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Ligações Químicas - Química Inclusiva - Deficiência Visual

 

09/01/2013

Autor y Coautor(es)
Wania Aparecida Christinelli
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SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Glaucia Silveira Brichi, Israel Rosalino, Karina Omuro Lupetti, André Farias de Moura

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Energia química no cotidiano
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Produzir e utilizar um material tátil e aproveitar as diversas texturas para distinguir  diferentes tipos de ligações químicas.

Conteúdo:

Ligações químicas e sua importância, contextualizando com exemplos do cotidiano

Classificação de ligação: iônica, covalente, coordenada e metálica.

Eletronegatividade

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam ter conhecimento prévio sobre átomos e moléculas

Estratégias e recursos da aula

Parte 1: Conceitos específicos e teóricos

- Introdução teórica e conceitual sobre ligações químicas, o porquê elas ocorrem e qual sua importância, contextualizando com exemplos do cotidiano

- Introdução teórica e conceitual sobre os diferentes tipos de ligações que um átomo pode realizar

- Introdução teórica e conceitual sobre ligação iônica, covalente, coordenada e metálica.

As mídias a seguir podem ser utilizadas tanto para a explicação oral sobre ligações iônicas e covalentes. O vídeo pode ser exibido para consolidar a teoria explicada.

 

 

Parte 2: Vivência

Os alunos devem compreender o conceito de ligação química e saber diferenciar os tipos de ligação química.

 

2.1: Materiais Utilizados:

- Bolas de isopor de diferentes tamanhos;

- Bexigas de cores diferentes;

- Alfinetes;

- Elástico;

- Cola.

2.2: Procedimento

Fazer as representações das ligações químicas de acordo com as figuras abaixo:

foto: Ouroboros (arquivo pessoal)

foto: Ouroboros (arquivo pessoal)

Deve-se discutir sobre a energia envolvida para a formação de cada ligação, a diferença de comprimento existente entre elas e o porquê dessa diferença, pode-se abordar o conceito de eletronegatividade e rotatividade das ligações.

Com o auxílio do material produzido, explicar os tipos de ligação química simultaneamente aos alunos tatearem os modelos construídos com as bolas de isopor e bexigas. 

A energia necessária para que se quebre uma ligação covalente é muito menor do que a energia necessária para quebrar uma ligação iônica, isso ocorre devido à diferença de eletronegatividade existente entre os átomos formadores da molécula, quanto maior a diferença de eletronegatividade entre os elementos, maior a força eletrostática que une os dois átomos (um de cada elemento), portanto, maior a energia necessária para romper essa ligação.

Para exemplificar isso tatilmente: O elástico da molécula com ligações covalentes era mais frágil do que o da ligação iônica, sendo mais fácil de romper a molécula com ligação covalente do que a molécula com ligação iônica, o comprimento de ligação da molécula iônica se apresentava menor quando comparado ao comprimento da ligação da molécula covalente. 

O material produzido trabalha principalmente com a diferenciação das moléculas iônicas e covalentes, simulando ligações formadas com dois átomos do mesmo elemento e também entre átomos de diferentes moléculas (o modelo também diferencia os tamanhos de cada elemento da ligação), além da diferença entre a “força” da ligação iônica e a da ligação covalente, assim como seus comprimentos de ligação. 

Por fim, os modelos gerados permitem observar também movimentos vibracionais, rotacionais, estiramentos, forças de ligação que variam de acordo com o número de ligações.

ATIVIDADES DO ALUNO

Os alunos devem ouvir a explicação, assistir aos vídeos e utilizar o material, manipular e interagir, tirando suas próprias conclusões a respeito das ligações químicas que o dispositivo está representando.

Questões a serem feitas pelo professor:

Quantas ligações você está percebendo?

O que você percebe quando afasta as bolinhas nesse modelo? Faz mais força? Menos força?

Quando você rotaciona (gira) as bolinhas para sentidos contrários, o que você percebe? É mais fácil? Mais difícil?

O que você conclui sobre essas ligações quanto à força de ligação e aos movimentos dos átomos?

Caso haja dificuldade, auxiliar o aluno sempre na forma de questionamentos de modo a conduzi-los à aprendizagem do conteúdo de forma significativa o que deve ser permitido pelo material construído para despertar a curiosidade e a investigação sobre o assunto.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tudo se Transforma - Ligações Químicas Vídeo
Ligações químicas - Formação das ligações covalentes Animação/simulação
Ligações químicas - Ligações Iônicas Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar a participação durante a aula e fazer um questionamento oral sobre os conteúdos trabalhados.

Perguntas: Que tipo de ligação existe entre esses átomos?; O que você pode dizer sobre a força dessa ligação? Qual a característica principal e então a diferença entre as ligações iônica e covalente? O material o ajudou a entender melhor sobre o assunto?

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