Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cuidados que precisamos ter com gatos e cachorros

 

24/11/2010

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer os cuidados que devemos ter com os gatos e os cachorros, descobrir as vacinas necessárias para cada um, perceber a importância da afetividade na vida dos animais e das pessoas, bem como observar as diferentes raças de gatos e de cachorros.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que a importância do diálogo e da troca de ideias para a construção do conhecimento, já tenha sido trabalhada com o aluno.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a falarem sobre os animais de estimação que mais gostam. Depois, faça um levantamento na turma de quem gosta mais de gato e de quem gosta mais de cachorro. Para isso, utilize uma cartolina para construir um gráfico com as informações obtidas. Fixe o cartaz em um mural da sala de aula.

Agora, explique para a turma a importância de conhecer os cuidados necessários que precisamos ter com cada animal que criamos em nossa residência. Faça um cartaz com as hipóteses dos alunos sobre como cuidar de gatos e outro sobre como cuidar de cachorros. Exponha os cartazes no painel da sala de aula.

Leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e faça uma pesquisa sobre os cuidados necessários que todos precisamos ter com os cachorros e os gatos. Para isso, acesse os sítios abaixo:  

Fonte: http://www.direitosdosanimais.hpg.ig.com.br/  

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/artigo90.htm 

Professor, o texto acima contribui para que os alunos percebam a importância da vacinação, porém você poderá convidar um veterinário ou mesmo levar a turma em algum “PET SHOP” da sua cidade para que o veterinário possa explicar para os alunos como ocorre a vacinação e a sua importância para os cães e gatos.

Professor, é importante conversar com a turma sobre as pulgas e as possíveis doenças que podem ser transmitidas aos cães e gatos por esses bichinhos. Acesse e leia com a turma o texto no sítio abaixo:

Fonte: http://www.direitosdosanimais.hpg.ig.com.br/  

Agora, converse com a turma sobre a necessidade do banho e da higiene do local onde o cachorro e o gato vivem para evitar as pulgas. Providencie uma cópia para cada aluno da letra da música “A Pulga” de Vinícius de Moraes. Leia e cante com a turma. Você poderá assistir com a turma ao vídeo com a música trabalhada, no sítio abaixo: 

Fonte: http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87209/ 

Após lerem e cantarem a música, os alunos poderão inventar uma coreografia que represente a letra da música, demonstrando os movimentos da pulga. Organize uma apresentação da turma para os outros alunos da escola.

Professor, providencie o filme “Um Hotel bom pra Cachorro” para assistir com a turma. Nesse filme, os alunos poderão conhecer o que os cachorros gostam de fazer e os cuidados que necessitam.

Após assistirem ao filme, os alunos poderão elaborar um texto coletivo sobre “Como cuidar de um cachorro”. É importante que destaquem a importância da alimentação, de atividades físicas e dos passeios que os cachorros tanto gostam. Depois, a turma poderá socializar o texto com as outras turmas da escola.

Atividade 2

Professor, organize os alunos em duplas para uma aula no Laboratório de Informática da escola. Explique para a turma que o desafio é descobrir algumas curiosidades sobre os gatos e os cachorros, para compreender as necessidades e os cuidados com os referidos animais. Acesse o sítio abaixo, faça a leitura do texto online e assista com a turma ao vídeo sugerido.

Banho de gato

 

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/videos/2010/setembro/banho-de-gato 

Professor, após essa atividade proponha que cada dupla faça um resumo sobre a função e a necessidade das lambidas do gato para o próprio animal. O resumo poderá ser digitado no Word, com o seu auxílio e depois impresso para ser fixado no mural da escola, com o intuito de socializar conhecimento.

Em seguida, pergunte à turma “Quem já ouviu um barulhinho que o gato faz quando recebe carinho?”. Para descobrir mais sobre esse barulho, acesse o sítio abaixo, faça a leitura e assista ao vídeo sugerido no próprio sítio.

Barulhinho bom 

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/barulhinho-bom/?searchterm=barulhinho bom 

Agora que a turma já descobriu o que é o ronronar do gato e a sua importância para a vida do animal, que tal brincar com a turma de ronronar? Para isso, convide os alunos a fazerem uma roda na sala de aula e solicite que cada aluno tente imitar o ronronado de um gato. Você poderá filmar esse momento e depois assistir com a turma. Para realizar descobertas sobre o cachorro, acesse o sítio abaixo e descubra a importância da temperatura do focinho do cachorro.   

Por que o nariz do cachorro é gelado?

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2005/164/por-que-o-nariz-do-cachorro-e-gelado 

Após a leitura e a exploração das imagens, converse com a turma sobre as impressões que teve a partir da leitura. É importante que os alunos percebam a importância de observarem a temperatura do focinho do cão para a própria saúde do animal. Em sala de aula, divida a turma em três grupos. Distribua para cada grupo: cartolinas, revistas para recorte e canetinhas. Depois, solicite que um grupo fique responsável por elaborar um cartaz sobre o “O Banho do Gato”, outro grupo sobre “O ronronar do Gato” e o último grupo sobre “A Temperatura do Focinho do Cachorro”. Concluído o trabalho, cada grupo poderá apresentá-lo para a turma e fixá-lo no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa aprender com a turma.

Atividade 3

Professor, é importante trabalhar com a turma algumas dicas necessárias para quem quer adquirir um cão. Para isso, sugerimos a leitura do texto online abaixo. Divida a turma em duplas e faça uma aula no Laboratório de Informática da escola.

Fonte: http://www.direitosdosanimais.hpg.ig.com.br/ 

Após a leitura, os alunos descobrirão que a escolha de um cão para a família está relacionada com o estilo de vida da mesma, o que pode ser determinante na escolha da raça. Por isso, é importante que os alunos conheçam as características das mais variadas raças. Faça uma pesquisa com a turma nos sítios sugeridos abaixo:

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/caoraca_a.htm      

Raças 

   

Fonte: http://www.direitosdosanimais.hpg.ig.com.br/ 

Cada dupla deverá escolher uma raça de cachorro e fazer um trabalho de pesquisa sobre ela. Assim, os alunos poderão escolher imagens na Internet e colá-las no programa Word do computador, bem como digitar as informações e as características da raça escolhida. Os trabalhos poderão ser impressos e afixados em um mural da escola, para que toda a comunidade escolar conheça as variadas raças de cachorros e suas principais características tais como: peso, tamanho, pelagem e aptidão. O mesmo trabalho poderá ser realizado com as variadas raças de gatos.

Recursos Complementares

Para outras informações acesse o sítio: http://www.saudeanimal.com.br/artig120.htm 

Avaliação

A avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Professor, em cada atividade faça observações e registre as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante  que você perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avalie se necessita propor mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar a aprendizagem dos alunos sobre  a temática “Cachorros e Gatos”.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.