Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Caleidoscópio: brincadeira e arte

 

18/10/2010

Autor y Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Construir um caleidoscópio com materiais simples
  •  Descobrir os efeitos ópticos produzidos pelos reflexos de luz no aparelho criado
  •  Reconhecer o conceito de simetria a partir das imagens produzidas pelo aparelho.
Duração das atividades
4 aulas com 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Saber o significado do termo “simetria” e “efeito óptico”
Estratégias e recursos da aula
  • Iniciar comentando que no final do século XIX houve um crescente interesse na captura de imagens. Isso culminou na invenção do cinema. No entanto, a história nos conta que antes disso alguns aparelhos com efeitos ópticos foram criados e provocaram grande curiosidade das pessoas. Um deles ficou conhecido como caleidoscópio.
  • Segundo a história, o caleidoscópio foi inventado em 1817, pelo físico David Brewster e foi montado com vidros coloridos e espelhos. Para saber mais sobre o inventor: http://www.rc.unesp.br/igce/fisica/lem/bibliofisicos/brewster.htm 
  • A palavra caleidoscópio vem do grego kalos=belo, eidos=imagem e scopéo=vejo. Esse instrumento, vendido ainda hoje como um brinquedo curioso, já foi objeto de consideração artística e científica durante o século XIX, e permanece, um aparelho bastante curioso nos dias atuais, atraindo crianças e adultos.

Para enriquecer a aula, apresente alguns efeitos do caleidoscópio a partir de animações produzidas pelo computador. Veja: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=tex&cod=_caleidoscopio; http://www.youtube.com/watch?v=ociTg8mnyJ4&feature=fvst; http://www.youtube.com/watch?v=57HrRmw9RTA&feature=related    

imagem no interior do caleidoscópio

http://4.bp.blogspot.com/_9I6g0z6GUQI/SI3GCdv_M2I/AAAAAAAAAZc/h3xCaa9oO7U/s400/caleidoscopio.jpg 

  • Produza um caleidoscópio e leve para sala para que as crianças possam manipular. Deixe o aparelho circular entre o alunado. Verá que as crianças ficarão interessadas no brinquedo, o que motivará a confecção, que é simples, mas exige atenção e cuidado para que todas as etapas dêem certo.A construção de um caleidoscópio tradicional é fácil, trata-se de um tubo cilíndrico dentro do qual irão três espelhos colados em forma de prisma. Numa das extremidades são colocados alguns fragmentos de vidro colorido dentro de um compartimento de plástico ou vidro opaco. Na outra extremidade é feito um furo por onde a pessoa pode enxergar os fragmentos de vidro por entre os espelhos. Colocando-se diante da luz e fazendo rolar lentamente o objeto, os pequenos vidros coloridos, com os reflexos dos espelhos, multiplicam-se e dão lugar a numerosas imagens simétricas diferentes.
  • Para o caleidoscópio produzido por crianças, optou-se por materiais que não ofereçam risco de ferimentos no momento da construção. Serão necessários: 03 réguas de acrílico (Pode ser a régua tradicional de 15 ou 20 cm de comprimento. Dê preferência a réguas de 03 cm de largura ou mais); papel alumínio e filme plástico (utilizados na cozinha); durex; tesoura e cola; miçangas, canudinhos e/ou celofanes cortados bem pequenos; e papéis (cartolina, crepom, fantasia e outros), adesivos, fitas, etc para decoração do aparelho.
  • Siga as etapas abaixo para a confecção. Atenção: é importante que cada criança construa seu brinquedo. Cabe a professora ou professor, orientar as etapas e auxiliar em alguns momentos da confecção. Comente cada etapa em voz alta e aguarde que o grupo realize uma a uma. É preciso ter paciência e avisar ao grupo que o aparelho não ficará pronto numa única aula. Na última etapa (decoração) permita que as crianças utilizem a imaginação para dar os acabamentos e uma identidade pessoal ao brinquedo. As mesmas poderão colar adesivos, pequenos desenhos, letras do nome, fitas, etc. Estimule o processo de criação e a identidade pessoal.
  • Como fazer?

(1.) Una as três réguas formando um prisma

(2.) Cubra uma das extremidades com filme plástico

(3.) Cubra o corpo do caleidoscópio com papel alumínio

(4.) Fixe um triângulo feito de cartolina (ou papel cartão) na extremidade que não tem o plástico, fixe-o com durex.

(5.) Faça um furo na cartolina (visor)

(6.) Faça um reservatório para colocar as miçangas (canudinhos ou celofane cortados) de cartolina. Esse reservatório é fixado do lado onde está o filme plástico. Fixe-o com durex.

(7.) Coloque as miçangas transparentes, canudinhos e/ou pedacinhos de celofane dentro do reservatório e vede com filme plástico.

(8.) Hora de decorar! Estimule a criação das crianças nesse momento. Elas poderão utilizar papel crepom, cartolina, papel fantasia e outros para cobrir todo o prisma e em seguida, ainda podem, colar adesivos, fitas, letras, etc.

Veja o resultado abaixo dos caleidoscópios produzidos por alunos e alunas do 4º ano:

  • Depois que cada aluno/a terminar o seu caleidoscópio, faça uma roda e peça ao grupo para ir passando os caleidoscópios. Dessa maneira, todo mundo verá o brinquedo de todo mundo. Nesse momento, pergunte o que o grupo achou da experiência; como foi a execução; se o caleidoscópio é um bom brinquedo; o que ocorre dentro do caleidoscópio; se grupo percebe a simetria nas formas e cores que surgem dentro do aparelho; e assim por diante.
  • A construção desse aparelho pode servir para projetos interdisciplinares, envolvendo matemática, português, ciências e outras disciplinas. Também poderá fazer parte de Feira de Ciências, Cultural, Semana Científica, etc.

 

Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação engloba a participação e o envolvimento do grupo, bem como, o resultado plástico e funcional do brinquedo produzido, e a relação que se pode fazer das imagens que o aparelho produz e o termo "simetria".
  • A participação do aparelho em eventos da escola como a Feira de Ciências ou Semana Científica podem ajudar no processo avaliativo, quando é possível verificar se as crianças perceberam que o valor do brinquedo não está apenas em seu aspecto visual e no prazer que proporciona, mas no fato de um mesmo aparelho absorver vários conhecimentos em torno de si.  Dessa forma, a confecção de um caleidoscópio, como tema interdisciplinar, onde dialogam arte, ciência, matemática, português e outras, pode servir também para uma avaliação mais abrangente da turma.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • vitoria eloine, , Amazonas - dijo:
    princesadoegito@bol.com.br

    20/09/2013

    Cinco estrelas

    otimo para fazer com os alunos!!


  • Fatima Araujo, Autonoma, reforço escolar , Bahia - dijo:
    rfatimaraujo@hotmail.com

    15/05/2013

    Cinco estrelas

    Amei!! Um passo a passo pratico e fácil, meus alunos adoraram! Parabéns!


  • brenda, arthur , Minas Gerais - dijo:
    brendinha25fil@yahoo.com.br

    06/11/2012

    Cinco estrelas

    parabens uma boa explicação e e muito facil e interessante fiz e gostei muito . obrigado pela ajuda bjus


  • Ana Alice, Rede Pública Estadual , Paraná - dijo:
    aamothci@uol.com.br

    07/08/2012

    Cinco estrelas

    Adorei!! Sou professora de arte e vou trabalhar com meus alunos da rede pública. Atenciosamente.


  • Daniela, E M Eli Horta Costa , Minas Gerais - dijo:
    psiquica@ig.com.br

    28/06/2012

    Cinco estrelas

    criativo e simples


  • Sulian Vieira, Universidade de Brasília , Distrito Federal - dijo:
    sulianmu@yahoo.com

    03/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito obrigada por seu trabalho, muito estimulante a proposta para considerar os temas da simetria e efeitos ópticos, além de ser muito curioso e divertido.


  • rejane mafort, COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS(ONDE ELE ESTUDA CURSA O 3 ANO 2 SÉRIE) , Rio de Janeiro - dijo:
    rejanelouvisemafort@gmail.com

    04/04/2012

    Cinco estrelas

    olá muito bom meu sobrinho de 8 aninhos ficou encantado por d+ SHOW DE BOLA MESMO fiz um pra ele hoje dia 04 de abril de 2012.Ele gostou tanto que fiz um pra ele levar pra sortear na salinha dele Parabéns ..


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.