13/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Professor, o momento da rodinha de conversa, proporciona espaços para o diálogo e a troca de: experiências, opiniões e sentimentos de todos da turma. Portanto, com os alunos assentados em roda, proponha a seguinte dinâmica para aproximarem os pares.
A dinâmica se chama EU GOSTO DO MEU COLEGA PORQUE...
Solicite que cada criança fale um motivo porque gosta do colega. Exemplo:
Eu gosto do meu colega porque: ... ele brinca comigo.
Eu gosto do meu colega porque: ... ele conversa comigo quando estou triste.
Eu gosto do meu colega porque: ... ele é estudioso.
Em seguida, prepare a letra da música dos Saltimbancos, chamada TODOS JUNTOS, ela traz a mensagem de união e de amizade.
Composição: Enriquez - Bardotti - Chico Buarque
Uma gata, o que é que tem? - As unhas
E a galinha, o que é que tem? - O bico
Dito assim, parece até ridículo
Um bichinho se assanhar
E o jumento, o que é que tem? - As patas
E o cachorro, o que é que tem? - Os dentes
Ponha tudo junto e de repente vamos ver o que é que dá
Junte um bico com dez unhas
Quatro patas, trinta dentes
E o valente dos valentes
Ainda vai te respeitar
Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer
Uma gata, o que é que é? - Esperta
E o jumento, o que é que é? - Paciente
Não é grande coisa realmente
Prum bichinho se assanhar
E o cachorro, o que é que é? - Leal
E a galinha, o que é que é? - Teimosa
Não parece mesmo grande coisa
Vamos ver no que é que dá
Esperteza, Paciência
Lealdade, Teimosia
E mais dia menos dia
A lei da selva vai mudar
Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer
- Ao meu lado há um amigo
Que é preciso proteger
Todos juntos somos fortes
Não há nada pra temer
E no mundo dizem que são tantos
Saltimbancos como somos nós.
Os saltimbancos - http://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/275214/
Solicite que os alunos façam a leitura e depois cante com a turma. Em seguida, pergunte o que acharam da música e peça para justificarem a resposta.
Professor, retome com a turma a importância da amizade. Questione: Porque é bom ter amigos? Ressalte que a amizade também é cuidar do outro, ter respeito, ser paciente, pois somos pessoas diferentes, dentre outros.
A seguir, proponha para a turma a produção de um texto sobre amizade em ordem alfabética. Poderá ser individual ou coletiva.
Fonte: Acervo da autora
Trecho da produção de texto, realizado pela turma da Profª. Mariane Éllen Silva, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia ( ESEBA ) - ano 2010.
Professor, organize a turma em círculo ou em formato de “U” para aproximar os pares. Prepare a história em quadrinho da Turma da Mônica, intitulada:
Disponível no sítio: http://www.monica.com.br/comics/amizade/pag1.htm
Em seguida, peça para cada aluno produzir uma história em quadrinhos sobre ele e algum amigo. Para tanto, deverá fazer os desenhos, os balões e a escrita. Você poderá confeccionar uma folha para cada aluno, da seguinte forma:
Fonte: Acervo da Autora
Professor, você deverá informar sobre os diferentes tipos de balões existentes numa história em quadrinho.
Veja alguns exemplos:
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
Acessando os seguintes sítios você encontrará outras informações.
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
http://www.slideshare.net/gibiteca/oficina-de-quadrinhos-presentation-667792
É importante auxiliar o aluno sempre quando for necessário no momento da escrita. Verifique a escrita das palavras e a coesão da história. Faça intervenções quando necessário, questione os alunos sobre o que escreveram até chegarem ao esperado, ou seja, um texto com coerência.
A seguir, peça para cada aluno ler para a turma a sua história e fixá-la no mural da sala de aula.
Professor, nesse momento realize a brincadeira do Correio do Amigo. Escreva o nome de cada aluno em um papel, coloque numa caixinha e peça para cada aluno pegar um papel (tipo amigo invisível).
Em seguida, providencie um papelzinho de 10cm X 5cm para cada aluno e solicite que escreva uma mensagem para o colega que sorteou.
Logo após, deverá ler a mensagem para o colega.
Ex:
Fonte: Acervo da Autora
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno em se relacionar com o colega, entender sobre a amizade, bem como sobre as produções realizadas.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2015
Cinco estrelasMariane, obrigada por compartilhar o conhecimento que você tem! Sou missionária no interior da Bahia e estamos oferecendo aulas de reforço escolar para as crianças daqui e temos sido muito abençoadas com o teu material, pois, não sou professora, apenas estou tentando ajudar. Obrigada porque através das suas postagens, temos tido ferramentas para trabalhar. Deus a abençoe
14/07/2013
Quatro estrelasAmei a estrutura da aula, a dinâmica, as atividades e toda metodologia!
28/08/2012
Cinco estrelasAdorei as atividades, muito criativas e a história é muito linda, vale a pena trabalhar esse tema com as crianças para estimular o amor entre eles.
03/07/2012
Cinco estrelasmuito bom