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Estudando ortografia: as letras E e I em final de sílabas

 

09/11/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Descobrir critérios de decisão ortográfica para a escrita de palavras terminadas em E e I;
  • Sistematizar as descobertas feitas como decidir entre E e I em final de palavras;
  • Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras E e I;
  • Ampliar o vocabulário.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta atividade é importante que os alunos dominem a leitura e a escrita, ou seja, já estejam no nível alfabético da escrita, ou seja, escrevem todas as letras que nós, adultos, escrevemos para representar uma palavra. No entanto, persistem dificuldades de escrita: E/I, J/G, H, maiúsculas ou minúsculas e a separação de palavras, incluindo acentuação, dentre outras.  Professor, se tiver em sua sala de aula alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma acompanhe de perto as atividades de leitura e escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses. É importante também que os alunos tenham noção de sílaba tônica.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR 

Professor, a ortografia é uma convenção social, cuja finalidade é ajudar a comunicação escrita. Dada a natureza da convenção social, o conhecimento ortográfico é algo que o aluno não descobre sozinho, sem ajuda. Quando compreende a escrita alfabética e consegue ler e escrever seus primeiros textos, o aluno já aprendeu o funcionamento do sistema de escrita alfabética, mas às vezes desconhece a norma ortográfica. Esta é uma distinção importante para entendermos por que os alunos principiantes cometem tantos erros ao escrever seus textos e por que temos de auxiliá-los na tarefa de aprender a escrever segundo a norma. Acreditamos que aprender ortografia não é apenas uma questão de memorização. Nem sempre para acertar a grafia das palavras, é necessário decorar sua forma correta. É preciso que o trabalho feito pelo professor em sala de aula seja embasado na reflexão, adotando estratégias próprias à verdadeira aprendizagem. É indispensável que você transmita aos alunos os cuidados que devemos ter no uso das vogais E e I no final de palavras, pois nos anos iniciais do Ensino Fundamental os alunos ainda escrevem muitas palavras da maneira como falam, por exemplo: cidadi, penti, leiti, etc. Corrigir as palavras, conforme vão aparecendo é uma interferência apenas no produto do pensamento do aluno, não representando uma verdadeira transformação na hipótese que ele formulou sobre o sistema da escrita e que o levou a produzir esse erro. Assim sendo, o trabalho que se segue tem por objetivo ajudar o aluno a compreender as propriedades do sistema ortográfico, para que transforme sua hipótese e, em consequência, seu produto, ou seja, sua grafia.

Inicie a atividade perguntando aos alunos:      

* Quem conhece o jogo do Bingo?       

* Quem já jogou Bingo?       

* Como se joga?       

* Que tal fazermos um jogo do Bingo?

JOGO DO BINGO 

Professor, para este momento você deverá providenciar tabelas para que os alunos possam escrever algumas palavras que você irá ditar. Poderão ser vinte palavras, assim, providencie uma cartela com vinte espaços para escrevê-las. Veja: 

Você deverá ditar de vinte e cinco a trinta palavras, todas terminadas em E ou I. Cada aluno deverá escolher apenas vinte dessas palavras para escrever em sua cartela, na ordem que quiserem.

Explique aos alunos que você irá ler todas as palavras para que eles possam conhecê-las e em seguida fará o ditado.

Sugestões de palavras que poderão ser ditadas: ponte, aqui, hoje, rubi, rinoceronte, sorri, elefante, boi, peixe, dividi, cidade, menti, longe, guri, cisne, papai, uniforme, parti, tomate, abacaxi, dente, caqui, noite, jabuti, hoje, comi, bife, lambari, telefone, bisturi.

Faça o ditado e depois, sorteie as palavras ditadas. Quem tiver a palavra em sua tabela, deverá assinalar fazendo um X. O primeiro a marcar todas as palavras de sua tabela deverá levantar a mão e avisar: Bingo!

Professor, você deverá verificar se as palavras estão escritas de forma correta. Se estiverem corretas, o jogo prossegue até que mais dois ou três alunos façam bingo (segundo, terceiro e quarto colocados). Você poderá informar ao aluno que tem algo escrito de forma incorreta, mas não deverá apontar a palavra, assim, você dará oportunidade para ele fazer a correção.

Terminado o jogo você deverá fazer a correção coletiva. Escreva as palavras na lousa, faça duas colunas, uma para as palavras com E, outra para as palavras com I. Solicite que os alunos copiem as palavras, porém é importante fazer o registro de como chegaram a este momento. Você poderá fazer assim:

  

Imagem: Fonte: CD Cliparts & CIA - Números 05 e 06

BINGO DE PALAVRAS   

Hoje fizemos um bingo de palavras.

A professora ditou vinte e cinco palavras com a letra E e I no final. Das palavras ditadas deveríamos escolher vinte palavras e escrevê-las em uma cartela que recebemos da professora.

Depois que escrevemos as palavras ditadas pela professora, ela as sorteou. Quem tinha a palavra sorteada em sua tabela, deveria assinalar com um (X).

O primeiro a assinalar todas as palavras de sua tabela levantou a mão e gritou: Bingo! A  professora veio até nossa carteira para conferir se estava tudo certo. Ela fez dessa forma até aparecer o quarto colocado.

Quando terminou o bingo nossa professora escreveu as palavras que foram sorteadas na lousa para copiarmos no caderno de Língua Portuguesa.

Veja a minha cartela e as palavras que consegui assinalar. (Cada aluno deverá fazer sua cartela).

Minha opinião sobre esta atividade é a seguinte: ___________________________________. (Não se esqueça de pedir que os alunos justifiquem a resposta).

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, é importante que os alunos saibam que nem todas as sílabas de uma palavra são pronunciadas com a mesma intensidade e que a sílaba dominante recebe o nome de sílaba tônica, ou seja, aquela falada com mais intensidade do que as demais.

Você poderá explicar que toda palavra tem uma sílaba forte. Por exemplo, quando falamos a palavra caneta, pronunciamos com mais força a sílaba ne. Quando falamos a palavra bolo, pronunciamos com mais força a sílaba bo.

Você poderá ter acesso a outras informações através dos sítios: http://www.lpeu.com.br/a/Falando-sobre-s%C3%ADlaba-t%C3%B4nica.html  

http://www.brasilescola.com/gramatica/acentuacao.htm e http://www.anossaescola.com/cr/testes/stonica.htm (Acesso em 29/09/2010).   

Retome a atividade registrada na aula anterior. Solicite que os alunos observem as palavras com atenção, pois irá fazer uma averiguação.   

1- As palavras utilizadas no bingo têm alguma coisa em comum?

2- Os que as tornam diferentes?  (Se os alunos não apontarem o fato de algumas palavras serem escritas com a letra E e serem pronunciadas com o som de I, você deverá sinalizar este fato).

3- Descubra e escreva duas semelhanças entre as palavras que foram escritas com a letra E no final.   (Espera-se que o aluno escreva que todas elas não têm acento e são paroxítonas. Se necessário retome o significado de paroxítona: a sílaba tônica se evidencia na penúltima sílaba. Exemplos: boneca, bota, leque, retrato).

4- Agora, descubra duas semelhanças entre as palavras terminadas com a letra I.  (Espera-se que o aluno escreva que todas elas não têm acento e são oxítonas. Se necessário retome o significado de oxítona: palavras que a sílaba tônica está na última sílaba. Exemplos: cipó, sucuri, atum, caju, papel).

Questione a turma: Vocês sabem por que algumas palavras são escritas com a letra E no final e são faladas com o som de I? Escreva alguns exemplos na lousa: dente – denti; leite – leiti.

Registre as hipóteses dos alunos, faça intervenções apresentando novos questionamentos. O importante é que a turma chegue à conclusão de que quando a palavra é oxítona, deve terminar em I e, quando é paroxítona, deve terminar em E.

Para finalizar este momento proponha como tarefa de casa uma pesquisa sobre palavras que tenham E ou I como última letra. Você poderá pedir que recortem as palavras de revistas, jornais ou panfletos de propagandas. Caso não seja possível fazer recortes, peça que escrevam as palavras em uma folha de papel em branco.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa. Para sistematizar o uso das letras E e I no final de palavras reúna os alunos em grupos de até cinco elementos. Informe aos alunos que farão uma atividade lúdica: SOLETRANDO.

Pergunte aos alunos se eles sabem o que significa soletrar. Ouça as suas hipóteses e reforce que soletrar é a mesma coisa de ler lentamente, devagar ou por partes. Dê alguns exemplos, fale algumas palavras dividindo-as em sílabas, por exemplo:

E- li- a-na, a- mi - go, etc.

Após o diálogo, explique como será realizado o Soletrando, faça assim:      

* Numere os alunos do grupo: 1, 2, 3, 4 e 5.       

* O aluno número 1 escolhe uma das palavras que encontrou na pesquisa realizada em sua casa e a dita para o aluno de número 2. O número 2 deverá pensar como se escreve esta palavra e soletrá-la para o número 1, que a escreve da maneira como foi soletrada, sem que o colega que ditou veja.       

* Quando o número 2 terminar de soletrar, o número 1 mostrará a palavra escrita e dirá se está correta ou não. Se estiver incorreta, não marcará ponto.       

* Se o aluno número 2 acertar, ganha 1 ponto e dita uma de suas palavras para o aluno de número 3. Se o 2 não acertar, a palavra fica para o aluno 3, que irá soletrá-la e ganhará o ponto caso acerte.       

* O jogo continua desta maneira, continuamente, com o aluno número 1 ditando par o 2, o 2 para o 3, o 3 para o 4, o 4 para o 5 e o 5 para o 1, até que todos tenham soletrado uma ou mais palavras.       

* Solicite que os alunos escrevam em uma folha a parte todas as palavras que utilizarem para fazerem o soletrando.       

* Vence o aluno que obtiver o maior número de pontos no total.       

* O término do jogo pode ser estabelecido por número de palavras ou por um tempo. Faça como você achar mais adequado para sua turma.

 Ao final da atividade, peça que os alunos a avalie, justificando suas respostas.

VARIAÇÕES

Utilize as palavras que os alunos trouxeram e confeccione um mural com a turma. Divida o espaço disponível em colunas, de um lado cole as palavras que terminam com a letra E  e de outro as palavras com a letra I. Após a confecção do mural convide a turma para ler em voz alta as palavras que foram coladas.

Você também poderá fazer um texto coletivo ou pedir que os alunos façam um texto individual. O objetivo é relatar a atividade vivenciada, poderá ser em forma de relatório, poema ou  da forma que o aluno quiser.

Para fazer um trabalho interdisciplinar, por exemplo, com a Matemática você poderá registrar da seguinte forma:

Pensando no jogo Soletrando, faça o que se pede:

1- Responda:

a- Quais eram as pessoas que faziam parte de seu grupo?

b- Quantas palavras foram soletradas em seu grupo? Esta quantidade é par ou ímpar?

c- Escreva quatro palavras que foram soletradas.

d- Observe as palavras escritas e verifique qual delas tem a maior e a menor quantidade de letras? Qual é a diferença de letras entre as duas?   

2- Elabore uma situação problema contendo informações do jogo: número de palavras ditadas, número de elementos do seu grupo, quantidade de grupos que tinham em sua turma, o vencedor do jogo, dentre outras. Depois de elaborar sua problemática troque de caderno com um de seus colegas. Você irá resolver a situação problema que ele elaborou e ele resolverá a sua. Se necessário peça ajuda ao seu professor.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Vamos ver se vocês já conhecem algumas palavras que têm as letras E e I no final?

Prestem atenção!

Vocês irão completar algumas palavras utilizando as letras que estão nos quadrinhos abaixo.

Todas as letras deverão ser usadas. Não poderá sobrar nenhuma delas.

As letras que estão nas palavras não se repetem entre as letras soltas.

No local em que vocês encontrarem a letra V deverão escrever uma vogal e a letra C uma consoante.

Importante: As palavras que vocês irão descobrir foram utilizadas no Jogo do Bingo. Vocês poderão consultar o caderno para descobri-las.

A

A

A

A

A

A

A

T

T

T

T

O

O

O

O

E

E

E

E

E

E

E

E

C

I

I

I

P

L

L

H

O

Agora, é só prestarem atenção e completarem.

C

V

C

V

C

V

M

V

C

V

C

V

C

V

B

X

C

V

C

V

C

V

C

V

F

N

C

V

V

B

C

V

C

V

V

P

V

C

V

C

V

C

C

V

F

N

C

V

C

V

J

Professor, as palavras que seus alunos deverão descobrir são: tomate, abacaxi, telefone, boi, papai, elefante, hoje.

Escrevam as palavras que vocês encontraram, separe-as em sílabas e depois as classifique quanto à sua tonicidade (oxítona, paroxítona e proparoxítona).

Escolham duas palavras e elaborem uma frase para cada uma delas. Vocês deverão escrever uma frase exclamativa e uma interrogativa.

Professor, acreditamos que o reforço positivo é extremamente necessário, faça-o quando achar conveniente. Abaixo apresentamos alguns incentivos que temos utilizado em nossas aulas. Os mesmos são colados nos cadernos dos alunos de acordo com o trabalho que foi realizado. Utilizamos papel de presente recortado, adesivos e desenhos produzidos por nós em folhas de papel brancas ou coloridas para ilustrarem os incentivos.

Fonte: Acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, no decorrer das atividades propostas observe os avanços e as necessidades de cada aluno. Faça intervenções e quando necessário questione o aluno para que ele  possa chegar às respostas adequadas. Verifique se os alunos foram capazes de: descobrir critérios de decisão ortográfica para a escrita de palavras terminadas em E e I;  identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras E e I, demonstrar facilidades ao resolver as atividades que utilizaram as letras E e I.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

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