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Conhecendo e vivenciando o Parkour na escola.

 

26/11/2010

Autor y Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer como o Parkour foi criado e por que. Como ele surgiu no Brasil;
  • Identificar os elementos ou fundamentos do Parkour;
  • Realizar pequenas atividades para desenvolver as habilidades do Parkour;
  • Possibilitar a vivência lúdica, criativa e social do Parkour no espaço escolar;
  • Intensificar os elementos corporais do Parkour relacionando com outros esportes como G.A, G.R.D e lutas em geral;  
  • Vivenciar o Parkur como elemento coreográfico nos trabalhos de dança. Exemplificar com possíveis artistas internacionais que já fizeram isso;
  • Proporcionar que a cultura de movimento do Parkur seja utilizada pelos alunos para a reconstrução de jogos e brincadeiras, como atividade de reflexão e desenvolvimento da autonomia. 
Duração das atividades
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Para conforto do professor e dos alunos essa aula deve ser realizada em salões, salas de ginástica, tatames ou locais parecidos com estes.  

Atividade 1

Vivenciar cada elemento corporal indicado na figura tendo como referência o Parkour. Veja a imagem:

As figuras de cor amarela e azul representam colchões de proteção.

Neste plano de aula será utilizado o termo elemento corporal para designar movimentos realizados por praticantes do Parkour tendo como reverência o linguajar da Ginástica Artística. Nessa atividade sugere-si utilizar os aparelhos de ginástico como obstáculos fictícios, caso a realidade da escola não contemple essa idéia o professor tem a liberdade de adaptar com outros objetos, mas, desde que, mantenha a função cinética proposta. A cada obstáculo proposto nesta atividade será relacionado uma característica física do Parkour (da realidade prática do Parkour).

Elemento corporal número 1: atravessar um obstáculo elevado apoiando pés e mãos (engatinhando). O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar que a característica física predominante é a força muscular e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.

Elemento corporal número 2: transposição do obstáculo usando as mãos evitando que o quadril e as pernas entrem em contato com o aparelho (plinto). O obstáculo nesse exercício tem altura baixa (por volta de 80 centímetros de altura). O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar que a característica física predominante é a flexibilidade e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.

Elemento corporal número 3: atravessar o obstáculo estreito o mais rápido possível. O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar a principal característica física que é o equilíbrio e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.

Elemento corporal número 4: deslocar pelo obstáculo deslizando as mãos na barra superior e os pés na barra inferior. O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar a principal característica física que é a concentração e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.

Elemento corporal número 5: transpor o obstáculo tomando distância para ganhar velocidade, tomar impulsão no mini trampolim e apoiar as mãos no aparelho (plinto) evitando contato do quadril e das pernas. O obstáculo nesse exercício tem altura média e alta (por volta de 120 centímetros de altura). O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar a característica física presente que é a confiança e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.

Elemento corporal número 6: transpor o obstáculo sem a ajuda de qualquer parte do corpo. O obstáculo tem a altura de um banco sueco. O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar a principal característica física que é a agilidade e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.

Elemento corporal número 7: transpor o obstáculo característico nas vias urbanas como buracos vazios, valas, parapeitos, corrimãos, entre outros. O objetivo é saltar em velocidade ganhando amplitude para transpor o obstáculo e aterrissar no solo com auxílio de um rolamento (proveniente das técnicas de lutas). O professor deverá descrever o movimento, colocar a turma em fila, identificar as principais características físicas que são a confiança e a agilidade e deixar que os alunos vivenciem o exercício algumas vezes.

Atividade 2

Propor a vivência de um circuito representativo substituindo os obstáculos urbanos essenciais para a prática do Parkour por aparelhos da ginástica artística entre outros materiais adaptados. Após o professor ter identificado alguns elementos corporais na atividade anterior sobre o Parkour, propor agora uma competição:

  1. Dividir a turma em cinco grupos;
  2. Todos os alunos deverão realizar o percurso ilustrado na figura da atividade 1;
  3. O professor fará o registro do tempo gasto por cada grupo para concluir o percurso;
  4. Vence o grupo que fizer o percurso mais rápido;
  5. As regras do circuito serão baseadas nas descrições dos exercícios (que vai de 1 a 7) feitas pelo professor na atividade 1. Caso um aluno realize qualquer movimento de forma incompleta ou incorreta ele deverá reiniciar esse movimento até que não cometa mais faltas.

Atividade 3

O Parkour surgiu de uma necessidade estratégica de guerra para evitar que um exército inimigo invadisse um pequeno vilarejo. O terreno era muito acidentado impedindo que o inimigo avançasse com velocidade, permitindo, então, que os nativos, acostumados com essa geografia, surpreendessem os soldados neutralizando-os pouco a pouco. Esse é o primeiro registro da utilização de técnicas acrobáticas para vencer obstáculos naturais. Após uma ótima intervenção militar essa técnica de locomoção foi implantada pelos militares no corpo de bombeiro francês como recurso de salvamento, neste momento em meio urbano, onde teve sua ascensão relativa ao número de civis praticantes, como também na mídia (em filmes e musicais como o da Madonna). O Parkour surgiu no Brasil em 2004 por Leonardo Akira.

O professor juntamente com os alunos, utilizando os aparelhos de ginástica artística e o que tiver disponível, terá que recriar esse ambiente geográfico acidentado. Pouco espaço para correr obrigando os alunos, ao se deslocar, a vencer os obstáculos pulando, rolando, se equilibrando, dependurando, rolando, se arrastando, entre outros movimentos.

Após a criação desse local, propor brincar de polícia e ladrão:

  • Dividir a turma em quatro grupos: A (ou azul), B (ou verde), C (ou amarelo) e D (ou branco);
  • Ao mesmo tempo a equipe A deverá prender toda a equipe C e a equipe B deverá prender toda a equipe D;
  • Após as equipes terem concluído todas as prisões, inverter quem prende e quem foge. O professor poderá também inverter as equipes: A com B, C com D, A com D e B com C.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se os alunos identificaram os elementos corporais do Parkour, como ele surgiu e como foi divulgado pela mídia;
  • Identificar as dificuldades encontradas para vivenciar os jogos e brincadeiras no desenvolvimento das habilidades do Parkour.
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