30/11/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
ATIVIDADE 1
Para iniciar a atividade, o professor deverá entregar aos alunos cópias da seguinte imagem:
http://www.turmadamonica.com.br/index.htm
Eles deverão formar duplas e responder algumas questões referentes à tira. O professor poderá projetar as perguntas ou entregar cópias delas:
|
Depois que os alunos responderem, o professor deverá fazer a correção oralmente com a turma. Em relação à questão número 4, os alunos poderão apresentar muitas possibilidades de resposta. O professor, juntamente com a turma deverá observar se a palavra pode representar o som em questão.
Feita a correção, o professor deverá mostrar aos alunos a tirinha completa:
http://www.turmadamonica.com.br/index.htm
tira 120
O professor deverá mostrar aos alunos a palavra que foi usada para representar o som da Magali comendo. Em seguida ele deverá entregar aos alunos outros quadrinhos para que eles escrevam palavras que representem o som do que é mostrado na imagem:
http://www.turmadamonica.com.br/index.htm
tiras recortadas: 137,139,154,160, 182.
Depois que os alunos escreveram as palavras nas imagens, o professor deverá mostrar as imagens originais para que os alunos vejam que palavras foram utilizadas. É importante destacar que os alunos poderão usar as palavras que desejarem para representar o som, no entanto elas devem ser coerentes com a imagem.
http://www.turmadamonica.com.br/index.htm
tiras: 137,139,154,160, 182.
Depois de discutirem as respostas, o professor projetará para os alunos o seguinte conceito:
A imitação de um som, por meio de palavra, chama-se ONOMATOPEIA. |
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=NsdA6TVV_Gc
Depois de assistirem ao vídeo, o professor deverá transmití-lo mais uma vez. Ele deverá pausar na imagem dos animais e os alunos deverão escrever a palavra que representa o som emitido por eles. o professor poderá escrever no quadro as respostas dadas pelos alunos.
ATIVIDADE 3
O professor deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem:
http://www.turmadamonica.com.br/index.htm tira 143
Organizados em grupos eles deverão responder às seguintes questões sobre a tirinha:
|
O professor deverá fazer a correção oralmente e deverá solicitar a alguns alunos que leiam suas respostas.
Em seguida, ele deverá mostrar aos alunos a seguinte imagem:
http://auladaroberta.blogspot.com/2008/05/interjeio.html
Ainda em grupos, o professor deverá perguntar aos alunos que "expressão" a mãe de Calvin usou ao perceber que o filho estava com frio. Eles provavelmente responderão que ela usou a expressão "Ooh". Em seguida o professor deverá perguntar aos alunos que palavra disse Calvin ao ouvir a sugestão da mãe. Os alunos responderão que a palavra usada por Calvin foi "Oba". Feito isso, o professor deverá mostrar a seguinte imagem:
Ele poderá pedir a um aluno que leia o que diz a imagem. Feito isso, o professor poderá mostrar aos alunos a lista de interjeições disponível em http://www.brasilescola.com/gramatica/interjeicao.htm
ATIVIDADE 4
O professor deverá levar aos alunos ao laboratório de informática. Lá, eles acessarão o Portal da Turma da Mônica e deverão clicar em "Quadrinhos". Em duplas eles deverão escolher as tirinhas que gostariam de ler e identificar as interjeições e onomatopeias presentes nelas. Além disso, eles deverão escrever que som a onomatopeia representa e que sentimento a interjeição exprime nas tirinhas lidas. Ao final da atividade, o professor deverá recolher o que foi feito pelos alunos para verificar o entendimento deles.
http://www.toondoo.com/ Site para a criação de histórias em quadrinhos. Os alunos deverão criar login e senha em http://www.toondoo.com/createToon.do?param=openFullWindow . Depois deverão entrar com login e senha criados em "Tools" e em seguida "ToonDoo Maker"
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação durante a realização das atividades. A atividade escrita é de fundamental importância para o professor perceber se realmente os alunos compreenderam o conteúdo que foi desenvolvido nas atividades.
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/03/2015
Quatro estrelasÓtimas ideias! Obrigada!!
18/11/2014
Quatro estrelasGostei muito da aula, vou usa-la na proxima aula,um abraco
03/09/2013
Cinco estrelaseu achei muiito bom eu adorei essa aula
24/07/2013
Quatro estrelasGostei muito da elaboração da aula. Acredito que ela seja instigante porque leva o aluno ao conhecimento através da pesquisa e criação de HQ. Parabéns
28/05/2012
Cinco estrelasadorei,poderia ter exercícios de fixação.
27/05/2012
Quatro estrelasLegal ,adorei.........
13/10/2011
Cinco estrelasgostei demais acho que meus aluno de 6 serie vai gostar
17/04/2011
Cinco estrelasGostei muito da suas aulas busquei também referencia...gostei do material pois estou dando onomatopeia para os alunos da 5 serie um grande abraço
16/03/2011
Quatro estrelasjoia as suas sugestoes.