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Jornalistas durante a Ditadura

 

17/11/2010

Autor y Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender a importância do jornalismo no combate à ditadura civil-militar brasileira de 1964. Entender as diferentes formas de ação e reação da imprensa à ditadura. Entender como se dava a censura e as formas diferenciadas de se escapar dela.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deverá ter uma compreensão dos processos políticos que envolvem a ditadura: da sua implantação até o seu esfacelamento.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

1º passo

O professor deverá fazer uma breve exposição sobre os vários tipos de jornalismo durante a ditadura, exemplificando-os.

Em seguida, dividir a turma em 4 grupos responsáveis que farão uma pesquisa sobre os tipos de jornalismo divididos nos grupos especificados logo abaixo. Aliado a isso, cada grupo deve tratar da censura a esses tipos de jornalismo. Além do conteúdo o aluno deve selecionar nos links especificados logo abaixo imagens que digam respeito ao seu assunto para o jornal mural.

Para melhor entendimento dividimos a censura no período em três etapas:

a) 1964-1968: lento processo de cerceamento das liberdades e vários atos censórios do governo. Ponto Central a trabalhar: as denúncias das torturas;

b) 1968-1978: período mais negro, a instalação da censura prévia. Ponto Central a trabalhar: os efeitos da censura prévia;

c) 1978-1985: abrandamento da censura na grande imprensa e manutenção da censura na imprensa alternativa.   

Grupos 1: a grande imprensa favorável. Ex: Jornal da Tarde: “O Diário Oficial da OBAN”;

Grupo 2: a imprensa alternativa. Ex:  O Pasquim, Flor do Mal e  O Sol;

Grupo 3: a imprensa de resistência política: Ex: Opinião, Movimento e Versus;

Grupo 4: a imprensa dos grupos sociais setoriais do final da década de 1970. Ex: Lampião da Esquina e Brasil Mulher.

Além do conteúdo o aluno deve selecionar nos links imagens que digam respeito ao seu assunto para uma atividade posterior   

Links para o aluno pesquisar:

Grupo 1:

http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/4420/1/NP2RANGEL.pdf  (Acesso em: 8 out. 2010)   

http://viomundo.naweb.net/opiniao/unidade-caes-de-guarda-fala-da-midia-e-de-jornalistas-que-colaboraram-com-a-ditadura-militar/  (Acesso em 19. out. 2010) 

http://www.folhadatardeonline.kit.net/  (Acesso em 19. out. 2010) 

http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/17318/1/R0469-2.pdf  (Acesso em 19. out. 2010) 

Livro: Cães de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 a Constituição de 1988, de Beatriz Kushnir. http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls000231037   (Acesso em: 8 out. 2010) 

Grupo 2:

http://www.historia.uff.br/stricto/teses/Dissert-2007_OLIVEIRA_Joao_Henrique_Castro-S.pdf  (Acesso em: 8 out. 2010)

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2007/resumos/R0483-1.pdf  (Acesso em 19. out. 2010). 

Sobre o jornal O Pasquim:

http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?lnk=O-PASQUIM-A-SUBVERSAO-DO-HUMOR&selecao=MAT&materia=17536&programa=104&velocidade=100K  (Acesso em: 8 out. 2010. Um vídeo sobre o jornal O Pasquim)

http://www.ppghis.ifcs.ufrj.br/media/topoi7a1.pdf  (Acesso em 19. out. 2010) 

http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/17297/1/R1574-1.pdf  (Acesso em 19. ou. 2010) 

Sobre o jornal O Sol

http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1373&sid=41&tpl=printerview  (Acesso em 19. out. 2010) 

Sobre o jornal Flor do Mal

http://www.memoriaviva.com.br/maciel.htm  (Acesso em 19. out. 2010) 

http://www.memoriaviva.com.br/flordomal.htm  (Acesso em 19. out. 2010)  

http://contraculturabrasil.blogspot.com/2007/11/captulo-3-jornalismo-undergrounds.html  (Acesso em 19. out. 2010)  

http://tropicalia.uol.com.br/site/internas/leituras_marginalia9.php  (Acesso em 19. out. 2010) 

Grupo 3:

Sobre o jornal Versus

http://www.dialogosfelafacs.net/revista/upload/articulos/pdf/79Aguiar-Ogassawara.pdf  (Acesso em: 8 out. 2010) 

Sobre o jornal Movimento

http://jornalmovimento.wordpress.com/2010/01/07/texto-3/  (Acesso em 19. out. 2010) 

  http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/nelic/article/viewFile/1603/1329  (Acesso em 19. out. 2010) 

Grupo 4:

http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/2224/1325  (Acesso em: 8 out. 2010)  

Sobre o jornal O Lampião da Esquina

http://www.grupodignidade.org.br/blog/?page_id=53  (Acesso em 19. out. 2010) Coleção digitalizada do Jornal

http://193.136.64.248/~bocc/pag/lima-marcus-assis-IMPRENSA-HOMOSSEXUAL-BRASIL.pdf  (Acesso em 19. out. 2010) 

http://segall.ifch.unicamp.br/publicacoes_ael/index.php/cadernos_ael/article/viewFile/78/82  (Acesso em 19. out. 2010) 

Sobre o jornal Brasil Mulher

http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos/14112009-090707rosalina.pdf  (Acesso em 19. out. 2010) 

http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/3505   (Acesso em 19. out. 2010)  Tese Brasil Mulher : Joana Lopes e a imprensa alternativa feminista 

Sobre a Imprensa Setorizada: feminista, operária e outras

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27142/tde-17052004-165710/pt-br.php  (Acesso em 19. out. 2010)  

http://www.seer.ufu.br/index.php/neguem/article/viewFile/91/83  (Acesso em 19. out. 2010) 

http://www.scielo.br/pdf/rbh/v26n52/a11v2652.pdf  (Acesso em 19. out. 2010) 

http://www.cedae.iel.unicamp.br/revista/index.php/lle/article/viewFile/135/115  (Acesso em: 8 out. 2010)  

http://www.eeh2008.anpuh-rs.org.br/resources/content/anais/1212409078_ARQUIVO_Texto-AnpuhRS.pdf  (Acesso em: 8 out. 2010) 

Links para pesquisa sobre censura:

Livro: Cães de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 a Constituição de 1988, de Beatriz Kushnir. http://cutter.unicamp.br/document/?code=vtls00023103  (Acesso em: 8 out. 2010)

http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_10/rbcs10_02.htm  (Acesso em:  8 out. 2010) 

http://www.gedm.ifcs.ufrj.br/upload/textos/1.pdf  (Acesso em: 8 out. 2010) 

http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/viewFile/685/531  (Acesso em: 8 out. 2010) 

http://revistatopoi.org/numeros_anteriores/topoi05/topoi5a11.pdf  (Acesso em: 8 out. 2010) 

DESENVOLVIMENTO

2º passo

Numa sala com computadores ou numa sala com projetor o professor deve mostrar as imagens abaixo e pedir aos alunos que respondam as seguintes perguntas:

a) Que tipo de censura ou perseguição à imprensa você percebe na imagem?

 b) A população em geral percebia que estava lendo algo censurado?

 c) Que estratégias o jornalismo adotava para escapar dessa censura?

d) Há censura no mundo de hoje, de que tipo?

Imagem 01

 Censura no Jornal

Imagem 02

Perseguição à Imprensa de Protesto

3º passo

Feita a pesquisa de conteúdo e imagens (1 passo) e mostrada as imagens (2 passo) o professor deve reunir a turma em um seminário que discuta os resultados da pesquisa em grupo. Compartilhando dessa forma os conhecimentos obtidos que mostrem a diversidade do jornalismo durante a ditadura e os problemas enfrentados com a censura  

4º passo

A partir das atividades e discussões desenvolvidas em sala de aula os alunos deverão construir um jornal mural a ser afixado em local apropriado da escola e, se não houver, nas paredes dos corredores de forma a compartilhar os conhecimentos com outros alunos da escola sempre levando em conta a diversidade do jornalismo do período e a censura

CONCLUSÃO

Os alunos, após as atividades realizadas em grupos, nos seminários e na elaboração do Jornal Mural devem compreender a importância da circulação da informação pública como forma de construir uma opinião política, comportamental, social e econômica de uma determinada situação vivida pelo país.

Recursos Complementares

Além dos links contidos no primeiro passo, ainda temos as seguintes referências para pesquisa de material:

Link para o acervo do Última Hora: http://www.amigosdoarquivo.com.br/uhdigital/  (Acesso em: 8 out. 2010) 

Link para o acervo da Veja: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx  (Acesso em: 8 out. 2010) 

Avaliação

Os grupos devem apresentar os resultados da pesquisa na forma de um texto jornalístico. A avaliação deve também contemplar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • Wanessa Resende, Biblioteca Pública Municipal Padre José de Queiroz , Minas Gerais - dijo:
    waresende@hotmail.com

    19/11/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula alternativa, com recursos didáticos ricos, que proporcionam maior reflexão do período.


  • Carla F. Morais, E.E. , Minas Gerais - dijo:
    carlafonseca1960@yahoo.com.br

    18/11/2010

    Cinco estrelas

    Nossa esse tema é muito interessante para trabalhar com os alunos! Hoje mesmo na sala dos professores da escola que eu trabalho, a diretora estava comentando a importancia de mostrar aos alunos como os meios de comunicação são essenciais para a sociedade atual, mas que devemos saber como lidar com eles. E logo ela acrescentou, isso é tarefa de voces professores de história.


  • Valter Bernardo Junior, FUNEDI , Minas Gerais - dijo:
    valter.bernardojunior@gmail.com

    18/11/2010

    Quatro estrelas

    A proposta de aula oferece uma otima bibliografia que dará o professor um campo amplo de visao sobre o tema, além de proporcionar aos alunos a possibilidade de entender as formas de driblar a censura pela classe josnalistica. classe essa de extrema importancia na luta pela democracia e pela liberdade de expressao.


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