perasso.

O próximo passo será armar uma torre-elevador, sobre a qual as cápsulas serão içadas. Ao longo desta segunda-feira, uma câmera de vídeo vai revisar o estado das rochas pelo trajeto.

Segundo os cálculos mais recentes, a saída de cada mineiro deve levar 20 minutos. Como a cápsula deve ser revisada após cada trajeto, calcula-se que cada resgate deva durar em torno de uma hora.

Em paralelo, os helicópteros da Força Aérea chilena que farão parte do resgate - levando os mineiros ao hospital da cidade vizinha de Copiapó - sobrevoaram durante a noite o morro de San José.

A simulação visava avaliar as condições de transporte caso seja necessário fazer voos noturnos.

Psicólogos já conversam com mineiros

O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, informou na tarde desta segunda-feira que há três psicólogos falando com cada um dos 33 mineiros sobre o resgate. Ele explicou que isso servirá para a elaboração definitiva da ordem de retirada dos operários, que provavelmente será decidida na última hora.

O primeiro grupo, de entre quatro e seis mineiros, seria composto pelos mas hábeis, capazes de lidar com um eventual problema na cápsula que os levará de volta à superfície. Eles serão seguidos de outros dez de saúde mais debilitada. A lista será entregue a eles na terça, poucas horas antes do início do resgate, marcado para a meia-noite. - Qualquer informação sobre a ordem de saída dos mineiros é especulação. O primeiro a subir será decidido na última hora - disse o chefe das operações de resgate, André Sougarret.

O Resgate

A retirada do grupo foi marcada para começar à 0h de quarta-feira, e deve levar cerca de 48 horas. Cada trabalhador será içado de uma vez. Eles fazem exercícios para se manterem esbeltos e caberem na estreita cápsula Fênix, e ainda contarão com a ajuda de quatro socorristas, que descerão ao fundo da mina para orientá-los na volta à superfície.

Eles farão o trajeto, em cerca de 45 minutos, com os olhos fechados, e assim que chegarem à superfície receberão óculos escuros especiais para voltar a acostumar a vista após tanto tempo num espaço mal iluminado.

Conforme forem sendo resgatados, os mineiros passarão por exames médicos no próprio acampamento. Depois, vão se reunir com parentes, antes de serem levados de helicóptero para um hospital na cidade de Copiapó.

http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/mundo/mat/2010/10/11/chile-apos-testes-resgate-de-mineiros-chilenos-se-aproxima-922764691.asp 

Grupo 3: Mandela conta alegrias, tristezas e dúvidas no livro "Conversas comigo próprio"

http://2.bp.blogspot.com/_dC8kDmc2R3k/S3bqHJKt05I/AAAAAAAAAnA/MNHnriUHph0/s400/mandela.jpg 

Publicação: 12-10-2010 08:21   -  Última atualização: 12-10-2010 09:51

"Conversas comigo próprio" reúne conversas registradas, cartas e notas redigidas ao longo de décadas por Mandela que em 1996, após cerca de 30 anos preso, se tornou o primeiro Presidente negro da África do Sul. O livro é prefaciado pelo Presidente dos EUA, Barack Obama, e será hoje colocado à venda em dezenas de países, mas só chega a Portugal em Novembro.

Um Madiba - como é carinhosamente tratado Nelson Mandela - íntimo é revelado em cartas, textos diarísticos e outras notas que contam as alegrias, tristezas e dúvidas sentidas em quase três décadas de cárcere devido razões políticas.                    

O livro é lançado aos 92 anos e quando Mandela já se encontra muito resguardado da vida mundana, tendo uma das suas últimas aparições públicas sido uma breve passagem por um jogo do Mundial de futebol da África do Sul, no Verão.                    

Figura central do século XX pela luta contra o apartheid (separação de negros e brancos) e pela defesa dos direitos humanos em geral, Mandela é descrito por Obama no prefácio como estando "nos antípodas do cinismo e do fatalismo que afligem muitas vezes o nosso mundo".

O livro aborda o cárcere mas também a libertação (1962-1989), o período de transição em que foi Presidente, entre 1994 e 1999, e ainda questões da vida pessoal como o seu grande amor por Winnie (segunda esposa, com quem casou em 1958, estando agora casado com Graça Machel)

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/mandela+conta+alegrias+tristezas+e+duvidas+no+livro+conversas+comigo+proprio.htm

 

Grupo 4: Em três jogos, Mano já tem espinha dorsal da Seleção Brasileira pronta 

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/09/147_2332-extramanomenzeseneymar.jpg 

Treinador tem pelo menos sete jogadores que devem formar a base nas próximas partidas do Brasil. Robinho é o capitão da renovação canarinho 12/10/2010 09h30 - Atualizado em 12/10/2010 09h30 Por Márcio Iannacca Direito de Derby, na Inglaterra   Capitão Robinho tenta levar a Seleção ao ataque na partida contra a Ucrânia (Foto: Mowa Press)

             O técnico Mano Menezes já divulgou três listas de convocados da Seleção Brasileira desde que assumiu o cargo. Mas em tão pouco tempo, por conta dos desempenhos dos atletas, o treinador já pode dizer que tem uma espinha dorsal. Pelo menos sete jogadores estão confirmando a confiança depositada pelo comandante para permanecer no grupo nas próximas listas. O lateral-direito Daniel Alves, os zagueiros Thiago Silva e David Luiz, os volantes Lucas e Ramires e os atacante Alexandre Pato e Robinho têm tudo para seguir atuando sob a batuta de Mano. Somado aos sete atletas, Paulo Henrique Ganso, que se recupera de uma lesão no joelho, e Neymar, preterido da lista dos amistosos contra o Irã, em Abu Dhabi, e diante da Ucrânia, em Derby, na Inglaterra, por ter cometido um ato de indisciplina no Santos,  também fazem parte dos que devem ser lembrados constantemente pelo técnico. Nos três jogos disputados até o momento, a defesa teve Daniel Alves, Thiago Silva e David Luiz entre os titulares. Os três iniciaram todos os confrontos e tiveram a companhia de André Santos, que tem dado conta do recado, mas ainda precisa mostrar um pouco mais com a camisa da amarelinha. Em todas as partidas, o setor não levou um gol sequer.

                   No meio-campo, Lucas e Ramires começam a se firmar como os homens de proteção de Mano. Os dois atuam no futebol inglês e deram conta do recado até o momento. O primeiro, inclusive, foi um dos melhores na vitória por 2 a 0 sobre a Ucrânia, na última segunda-feira. - Estou feliz pela função que estou desempenhando na Seleção e confortável. Estou bem tranquilo com a minha participação no grupo - afirmou Lucas.

                  Apesar de ter os seus volantes de confiança, sem Ganso, Mano tem dificuldade de encontrar o camisa 10 ideal. Carlos Eduardo, que atuou contra o Irã e a Ucrânia, teve atuações apenas razoáveis. A expectativa é que o treinador busque alternativas para a posição.

                  Em três jogos, o ataque também funcionou do jeito que Mano esperava. O setor marcou gols em todas as partidas. Robinho, que o novo capitão da equipe, ainda não deixou a sua marca. Alexandre Pato, porém, balançou a rede dos adversários em todos os confrontos sob o comando do treinador.

                  Nos próximos dias, Mano vai acompanhar três jogos dos clubes europeus. A expectativa é que o treinador faça algumas observações e até mesmo converse com alguns brasileiros que atuam por Real Madrid, Inter de Milão, Milan e Tottenham para saber do interesse de atuar na Seleção. - É válido para fazer algumas observações, você vai se atualizando, vendo grandes escolas, grandes clubes - afirmou Mano.

                     Mesmo assim, apesar das observações, a tendência é que a base seja mantida para o último jogo da Seleção, em Doha, no Catar, contra a Argentina. É esperar para conferir a próxima lista de convocados, no início de novembro.

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2010/10/em-tres-jogos-mano-ja-tem-espinha-dorsal-da-selecao-brasileira-pronta.html              

 

Grupo 5: Enviado por Retratos da Vida -  12.10.2010 - | 06h00m

Exclusivo Veja fotos de Sofia e Antônia, as gêmeas de Giovanna Antonelli

A coluna teve acesso a fotos exclusivas de Giovanna Antonelli na maternidade Perinatal da Barra, logo após dar à luz Sofia e Antônia. As imagens foram cedidas por amigos de Giovanna que a visitaram no último domingo e mostram uma Giovanna com um olhar absolutamente encantado com as meninas.  

A felicidade era nítida. Infelizmente não é possível saber através das fotografias quem é quem.  Giovanna Antonelli teve alta na manhã de ontem e deixou a maternidade ao lado do marido, o diretor da TV Globo Leonardo Nogueira. Cada um segurava uma menina.

http://extra.globo.com/lazer/retratosdavida/posts/2010/10/12/veja-fotos-de-sofia-antonia-as-gemeas-de-giovanna-antonelli-331898.asp

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/10/146_1146-alt-giovanna1.jpg 

 2)     O professor socializa as respostas produzidas e faz os comentários necessários.   

3)      O professor organiza e realiza a apresentação do Noticiário de TV. Em seguida faz os comentários necessários enfatizando as diferenças entre uma notícia escrita e uma falada.   

4)      Ainda com a turma em grupos, o professor orienta-os para a atividade seguinte, através das instruções abaixo:   

a)      Escolher um assunto do interesse do grupo;

b)      Responder  as questões pertinentes  às notícias : o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências.

c)      A partir das questões respondidas na letra b, criar o texto da notícia para ser colocada no jornal mural da escola. Caso seja possível buscar ilustrações para o texto criado.

5)      O professor socializa as produções e propõe que a turma escolha a melhor notícia justificando a escolha.   

6)      Após as apresentações e a escolha, o professor faz os comentários necessários e organiza a exposição das notícias no mural da escola.                              

3ª Atividade: Reportagens do momento   

1)     O professor escolhe um dos vídeos que se encontram nos endereços abaixo e leva a turma para a sala de informática para assisti-lo.  

 a) Meditação reduz a ansiedade e o estresse e auxilia na cura de doenças Pacientes do hospital da Unifesp estão aprendendo a estimular o cérebro através da meditação. Na UnB, pesquisa está avaliando os efeitos da meditação em pacientes que tiveram câncer. Leia esta reportagem completa

Vídeo: http://g1.globo.com/globo-reporter/  

b)  Médicos orientam como agir quando a Doença de Alzheimer é detectada Em pesquisa realizada em Caeté (MG), parentes de mais de 80% das pessoas que apresentaram os primeiros sinais achavam que esquecimentos eram da idade.

Vídeo: http://g1.globo.com/globo-reporter/ 

c) Bactérias dos dentes mal cuidados podem chegar ao coração

Vídeo: http://g1.globo.com/videos/globo-reporter/v/bactericas-dos-dentes-mal-cuidados-podem-chegar-ao-coracao/1344134/#/Edi%C3%A7%C3%B5es/20100924/page/1 

2)     Após assistirem o vídeo, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

a)      Quais as diferenças entre o que viram no vídeo e o que leram ou produziram durante essa aula?

b)      O que acharam dessa reportagem?

c)      O que mais chamou sua atenção nela?

d)      Ela atingiu seu objetivo?   

3)     O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles uma revista e um jornal para que selecionem desses portadores uma notícia e uma reportagem.   

4)     Em seguida, solicita que o grupo cole o material selecionado em uma cartolina e embaixo de cada um dos textos  coloque as características textuais dos mesmos.   Ainda embaixo dos textos colados na cartolina, o professor propõe que o grupo responda às questões inerentes às notícias e às reportagens: o que, quando, como, onde, com quem e quais as conseqüências.  

           Notícia                                                                                               Reportagem

                              Componentes do grupo:

5)     O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição do material no espaço da sala.   

6)     Em seguida, solicita que, coletivamente, retomem  à notícia criada na 2ª atividade dessa aula e citem o que deveriam acrescentar ao texto para transformá-lo  em uma reportagem. OBS: Mais uma vez o professor deverá ressaltar as diferenças entre uma notícia e uma reportagem.

Recursos Complementares

- Dicionário de gêneros textuais. Sérgio Roberto Costa. Belo Horizonte: Autêntica. 2008. - Reportagens:   http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/  

Notícias: http://g1.globo.com/ 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura do texto, assistir e discutir o vídeo, a escolha de reportagens e notícias, a criação de cartazes em grupos, a produção das notícias, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.