02/12/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
- Compreender o futebol mundial como grande e rentável negócio.
- Analisar a forma em que a mídia influencia no futebol.
- Debater sobre o marketing por trás dos jogos de futebol.
Apresentar conhecimentos prévios em análise e interpretação de textos e também na elaboração de um portfólio.
Para iniciar essa aula a sugestão é apresentar o vídeo "Brasil Futebol Clube [Visões do esporte]", o qual fala do nosso Futebol Arte.
Para a segunda parte a proposta é apresentar o vídeo com a entrevista do Cientista Político Luis Manuel Rebelo Fernandes, falando sobre a ruptura do futebol "elitista".
Na terceira etapa analisaremos o artigo "Entendendo o Futebol como um negócio: Um estudo exploratório", onde será realizada uma análise sobre o Futebol visto como uma empresa.
Todas as atividades, questões presentes no roteiro dos vídeos: "Brasil Futebol Clube [Visões do esporte]", Entrevista com o Cientista Político Luis Manuel Rebelo Fernandes e a análise do artigo "Entendendo o Futebol como um negócio: Um estudo exploratório" deverá ser registrado pelos alunos no formato de um portfólio.
Obs: os alunos poderão utilizar o portfólio para auxiliar na fundamentação de suas ideias no círculo de debate que será realizado no final da terceira etapa.
Construção de um Portfólio:
O Portfólio, em sua construção, requer um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo. As linguagens e os materiais utilizados no Portfólio são livres, desde que coerentes com o seu conteúdo. O Portfólio pode ser elaborado e apresentado por meio de vários suportes como: em pastas variadas, em livros encadernados, Cd-rom, disquetes, fita de vídeo, em forma de revistas, jornais, sites, criações artísticas, dentre outros.
Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/mydownloads_01/singlefile.php?cid=42&lid=6008
(acessado em 14/11/2010).
- Para a construção do portfólio, o professor pode sugerir que os alunos formem grupos de 3 componentes.
Exemplo de um Portfólio:
Disponível em: espacoeducar-liza.blogspot.com/search/label/Portfolio (acessado em 14/11/2010).
Percurso de aprendizagem que os portfólios permitem:
Disponível em: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html (acessado em 14/11/2010).
O objetivo da exibição desses dois vídeos é permitir aos alunos uma análise e reflexão sobre o futebol, inicialmente visto como uma arte e o processo que sofreu com sua democratização. Antes de apresentar os vídeos o professor pode propor aos alunos roteiros de atividades relativas a cada vídeo. As respostas apresentadas pelos alunos deverão ser registradas no portfólio.
Sugestão: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual.
Disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm (acessado em 18/11/2010).
1 º Vídeo: "Brasil Futebol Clube [Visões do esporte]"
Descrição: o vídeo mostra o futebol arte do Brasil, uma adaptação do futebol inglês. Exibe os atletas brasileiros que se destacaram no futebol e as jogadas plásticas que os brasileiros inventaram.
Brasil Futebol Clube [Visões do esporte]
Atividade 1
Roteiro para o vídeo:
- Como podemos definir o termo "Futebol Arte".
- Hoje em dia tem como jogar um futebol bonito "Futebol Arte" ou apenas jogar por resultados?
- Gol de bicicleta é um lance genuinamente brasileiro. Comente sobre ele e sobre seu "criador" Leônidas da Silva.
Obs: os alunos deverão registrar no portfólio suas considerações/respostas.
2º Vídeo: Entrevista com o Cientista Político Luis Manuel Rebelo Fernandes
Descrição: Luis fala sobre a ruptura do futebol "elitista" do Rio de Janeiro em meados dos anos 20 e sobre o processo de democratização do futebol no Brasil.
Disponível em: www.youtube.com/watch?v=06MAo6mrnhM (acessado em 11/10/2010).
Atividade 2
Roteiro para o vídeo:
- Como era composto esse futebol chamado de elitista?
- Quem era excluído da prática esportiva do futebol?
- Como ocorreu a democratização do esporte?
- Quais avanços ocorreram após essa democratização do futebol?
Obs: os alunos deverão registrar no portfólio suas considerações/respostas.
Quando assistimos a um jogo televisionado de futebol fica difícil prestar atenção apenas nas jogadas, pois em cada canto há uma marca divulgando seu produto. Seja fora do campo ou no próprio uniforme dos jogadores.
-Pode-se dizer que o mercado rompeu as barreiras com o alambrado e entrou como o décimo segundo titular em campo?
Atividade 3
Para essa atividade a sugestão é a leitura e análise do artigo "Entendendo o Futebol como um negócio: Um estudo exploratório", para isso o professor pode sugerir que os alunos respondam as questões presentes no roteiro abaixo das figuras.
Figura 1:
Estrutura Integrada de Mercados para as organizações de futebol – a economia do mercado futebolístico
Questões:
1ª- De acordo com o artigo, quem são os consumidores (intermediário e final) desse "produto" e qual o papel da mídia sobre ele?
2ª- Como é composta a estrutura do Mercado Produtor de “espetáculos futebolísticos”?
Figura 2
Estrutura da Cadeia Produtiva na Indústria de Futebol
Pensando em um determinado Clube de Futebol e nas Ligas de Futebol como uma empresa, descreva sua estrutura:
- Função Principal:
- Insumos:
- Produto Principal:
- Subprodutos (Secundários e Principais):
Obs: os alunos deverão registrar no portfólio suas considerações/respostas.
Artigo e as figuras disponíveis em: www.scielo.br/pdf/gp/v12n1/a03v12n1.pdf (acessado em 11/10/2010).
A sugestão para finalizarmos a aula é formar um círculo, na sala de aula ou na quadra/pátio, para que todos possam socializar e expor suas considerações/respostas sobre os temas abordados. Para isso o professor pode retomar e fazer as perguntas apresentadas nas atividades 1, 2 e 3. Os alunos com seus portfólios em mãos poderão consultá-los para justificarem suas respostas e fundamentar suas argumentações.
Através desse novo debate, o professor poderá perceber se os objetivos foram alcançados de acordo com as respostas dos alunos, observando se houve maior desenvoltura e propriedade nos argumentos nesse segundo momento.
Nome | Tipo |
---|---|
Brasil Futebol Clube [Visões do esporte] | Vídeo |
Referências:
Reflexões sobre Futebol:
www.diaadia.pr.gov.br/temasatuais/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=498#Reflexoes (acessado em 11/10/2010).
Observatório da Imprensa (futebol e mídia na marca do pênalti):
www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=554JDB005 (acessado em 11/10/2010).
Associação dos Professores da PUC de São Paulo (Futebol, espetáculo do século):
www.apropucsp.org.br/apropuc/index.php/revista-puc-viva/48-07-500-anos-da-chegada-dos-europeus/1866-resenha-futebol-espetaculo-do-seculo (acessado em 11/10/2010).
Sugestão de sites para pesquisa:
Espaço Educar (afinal, o que é um Portfólio):
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/07/afinal-o-que-e-portfolio.html (acessado em 14/11/2010).
Portal Dia-a-dia Educação (reportagem sobre o jogador Leônidas conhecido como Diamante Negro):
www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=313 (acessado em 14/11/2010).
Glossário - Portal Brasil (gol de bicicleta):
www.brasil.gov.br/sobre/esporte/futebol/glossario/view (acessado em 14/11/2010).
Museu dos Esportes - O gol de bicicleta:
www.museudosesportes.com.br/noticia.php?id=5866 (acessado em 14/11/2010).
A imprensa e a "indústria" do futebol
carloscastilho.posterous.com/a-imprensa-e-a-industria-do-futebol (acessado em 14/11/2010).
IFDBlog - A dinâmica da indústria do futebol
www.ifd.com.br/blog/2006/06/23/a-dinmica-da-indstria-do-futebol/ (acessado em 14/11/2010).
Planeta do Futebol - O futebol-arte contra-ataca:
www.planetadofutebol.com/artigos/o-futebol-arte-contra-ataca (acessado em 14/11/2010).
Avaliação diagnóstica em todos os momentos da aula, culminando na apresentação do trabalho final (portfólio).
- Realizou as pesquisas solicitadas.
- Participou ativamente das atividades, cooperando com o grupo.
- Discutiu de forma crítica e profunda com os colegas sobre os temas propostos.
- Trouxe informações importantes para a discussão.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/03/2011
Cinco estrelasNossa adorei a aula, estou trabalhando tambem como a tematica com os alunos do 3º ano, e adorei ver que não estou "inventando" demais rsss muito obrigada pelas dicas