Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Afetividade e História Pessoal: Compreendendo as minhas origens.

 

09/12/2010

Autor y Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar as relações de amizade, fraternas e familiares;
  • Pesquisar informações sobre o nascimento: local, data e horário;
  • Compreender as relações familiares através de uma dramatização.
Duração das atividades
4 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Problematização

Brincando de Mamãe, papai e filhinha.

Proponha às crianças uma dramatização das relações familiares: "Vamos brincar de família?". Deixe que as crianças brinquem livremente. Observe atentamente as ações, falas e posturas das crianças no momento da brincadeira. Registre tudo.

Inicie um diálogo na Roda de Conversa sobre o conceito de família para as crianças. Registre as falas, pois essas fornecerão importantes informações sobre as relações e modelos familiares que as crianças da turma apresentam. Leia para as crianças a história: "Uma família parecida com a da gente" da autora Rosa Amanda Strausz. Esse livro conta a história de diferentes famílias de bichos. Cada bicho tem uma família diferente. Nesse ponto, eles se parecem com a gente. O livro compara formas de organização familiar dos animais com as dos seres humanos.

Faça os seguintes questionamentos:

"Qual família se parece mais com a sua? Por quê?"

"Nossas famílias são parecidas ou diferentes?"

Reflita com as crianças sobre a importância dos laços familiares e afetivos para a vida humana e animal.

Hora do Registro!

Peça que as crianças façam um desenho sobre sua família. Elas deverão escolher a família de bichos da história que mais se parece com a sua e representá-la através de um desenho da sua própria família. Entregue palitos de picolé, palitos de fósforo, retalhos de tecidos, cola colorida, canetinha, entre outros materiais, para enriquecer a produção. Exponha os desenhos na sala, pois eles serão utilizados nas próximas atividades.

Sugestão

A dramatização das relações familiares e a zona circunscrita

Para um melhor desenvolvimento desta aula, organize a sala de aula em cantos estruturados. Os espaços pequenos permitem que as crianças se relacionem mais intimamente, em grupos menores e com maior privacidade. O cantinho, seguro e protegido, favorece a manifestação das emoções e vontades dentro do faz de conta. Convide as crianças para confeccionarem o cenário de uma casa. Confeccione fogão, geladeira, televisão, telefones, cama e até banheiro com sucatas. Providencie papelão, tinta, retalhos de tecidos, pincel, cola, retalhos de cartolinas, tampinhas, embalagens de iogurtes, tesoura e cola. Use a imaginação e mãos à obra!

Atividades

Quem faz parte da minha família?

O conceito de família não pode estar limitado ao núcleo familiar (pai, mãe e irmãos). É importante que a criança consiga ampliar o sentimento de afeto a um círculo maior de convivência. Avós, tios e primos, são familiares com os quais o convívio é menos frequente, mas que representam relações de grande valor afetivo. Além disso, o laço sanguíneo não é o único fator que determina uma relação familiar.

Inicie uma conversa com as crianças a partir da socialização dos desenhos produzidos anteriormente. Pergunte às crianças quem são as pessoas presentes no desenho, pergunte se elas não se esqueceram de desenhar alguém. Caso não sejam citados, pergunte sobre os avós, tios e primos. Explique a importância que os avós têm na nossa vida, pois sem eles nós não existiríamos.

Exiba o vídeo Clipe "EU", do Grupo Palavra Cantada e converse sobre a música. Inicie perguntando:

"Quem mãe da minha mamãe?"

"Quem é pai do meu papai?"

Link para vídeo: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283408/ 

Entregue uma folha em branco para as crianças e solicite que colem juntamente ao desenho feito anteriormente, fixando-as paralelamente. Peça agora para elas completarem o desenho. Solicite que as crianças desenhem os membros que não foram contemplados na outra produção, distribua os mesmos materiais entregues anteriormente.

Exponha os novos registros, agora faça uma exposição para toda a escola.

Hora da Pesquisa!

Envie uma pesquisa para casa, solicitando às famílias um Registro sobre sua História. Esta pesquisa pode ser realizada através de um estudo da certidão de nascimento da criança e em estudo da letra da música do vídeo clipe do grupo Palavra Cantada, assistidos anteriormente. Exemplo:

1. "Ouvir histórias é uma das nossas atividades preferidas, e numa dessas viagens conhecemos uma história muito especial: a história da nossa vida. Com o auxílio de um adulto, consulte sua certidão de nascimento e registre as seguintes informações":

- O dia em que você nasceu:     

1     2   3   4   5   6   7   8     9   10   11   12   13   14   15     16   17   18   19   20   21   22     23   24   25   26   27   28   29     30   31     

-  O mês em que você nasceu:   

janeiro     fevereiro   março   abril     maio   junho   julho     agosto   setembro   outubro     novembro   dezembro   

- O ano em que você nasceu:   

1999     2000   2001   2002   2003     2004   2005   2006.

2. "Olá turminha! Estamos aprendendo muitas coisas importantes sobre família, para enriquecer nosso estudo sugerimos o registro da história dos nossos papais e mamães, pois a nossa história começa com a história deles! Para isso, assista ao vídeo do grupo palavra cantada e peça para o papai, mamãe ou responsável reescrever sua história de acordo com a letra da música".

Recursos Complementares
Avaliação

A criança demonstrou interesse e motivação pelo tema estudado?

A criança se envolveu nas atividades propostas?

A criança verbalizou experiências e sentimentos referentes à sua família e as demais?

A família participou com motivação da pesquisa e atividades propostas?

Observe e intervenha quando necessário, compartilhando com a família a avaliação realizada.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.