Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A coleta seletiva.

 

21/02/2011

Autor y Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Conhecer os benefícios da coleta seletiva e como podemos implantá-la na escola.
  • Identificar que materiais podem entrar na reciclagem.
  • Conhecer um pouco sobre as pessoas que trabalham com essa atividade.
  • Desenvolver um sistema de coleta seletiva na escola.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  Desenvolver em nossas crianças ações e posturas responsáveis e saudáveis, seja junto à natureza, em suas casas ou mesmo na comunidade onde vivem.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Falar sobre o lixo (o que é, quem produz, onde ele vai parar, como separa, etc). Fazer um comentário geral e ouvir o que as crianças conhecem sobre este assunto.

 2º momento: PASSEIO ORIENTADO: Esta atividade deve ser realizada na área ao redor da escola, para tentar levantar possíveis problemáticas ambientais vivida pela comunidade ( lixos jogados pelas ruas, desperdício de água etc). Discutir em sala o que foi observado e fazer um texto coletivo com as principais conclusões.

3º momento: Em rodinha, primeiramente ouvir o que as crianças conhecem sobre o assunto. Logo em seguida, apresentar  recursos audiovisuais ( filme, imagens...) referentes ao tema lixo, promovendo um maior conhecimento a respeito da questão do lixo, abordando basicamente sua geração, destino, desperdício e reciclagem. Registro através de desenhos das crianças, à respeito das imagens visualizadas.

4º momento: POSTOS DE COLETA: Separar nos latões os materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora ( papéis, plásticos, vidro e metal ), os chamados "lixos limpos" para que sejam destinados a reciclagem.

 

 

 

Sugestões:

  • Eleger um funcionário que se responsabilize de forma espontânea pela coleta.
  • Providenciar um local adequado, dentro do espaço escolar, para o depósito dos materiais coletados.
  • Contatar as cooperativas ou catadores da região, que irão em datas previamente marcadas, recolher o material a ser reciclado, já identificado, em tambores grandes, devidamente vedados.

SUGESTÃO: Fazer parceria com a coca-cola para a coleta de garrafas pets e latinha, pois a mesma é responsável por projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil.

Site: www.institutococacola.org.br

5º momento: Convidar um catador de materiais recicláveis para uma conversa com as crianças. É importante as crianças saberem que a coleta seletiva, muitas vezes, é uma fonte de renda e inclusão social para milhares de famílias.

6º momento: Se for possível, oportunizar uma via de acesso entre a escola e a comunidade. Possibilitar às pessoas que moram em áreas próximas à escola, para que tenham condições de dar um destino adequado ao seu lixo.

7º momento: OFICINA DE SUCATA: Constatar, na prática , a utilidade que o lixo pode vir a ter. Realizando atividades baseadas no manuseio de materiais descartados, possibilitando a experimentação de técnicas de reciclagem, ou seja, o reaproveitamento de materiais. Expor na escola os trabalhos construídos pelas crianças.

http://www.edem.g12.br/v2/imprimir.php?tipo=artigo&id=731 

 

Menino Maluquinho feito na oficina de sucata

 

 

Material de Apoio

Cartazes.

Livros de história.

Vídeo/ DVD.

Materiais recicláveis.

 

  •  
Recursos Complementares

SUGESTÕES FÍLMICAS:

Ilha das flores. ( 15 minutos ). Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/curtanaescola/Filme.asp?cod=647  

Tá limpo ( desenho animado) . ( 10 minutos). Disponível no Porta Curtas: www.portacurtas.com.br/Film

Site: www.institutococacola.org.br

Avaliação

Durante o desenvolvimento das atividades, será avaliado como foi a evolução pessoal no processo de conscientização em relação a importância da coleta seletiva.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.