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A corte portuguesa no Brasil: mudanças na sociedade colonial brasileira

 

16/02/2011

Autor y Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Aléxia Pádua Franco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as principais mudanças ocorridas, a partir de 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil.

Refletir sobre os impactos das transformações ocorridas na sociedade colonial brasileira.

Analisar a prática política do governo de D. João VI no Brasil da época, caracterizada pelo favorecimento pessoal e por acordos de vantagens mútuas.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As transformações ocorridas nas sociedades européias, no século XVIII.

O governo de Napoleão Bonaparte e o Bloqueio Continental.

A sociedade colonial brasileira no período entre o final do século XVIII e o início do século XIX.

As razões da vinda da família real portuguesa para o Brasil.

Estratégias e recursos da aula

I- A Corte Portuguesa no Brasil: 1808-1822

O objetivo desta aula é possibilitar aos alunos o contato com diferentes fontes, buscando compreender as principais mudanças ocorridas na sociedade colonial brasileira, a partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa. Para tanto, a proposta é a apresentação de um seminário, no qual os alunos sejam divididos em grupos e cada grupo tenha a função de  reunir, interpretar, problematizar e apresentar fontes que tratam da temática da aula.

 Seminário

Os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil: a cobertura do tema na mídia nacional, em 2008

Em 2008, por ocasião dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, foram produzidos artigos, reportagens e especiais a respeito do tema. Sobre isto, o historiador José Murilo de Carvalho (2008) afirma que:

 Veja fez uma edição especial de 60 páginas, como se fosse uma reportagem da época. Aventuras na História também publicou uma edição especial de 82 páginas. A SuperInteressante de abril, e da Abril, dedicou capa ao tema, acompanhada de matéria de 11 páginas, com a colaboração de historiadores. A Revista Época de 28 de janeiro também publicou reportagem de 10 páginas. A Revista de História da Biblioteca Nacional, dirigida e escrita por historiadores, dedicou a capa do número de janeiro ao evento, com grande êxito de venda. O Jornal do Brasil e O Globo fizeram ampla cobertura dos eventos realizados no Rio de Janeiro. A maior divulgação, no entanto, deveu-se sem dúvida à série de reportagens da TV Globo e da Globo  News.(In: Revista Brasileira de História, vol.28, no.56. São Paulo, 2008).

Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882008000200014&script=sci_arttext

Assim, os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deverá realizar um trabalho de leitura e interpretação do material publicado em 2008, por diferentes revistas. Em seguida, cada grupo deverá identificar as principais questões abordadas nas publicações e sistematizar as idéias centrais a serem apresentadas e discutidas com os colegas.

Orientações para a atividade:

A- Dividir os alunos em 05 grupos.

 

O grupo 01 ficará responsável pela apresentação da publicação organizada pela revista "Aventuras na História", edição 054 de janeiro de 2008. Abaixo, alguns links para acesso a textos da referida publicação:

Especial: A redescoberta do Brasil

http://historia.abril.com.br/cotidiano/rascunho-brasil-como-era-pais-1808-435803.shtml  

http://historia.abril.com.br/economia/brasil-milagre-crescimento-familia-real-portuguesa-435950.shtml

http://historia.abril.com.br/politica/corte-portuguesa-escapou-brasil-434487.shtml

http://historia.abril.com.br/politica/fuga-corte-portuguesa-brasil-yes-temos-nobreza-435566.shtml      

 

O grupo 2 ficará responsável pela apresentação da publicação organizada pela revista "Veja", na edição especial de abril de 2008. Confira, a seguir, o link principal da publicação. Nele, o grupo encontrará o sumário da edição especial com as temáticas abordadas na mesma:

Edição Especial. Veja 1808. http://veja.abril.com.br/especiais/1808/index.html

 

O grupo 3 ficará responsável pela apresentação da publicação organizada pela revista "SuperInteressante", na edição 251 de abril de 2008. Confira:

Que país era aquele? http://www.baixebr.org/cursos-e-apostilas/revistas/revista-super-interessante-abril2008

 

O grupo 4 ficará responsável pela apresentação da publicação organizada pela revista "Época", edição 506 de 28 de janeiro de 2008. A seguir, links para acesso aos textos da publicação:

Dom João além das coxinhas. http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI59486-15220,00.html  

"Dom João VI empurrava as coisas com a barriga". http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI60062-15254,00.html

"Não havia Brasil antes de Dom João".  http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI60045-15254,00.html

 

O grupo 5 ficará responsável pela apresentação da publicação organizada pela "Revista de História da Biblioteca Nacional", na edição de 28 de janeiro de 2008. Confira:

Especial: A Corte chegou. http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=edicao&id=29

 

B- No trabalho de seleção e interpretação das idéias centrais, o professor deverá orientar os alunos para que reflitam a respeito das seguintes questões:

  • Os principais temas, relativos à transferência da família real portuguesa para o Brasil a partir de 1808, abordados na publicação que coube ao grupo: quais são e como são abordados, quais as conclusões apresentadas pelos autores.
  • As fontes iconográficas presentes na publicação: a que se referem, como são relacionadas aos textos, quais são seus autores, como os alunos as interpretam.
  • Além das transformações econômicas e políticas, importante orientar os alunos também para a percepção de  mudanças sociais e culturais ocorridas no período.

 

C- Para a apresentação, cada grupo deverá definir os recursos a serem utilizados, de maneira que as idéias centrais sejam compreendidas e debatidas pela turma.

D- Após a apresentação dos 05 grupos e o debate das idéias centrais das publicações, cada grupo ficará responsável por analisar um livro didático ou paradidático relativo ao tema da aula, observando se as questões abordadas na mídia impressa também aparecem nos manuais, como são abordadas, se há divergências ou convergências com as questões por eles discutidas no debate, se as fontes utilizadas pelos autores são semelhantes ou diferentes, entre outras questões.

 

II- A cerimônia do beija-mão no governo de D. João VI

A proposta para esta aula é aprofundar as discussões da aula anterior, fazendo uma análise de uma prática comum no governo de D. João VI no Brasil: a cerimônia do beija-mão. Iniciar esta atividade apresentando aos alunos a imagem da cerimônia e, em seguida, os excertos extraídos do livro de Paula Porta (1997) e do Arquivo Nacional:

Fonte: www.expo500anos.com.br

" A cerimônia era aberta a toda a população, que vinha fazer pedidos diretamente ao rei. Mais de 100 pessoas eram recebidas por dia. Entravam uma de cada vez na sala do trono, ajoelhavam-se diante de D.João e, de olhos baixos, comunicavam em voz alta o seu pedido. Em seguida, beijavam-lhe a mão e deixavam seus requerimentos por escrito ao lado do trono. Estes requerimentos eram lidos e despachados no dia seguinte.  O beija-mão era o momento em que os habitantes do Brasil aproximavam-se di rei para expor seus problemas e pedir favores. Era uma prática fundamental, pois o sistema de governo – a monarquia absoluta – não previa nenhuma outra forma de representação da vontade dos súditos, tudo dependia do favor do rei, desde a concessão de um cargo público até a licença para estabelecer uma manufatura."

(Porta, Paula. A Corte Portuguesa no Brasil. Coleção Que História é essa? São Paulo: Saraiva, 1997, p.41.)

"Função medieval revivida pelos Bragança, a cerimônia de corte do beija-mão era uma antiga representação pública, que punha o monarca em contato direto com o vassalo. Este, por sua vez, lhe apresentava as devidas reverências e suplicava por alguma mercê, freqüentemente concedida pelo rei. Pleno de significado simbólico, o cerimonial reforçava a autoridade paternal do soberano protetor da nação, bem como o respeito à monarquia, confirmado pela postura altamente reverencial diante dos reis, e pelo fascínio que exercia sobre o povo em geral. Regras prescritas determinavam a seqüência de atos que levava ao ponto mais alto da cerimônia do beija-mão: chegando junto à sua majestade, por meio de uma genuflexão, que consiste em dobrar um pouco ambos os joelhos ficando o corpo inteiro, punha-se um joelho em terra e lhe beijava a mão. Após levantar, tornava-se a fazer outra genuflexão, e voltando-se para o lado direito retirava-se da sala. Dom João recebia o público para a cerimônia todas as noites, exceto domingos e feriados, no palácio de São Cristóvão, acompanhado por uma banda musical."                       

(Fonte:  http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=731&sid=95

Orientações para a atividade:

1- O professor deve orientar os alunos a observarem atentamente a imagem e, em seguida, uma leitura atenta dos dois excertos.

2- Discutir as idéias centrais contidas nos dois excertos, relacionando-as à imagem.

3- Refletir a respeito da seguinte questão:

A cerimônia do beija-mão foi uma prática fundamental do governo de D. João VI no Brasil. Ela se caracterizava pelo favorecimento pessoal, ou seja, cabia ao governante decidir quem teria e quem não teria seus pedidos atendidos, o que muitas vezes era definido por um acordo de vantagens mútuas. Para você, esta prática foi completamente extinta da sociedade brasileira desde a independência do Brasil até os dias atuais? Justifique.

 

III- O impacto das transformações ocorridas a partir de 1808

Nesta aula, a partir da projeção do vídeo Colônia, o professor deve orientar os alunos a aprofundarem uma reflexão a respeito dos  impactos das transformações ocorridas na sociedade colonial brasileira, a partir de 1808.

 

 

 

Orientações para a atividade:

1- Promover um debate entre os alunos a respeito das ideías centrais apresentadas no vídeo.

2- Como culminância das discussões realizadas, os alunos devem produzir um texto, sistematizando as suas conclusões sobre o assunto.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Colônia Vídeo
Recursos Complementares

Professor, confira outros recursos que podem contribuir para as reflexões e debates sobre a temática da aula:

O outro lado de 1808. http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1418

Links do Youtube do desenho animado "D. João Carioca". http://prflaviorodrigues.blogspot.com/2010/04/d-joao-carioca.html

Dicionário do Brasil Joanino 1808-1821. Ronaldo Vainfas e Lúcia Bastos (org.). Dividido em verbetes, trata de temas e personagens históricos de 1808 a 1821, período em que dom João VI permaneceu no Brasil.

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento. Desta maneira, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho, por meio das atividades desenvolvidas a partir dos recursos utilizados: atividades de interpretação de textos e fontes iconográficas, debates, apresentações orais, sistematização de informações e de conclusões no caderno, produção de texto, apresentação de seminário, entre outras. A avaliação deve permitir ao professor observar se os objetivos propostos para a aula foram efetivamente alcançados pelos alunos.

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