Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Interjeição e Onomatopeia

 

30/11/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar e reconhecer interjeição e onomatopeia;
  • diferenciar interjeição e onomatopeia;
  • identificar interjeição e onomatopeia em história em quadrinhos
  • escrever interjeições e onomatopeias
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecimento de história em quadrinhos (balões)
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Para iniciar a atividade, o professor deverá entregar aos alunos cópias da seguinte imagem:

http://www.turmadamonica.com.br/index.htm

Eles deverão formar duplas e responder algumas questões referentes à tira. O professor poderá projetar as perguntas ou entregar cópias delas:

  1. No primeiro quadrinho, Magali rega uma plantinha. Qual é o pensamento dela em relação a esta planta?
  2. No segundo quadrinho, Magali faz uma cara de surpresa. Por quê?
  3. Que atitude a menina toma em relação ao girassol que cresceu ali?
  4. No último quadrinho, Magali come as pétalas da flor. Que palavra poderia representar o barulho da menina ao comer o girassol?

Depois que os alunos responderem, o professor deverá fazer a correção oralmente com a turma. Em relação à questão número 4, os alunos poderão apresentar muitas possibilidades de resposta. O professor, juntamente com a turma deverá observar se a palavra pode representar o som em questão.

Feita a correção, o professor deverá mostrar aos alunos a tirinha completa:

http://www.turmadamonica.com.br/index.htm 

tira 120

O professor deverá mostrar aos alunos a palavra que foi usada para representar o som da Magali comendo. Em seguida ele deverá entregar aos alunos outros quadrinhos para que eles escrevam palavras que representem o som do que é mostrado na imagem:

http://www.turmadamonica.com.br/index.htm 

tiras recortadas: 137,139,154,160, 182.

Depois que os alunos escreveram as palavras nas imagens, o professor deverá mostrar as imagens originais para que os alunos vejam que palavras foram utilizadas. É importante destacar que os alunos poderão usar as palavras que desejarem para representar o som, no entanto elas devem ser coerentes com a imagem.

  http://www.turmadamonica.com.br/index.htm   

tiras: 137,139,154,160, 182.

Depois de discutirem as respostas, o professor projetará para os alunos o seguinte conceito:

A imitação de um som, por meio de palavra, chama-se ONOMATOPEIA.

ATIVIDADE 2

O professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=NsdA6TVV_Gc

Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá transmití-lo mais uma vez. Ele deverá pausar na imagem dos animais e os alunos deverão escrever a palavra que representa o som emitido por eles. o professor poderá escrever no quadro as respostas dadas pelos alunos.

ATIVIDADE 3

O professor deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem:

  http://www.turmadamonica.com.br/index.htm   tira 143 

Organizados em grupos eles deverão responder às seguintes questões sobre a tirinha:

  1. Na tirinha vemos um rapaz quebrando umas telhas com a força de sua mão. Que palavra representa o som das telhas se quebrando?
  2. De acordo com nosso estudo nas atividades anteriores, qual é o nome que damos às palavras que representam o som das coisas?
  3. De acordo com o rapaz da tirinha, o teste final de sua "força" seria dar um aperto de mão na Mônica. De acordo com seu conhecimento sobre essa personagem, por que esse gesto comprovaria que o rapaz era realmente forte?
  4. Nos dois primeiros quadrinhos, o que o rapaz diz ao quebrar as telhas?
  5. Em sua opinião, por que ele diz "Hááááá" ao quebrar as telhas?

O professor deverá fazer a correção oralmente e deverá solicitar a alguns alunos que leiam suas respostas.

Em seguida, ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem:

http://auladaroberta.blogspot.com/2008/05/interjeio.html 

Ainda em grupos, o professor deverá perguntar aos alunos que "expressão" a mãe de Calvin usou ao perceber que o filho estava com frio. Eles provavelmente responderão que ela usou a expressão "Ooh". Em seguida o professor deverá perguntar aos alunos que palavra disse Calvin ao ouvir a sugestão da mãe. Os alunos responderão que a palavra usada por Calvin foi "Oba". Feito isso, o professor deverá mostrar a seguinte imagem:

Ele poderá pedir a um aluno que leia o que diz a imagem. Feito isso, o professor poderá mostrar aos alunos a lista de interjeições disponível em http://www.brasilescola.com/gramatica/interjeicao.htm 

ATIVIDADE 4

O professor deverá levar aos alunos ao laboratório de informática. Lá, eles acessarão o Portal da Turma da Mônica e deverão clicar em "Quadrinhos". Em duplas eles deverão escolher as tirinhas que gostariam de ler e identificar as interjeições e onomatopeias presentes nelas. Além disso, eles deverão escrever que som a onomatopeia representa e que sentimento a interjeição exprime nas tirinhas lidas. Ao final da atividade, o professor deverá recolher o que foi feito pelos alunos para verificar o entendimento deles.

http://www.monica.com.br/index.htm 

Recursos Complementares

http://www.toondoo.com/  Site para a criação de histórias em quadrinhos. Os alunos deverão criar login e senha em http://www.toondoo.com/createToon.do?param=openFullWindow . Depois deverão entrar com login e senha criados em "Tools" e em seguida "ToonDoo Maker"

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante a realização das atividades. A atividade escrita é de fundamental importância para o professor perceber se realmente os alunos compreenderam o conteúdo que foi desenvolvido nas atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/9 - 44,44%
  • Quatro estrelas 5/9 - 55,56%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.