18/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceito de ginástica e ginástica artística.
Atividade 1:
Os alunos serão reunidos em uma sala com recursos multimídia onde serão exibidos os vídeos abaixo:
http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/panamericano_santodomingo_2003/03PANAACominFX.mpg
http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/torneiointernacional_2007/BRA%20-%20Ana%20Claudia%20Silva_TF_Bars.wmv
Acessos dia 14 de outubro de 2010.
Ao término, questionar aos alunos: Quais são os movimentos obrigatórios para esta prova da ginástica artística? Quais são as qualidades físicas preponderantes em cada um destes movimentos?
O docente deve direcionar a discussão no sentido de que os movimentos característicos desta prova são os saltos, giros e flexibilidades, e por isso, exigem as qualidades físicas: força, elasticidade e velocidade, que deverão ser observadoa durante as vivências das próximas atividades.
Atividade 2: Vivenciando os movimentos básicos do solo:
O professor irá dividir os alunos em 5 grupos. Cada grupo receberá uma das figuras abaixo, onde está a descrição (através de sequência de imagens) de alguns movimentos característicos do solo:
Extraídas de http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/painel_01.pdf (Acesso em 15 de outubro de 2010).
Cada grupo deverá tentar realizar estes movimentos, bem como formas para que estes sejam realizados com segurança (o professor poderá disponibilizar, também, as progressões de cada um destes movimentos, apresentadas em http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/painel_01.pdf (Acesso em 15 de outubro de 2010).
Os alunos deverão apresentar o movimento para toda a turma, que também deverá vivencia-lo. O professor e os integrantes de cada grupo serão responsáveis pela segurança e proteção do restante da turma.
Atividade 3: As qualidades fisicas nos movimentos de solo:
O professor irá indagar aos alunos sobre as atividades anteriores, relacionado com as qualidades físicas:
Os alunos serão conduzidos a um laboratório de informática a fim de pesquisarem sobre as qualidades fisicas existentes, e, assim poder relacionar com os movimentos vivenciados e vistos (deverão chegar à conclusão de que as qualidades principais são: velocidade, força e equilíbrio).
http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/painel_01.pdf
http://www.4shared.com/account/document/A_CsjRsS/APOSTILA_GINSTICA_ARTSTICA_OLM.html
Acessos dia 15 de outubro de 2010.
A avaliação será feita nas apresentações dos trabalhos (Atividade 2) e na pesquisa da Atividade 3.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/10/2011
Cinco estrelaseu sei alguns movimentos de ginastica mas aprendi tudo sozinho sei esparcar foi a melhor coisa que aprendi entao a minha opiniao gostei da sua aula