Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=1BI02b1hHnY
Vídeo realizado para um trabalho de História com quase cinco minutos de duração. Apresenta informações importantes sobre Angola (localização, economia, política, língua, cultura, entre outras características que marcam a identidade deste país)
Trabalhando o tema:
Ao ver este vídeo os alunos terão um breve panorama do país da Angola. Peça aos alunos que tentem neste primeiro contato com o conteúdo, reconhecer neste vídeo algumas semelhanças entre Angola e Brasil. Para isso, poderão construir uma tabela. Veja sugestão:
Atividade 2: Angola no Brasil, Brasil na Angola O país da Angola foi responsável por grande parte do envio de escravos ao Brasil este evento contribuiu para a grande influência angolana em nossa sociedade.
Disponível: http://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/p5.php
Textos:
Os textos abaixo trazem informações que ressaltam a importância do tráfico de escravos angolanos para esta interação entre Brasil e Angola.
1- Rota de Angola
“Essa rota forneceu cerca de 40% dos 10 milhões de africanos trazidos para as Américas. No caso do Brasil, os navios que partiam da costa dos atuais territórios do Congo e de Angola se destinavam principalmente aos portos de Recife, Salvador e Rio de Janeiro. (...) O tráfico dessa região para o Brasil começou ainda no século XVI. Foi inicialmente marcado pela aliança entre os portugueses e o reino do Congo. Mas, para escapar do monopólio do rei congolês no fornecimento de africanos escravizados, Portugal passou a concentrar esforços na região mais ao sul, onde hoje se situa Angola. De lá, veio a maior parte dos africanos que entraram no Brasil, principalmente pelo Rio de Janeiro, no período colonial.”
Disponível na integra: http://www.sohistoria.com.br/ef2/culturaafro/p5.php
2 - Congo-Angola
“A “vocação” angolana para o fornecimento de escravos deixou à mostra o grande afluxo do comércio colonial português na África, mas também suas fragilidades. Comércio lucrativo para muitos, o trato negreiro funcionava como a outra face da moeda colonial: os produtos da América, como o açúcar, a aguardente, o tabaco, e os tecidos vindos do Oriente, só possuíam como contrapartida a troca pelos escravos...”
Disponível na integra: http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=37&sid=6
Trabalhando o tema:
1- Depois de apresentar o mapa e os textos na íntegra, divida os alunos em três grupos e promova um debate com as questões abaixo:
a) Como explicar o que une esses países?
b) Qual a relação de Portugal nessa interação Brasil e Angola?
2- Professor: Peça aos alunos que montem um gráfico com as principais rotas citadas no mapa acima (Guiné, Mina, Angola e Moçambique) abordando as proporções de escravos vindo destas rotas para o Brasil.
Esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Matemática o qual orientará os alunos na elaboração do gráfico.
3- Dividir a sala em grupo e propor uma pesquisa sobre a influência de Angola no Brasil. Apesar da pesquisa ser especifica a um país da África, ressalte a importância com os alunos de valorizar estas raízes africanas em nosso país. Depois, peça aos grupos que façam a apresentação das informações obtidas.
Sugestão de temas a serem pesquisados:
Capoeira
Música
Língua
Culinária
Sugestões de sites para a pesquisa:
Capoeira que veio da Angola:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm
http://www.cdof.com.br/capoei2.htm
http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_34227.shtml
Influência da música angolana:
http://www.brasilcultura.com.br/perdidos/a-influencia-da-musica-angolana-na-america-latina/
http://www.lingalog.net/dokuwiki/cours/palops/alunos/pub2009s4
Influência lingüística:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portugu%C3%AAs_de_Angola
http://joaoxms.sites.uol.com.br/port-angola-br.htm
Influências na culinária:
http://mnoticias.8m.com/culinaria.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/africa/angola-culinaria.shtml
http://www.gforum.tv/board/1001/46178/cozinha-angolana.html
Atividade 3 – Cultura africana em nós
Através da música Morena da Angola percebemos que o compositor mostra semelhanças entre a morena brasileira e a morena angolana que acabam sendo uma só. Usa expressões próprias do vocabulário angolano e cita algumas regiões da Angola.
Música Morena de Angola
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=N2FJuU8HnU8
Letra: Morena de Angola Chico Buarque
Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?
Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?
Será que a morena cochila escutando o cochicho do chocalho?
Será que desperta gingando e já sai chocalhando pro trabalho?
Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?
Será que ela tá na cozinha grisando a galinha cabitela?
Será que esqueceu da galinha e ficou batucando na panela?
Será que no meio da mata, na moita a morena ainda chocalha?
Será que ela não fica afoita pra dançar na chama da batalha?
Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela
Passando pelo regimento ela faz requebrar a sentinela
Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá
Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?
Será que quando vai pra cama a morena se esquece do chocalho?
Será que namora fazendo cochicho com seus penduricalhos?
Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?
Será que ela tá caprichando no peixe que eu trouxe de Benguela?
Será que tá no remelexo e abandonou meu peixe na tijela?
Será que quando fica choca põe de quarentena o seu chocalho?
Será que depois ela bota a canela no nicho do pirralho?
Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela
Eu acho que deixei um cacho do meu coração na Catundela
Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá
Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho ou o chocalho é que mexe com ela?
Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá Iá, iá, iá
Extraído de : http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/morena-de-angola.html#ixzz11ggm69z1
Trabalhando o tema:
1- Após ouvir e ver a letra da música "Morena da Angola", peça aos alunos que procurem elementos que componham a cultura angola na música.
2- Questione com os alunos:
a) Em sua opinião, o que levou Chico Buarque a fazer esta música?
b) Há semelhanças da morena da Angola com a morena do Brasil?
3- Sugira aos alunos, em duplas, que façam uma paródia desta música com a temática de promoção da cultura africana em nossa sociedade.