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África e Brasil - laços através da religiosidade

 

19/11/2010

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia de Pádua Franco, Leide Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros.
  • Apresentar  as religiões afro-brasileiras: candomblé e umbanda, com suas semelhanças e diferenças.
  • Pesquisar outras influências da cultura africana em nosso país.   
  • Conhecer e valorizar a história dos africanos promovendo uma educação para a igualdade racial.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se trabalhar as aulas: "A descoberta da África!"; “África: muitas memórias, várias histórias” e “Explorando a África antes dos europeus” produzida pelos mesmos autores da presente aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Herança africana no Brasil   

Vídeo:  

1- Valorização Cultura Afro-Brasileira (Parte 1)

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=g_1stGv51qQ&feature=related  

Esse vídeo de quase 9 minutos, através de imagens e músicas, mostra algumas personalidades negras que se destacaram na História do Brasil. Além disso, apresenta as influências africanas no continente americano através da música, dos ritmos, da dança, das comidas típicas e dos instrumentos musicais.   

Após ver este vídeo :

1- Pergunte aos alunos se eles conhecem algumas personalidades apresentadas nos vídeos.

2- Peça aos alunos que escolham uma das personalidades apresentadas e pesquisem sobre ela, fazendo uma pequena bibliografia dessa personalidade para depois socializar com os colegas em sala de aula.

2-Valorização Cultura Afro-Brasileira (Parte 2)

Nesta atividade, o professor deve continuar a projeção do documentário, agora com a parte II. O vídeo apresenta várias personalidades negras que influenciaram o mundo e principalmente o Brasil, ressaltando a importância da igualdade social.

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=IOUC0Envbyc&feature=related  

       

Trabalhando o tema:  

I- Após assistir os documentários, levante alguns questionamentos com os alunos:  

1-  Peça aos alunos que respondam em relação às personalidades negras apresentadas no vídeo: quantas eles já conheciam?

2-  Se eles sabiam dessas muitas influências africanas no Brasil e na América?

3- Diante do que foi apresentado nos vídeos, por que a importância de se estudar a África?

4- Em sua opinião, ainda existe racismo no Brasil?

5- Qual a importância de termos uma educação voltada para a igualdade racial?     

II- Depois de realizar um bate- papo com os alunos, peça que eles realizem uma feira cultural sobre a Herança africana no Brasil. Para isso:   

1- Divida os alunos em grupos sendo que cada grupo deve se responsabilizar por um dos temas abaixo citados:

a) Culinária

b) Músicas

c) Personalidades

2-O professor deverá combinar com os alunos o tempo necessário para os grupos pesquisarem as temáticas da feira cultural e organizarem a apresentação do seu tema com fotos, cartazes, músicas, instrumentos musicais, comidas, entre outros.

3- Faça a exposição dos trabalhos em um formato de feira, com distribuição de barracas.   

    

Atividade 2 – Religiões Afro- brasileiras   

I - Brasil um país de liberdade religiosa

Artigo da Constituição:

“A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.”   

Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_religiosa    

Pergunte aos alunos, após leitura desse trecho da Constituição:

a)  Vocês conhecem ou já ouviram falar deste artigo da Constituição?

b) O que vocês entenderam desse artigo?

c) Vocês concordam com este artigo?

Tabela :

Religiões declaradas nos censos do Brasil em 1980, 1991 e 2000 (população residente)

(*) Não inclui religião não declarada e não determinada.

Fontes: IBGE, Censos demográficos

Disponível: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/viewFile/108/104  (página 19)

Após apresentar esta tabela aos alunos sugira que eles façam uma pesquisa na escola sobre as religiões declaradas pelos alunos. A partir dessa pesquisa, peça que eles montem um quadro, como o modelo acima, com os resultados coletados.

Esta atividade poderá ser trabalhada juntamente com o professor da área de Matemática.

  Utilizando as informações do artigo 5 da Constituição brasileira mas os dados da Tabela faça um bate papo reflexivo com os alunos. Levantando os seguintes questionamentos:

 a) Hoje existe realmente liberdade de culto no Brasil?

 b) Em sua opinião, a que se deve a maior parte da população se declarar católica?  

c) Quais os motivos, em sua opinião, estão levando à diminuição das religiões afro-brasileiras no Brasil?

d) Você acredita que exista ainda hoje discriminação religiosa?   

e) Monte com os alunos uma campanha contra o preconceito as religiões de matriz africana. Criar com os alunos um folder explicativo sobre estas religiões (candomblé e umbanda), com intuito de desmistificar os preconceitos existentes.  Fazer cartazes e espalhá-los na escola com mensagens contra a intolerância religiosa.   

Professor: Esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Português e Artes o qual orientará os alunos na elaboração de um folder (redação e arte) e nas confecções de cartazes.    

II - Candomblé e Umbanda - semelhanças e diferenças

Vídeo:   

1-Documentário "A Cultura Afro-Brasileira"   

   

 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=P5iuD9W7ibA&feature=related 

Em quase 7 minutos este documentário tenta quebrar com alguns preconceitos e estereótipos criados sobre as religiões afro-brasileiras. Este vídeo mostra que há diferença entre magia negra e candomblé. E que Exu principal representatividade desta religião não é um demônio como todos acreditam ser.   

2- Candomblé

 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=VcWGBs_14H0     

Após ver os videos: 1 e 2  pergunte aos alunos:

a) Você acha que realmente existe preconceito contra as religiões afro-brasileiras?

b) Você já viu alguma manifestação desta religião no seu dia a dia?

c) Que imagens do vídeo chamaram a sua atenção e que caracterizam bem esta religião?

3-  “Macumba”

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=ItYW8lSwL8s&feature=related  

Este vídeo de quase 5 minutos explica sobre o termo “macumba” que é usado por outras religiões como um termo pejorativo. E faz uma pequena distinção entre as características relacionadas ao candomblé e a umbanda.   

Após exibição desse vídeo pergunte aos alunos:

a) Vocês já ouviram falar deste termo macumba?

b) Como era  a forma que o termo estava sendo usado quando você o ouviu?

c) Você acha que este  termo é de fato usado de forma pejorativa?

d) Peça aos alunos que façam um texto explicando a utilização correta do termo macumba.

Texto:   “Candomblé não é umbanda  

As duas são religiões afro-brasileiras.

Umbanda é a mistura do candomblé com espiritismo   

Candomblé   

Deuses: Orixás de origem africana. Nenhum santo é superior ou inferior a outro. Não existe o Bem e o Mal, isoladamente.   

Culto: Louvação aos orixás que incorporam nos fiéis, para fortalecer o axé (energia vital) que protege o terreiro e seus membros.   

Iniciação: Condição essencial para participar do culto. O recolhimento dura de sete a 21 dias.

O ritual envolve o sacrifício de animais, a oferenda de alimentos e a  obediência a rígidos preceitos.   

Música: Cânticos em língua africana, acompanhados por  três atabaques tocados por  iniciados do sexo masculino.   

Umbanda   

Deuses: As entidades são agrupadas em hierarquia, que vai dos espíritos mais baixos (maus) aos mais evoluídos (bons).   

Culto: Desenvolvimento espiritual dos médiuns que, quando incorporam, dão  passes e consultas.   

Iniciação: Não é necessária. O recolhimento é de apenas um ou dois dias. O sacrifício de animais não é obrigatório.

O batismo é feito com água do mar ou de cachoeira.

Música: Cânticos em português, acompanhados por palmas e atabaques, tocados por fiéis de qualquer sexo.”  

 Texto disponível na íntegra:  http://super.abril.com.br/superarquivo/1995/conteudo_114499.shtml       

O texto inicia explicando a origem do candomblé, seu calendário litúrgico, sobre a musicalidade desta religião, suas divindades, os diferentes tipos de candomblé no Brasil e termina apontando as diferenças entre candomblé e umbanda.       

Trabalhando o Tema:  

1- Peça aos alunos que montem um quadro com imagens que represente o candomblé e a umbanda.

2- Ao ler a matéria da revista Super Interessante reforce com os alunos a diferença entre candomblé e umbanda e proponha uma pesquisa em grupo:

a) Quais os principais orixás do candomblé?

b) Quais os principais caboclos da umbanda?

c) Existem semelhanças entre eles?

 d) Existe alguma semelhança entre os orixás, caboclos e os santos do catolicismo?

Depois faça a apresentação das pesquisas em sala.  

Sugestão de sites para pesquisar:

Vídeo:

1-Desvendando os mistérios dos orixás  

http://www.youtube.com/watch?v=kppZRbfYxzw   

 2- Religiões afro-brasileiras

http://www.youtube.com/watch?v=KPfPYYkiyq4&feature=related      

3- Sites:    

1- http://pt.wikipedia.org/wiki/Orix%C3%A1 

2- http://ocandomble.wordpress.com/os-orixas/       

3- http://www.umbandaesoterica.com.br/aclCaboclos1.html      

  Atividade 3 – Brasil africano    

Trabalhando com a música Adão Negro podemos entender a importância e as influências africanas nas sociedade brasileira.

 Vídeo:   

Adão Negro - Música Adão Negro  

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=sU3jW5awfCI  

Este vídeo mostra a audição da música: Adão Negro

Letra da música: Adão Negro   

chá, chá lá lá lá lá lá chá lá lá lá lá lá lá lá chá lá lá lá lá lá lá

"O apartheid disfarçado todo dia quando me olho não me vejo na tv quando me vejo estou sempre na cozinha ou na favela submissa ao poder já fui mucama mas agora sou neguinha minha pretinha nós gostamos de você levanta saia, saia correndo para quarto na madrugada patrãozinho quer te ver oioi chá lá lá lá lá lá chá lá lá lá lá lá lá lá chá lá lá lá lá lá lá será que um dia eu serei a patroa sonho que um dia isso possa acontecer ficar na sala não ir mais para a cozinha agora digo o que vejo na tv um som negro um deus negro um adão negro um negro no poder um som negro um deus negro um adão negro um índio no poder."

Disponível: http://www.vagalume.com.br/adao-negro/adao-negro.html#ixzz11bxINTEq        

Trabalhando o tema:  

1- Após ouvir e ver a letra da música Adão negro composta pelo grupo de reggae Adão Negro promova um debate entre os alunos, a partir dos seguintes questionamentos:

a)      Existe a menção de algum fato histórico na música? Cite-o? O que ele significou?

b)      Que relações de poder ficam claras na música?

c)      Em sua opinião, por que a música chama-se  Adão Negro?

d)     Que mensagem ou mensagens este grupo quis transmitir?   

2- Depois de refletir sobre a música acima, peça aos alunos que, divididos em grupo, pesquisem outras influências africanas no Brasil. Incentive os alunos a buscarem novas referencias da cultura afro em nosso país na tentativa de romper com alguns clichês como: a cultura africana se resume a capoeira, samba, entre outros. Feita a pesquisa, sugira aos alunos que montem uma apresentação em vídeo ou Power Point, que tenha como fundo musical a música Adão negro, e apresentem em sala de aula.    

Recursos Complementares

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=m-XTG-OJ7IQ    

Vários textos, vídeo e áudio sobre a influência africana no Brasil.  

http://www.tvbrasil.org.br/consciencianegra    

www.uniafro.com.br  

http://www.africaeafricanidades.com.br/     

 (Re) conhecendo os símbolos do candomblé em busca da (re) construção da África perdida 

http://www.africaeafricanidades.com/documentos/Reconhecendo_os_simbolos_do_candomble.pdf             

Avaliação

  A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: debates, criação de uma feira cultural, produção de campanhas contra a intolerância religiosa, produção de quadro comparativo (candomblé e umbanda), apresentação em Power Point e também por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

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Opiniones

  • cássio, Colégio Nazaré , Minas Gerais - dijo:
    marca.anjo@yahoo.com.br

    18/11/2015

    Cinco estrelas

    Detalhada e rica. Gostei bastante da estratégia. Vou usar.


  • luiz carlos clementino(servidor municipal) , prefeitura , Pernambuco - dijo:
    luizcclementino26@gmail.com

    06/06/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo serve para conscientizar e politizar a, mas, deveria ser divulgado em rede nacional, pois e a nossa raiz, nossa formação e serviria para amenizar o preconceito e unir mais o nosso povo em pro de uma luta que mude a realidade em favor dos mais explorados e conscientizar massa a unir se aos lideres poiando numa revolução cultural, econômica social e política em favor dos mais oprimidos em lutar por mais justiça social.


  • margarida, EE de Nova Luzitânia , São Paulo - dijo:
    margosfrutuozo@hotmail.com

    29/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito, com videos curtos e sugestões pertinentes.Valeu!


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