Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os "5Rs" na escola ( recicle, reduza, repare, re-use e repense).

 

21/02/2011

Autor y Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar como podemos estabelecer ações de reciclagem.
  •  Desenvolver ações de redução no consumo de materiais como o papel.
  •  Promover o cuidado com o ambiente e quando necessário, ações de reparo.
  •  Compreender a importância de reutilizar os produtos e com isso diminuir sua retirada da natureza.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a importância dos "5Rs" e recusar atitudes que prejudiquem o ambiente.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: O trabalho deverá começar com uma roda de conversa.  Leve para a sala de aula imagens que ilustram o 5 Rs. Levante o conhecimento inicial da turma. Esse passo revela a direção que o trabalho deve tomar.

Para ter outras idéias veja a aula "Meio Ambiente: compreendendo os cuidados com o lixo para melhorar a qualidade de vida" no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27448.   

Você pode aproveitar algumas sugestões de atividades interessantes e incrementar sua aula inclusive o vídeo “Salve o Planeta: uma campanha inteligente para crianças de 3  a 103 anos” encontrado no endereço http://www.videosurf.com/video/salve-o-planeta-uma-campanha-inteligente-para-crian-as-de-3-a-103-anos-107379635.

 

Para que eles entrem em contato com o mundo real, leve-os para aulas-passeio, para observar também a quantidade de lixo jogado nas ruas .Todas as observações devem ser registradas em escritos e/ou desenhos.  Em uma conversa posterior, veja que conceitos foram ampliados. Por fim, confronte os conhecimentos prévios com os atuais.

2º momento: Crie com as crianças um mural de conscientização sobre os 5Rs.

REDUZIR  o lixo que produzimos.

 RE-USAR OU REUTILIZAR materiais para outra finalidade.

RECICLAR transformar o velho em novo.

REPARAR optar por produtos reciclados.

REPENSAR as reais necessidades de consumo.

3º momento:  Faça uma comparação entre a situação das ruas e a do pátio. É comum a sujeira após o lanche. Sair, então, pelos corredores limpos antes do recreio apenas para observar. Na hora do intervalo, todos lancham e aí vem a segunda parte. Pedir que as crianças  notem como o espaço ficou sujo. Então, dividir a turma em grupos e organizar uma competição. Distribua luvas, máscaras, sacos plásticos e pedir que façam a coleta.

4º momento: Leve  o lixo recolhido  para a sala de aula. Nesse momento,  trabalhe a seleção de materiais.  Entre a sujeira, provavelmente  haverá papel, plástico e alumínio. Sugira para que as crianças façam uma poesia coletiva e a ilustrem.

5º momento: Pesquise com as crianças se existe e como é feita a coleta do lixo da cidade de vocês. Os resultados encontrados na pesquisa podem ser transformados em um texto coletivo que pode ser ilustrado pelas crianças e afixado na sala para futuras consultas.

6º momento: OFICINAS ECOLÓGICAS DE REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM, trabalhe com materiais como garrafas pets, caixas de leite, caixas de ovos e papel em geral. Reaproveitar o material reciclado transformando-o em um objeto ou brinquedo. Por exemplo: as caixas de ovos podem servir como recipiente para tintas em momentos de pintura, as garrafas pets podem ser transformadas em potes para guardar materiais como lápis, canetinhas dentre outros.

OUTRAS SUGESTÕES:

  • Confecção de cartazes ilustrativos de produtos e embalagens que possam ser reciclados.
  • Explorar as figuras geométricas observando as embalagens.
  • Reciclagem de papel para confecção de um porta-retrato, por exemplo. ( reutilizar).
Recursos Complementares

 

Livro: O Saci e a Reciclagem do Lixo.

Autor: Samuel Murgel Branco. Editora Moderna.

Sinopse: Tendo como personagem principal o Saci-Pererê, este livro fala sobre os benefícios da reciclagem do lixo. Além de proporcionar economia, ela evita o acúmulo de detritos na cidade e no campo, impedindo a poluição do solo, do ar e dos rios e a transmissão de doenças por insetos e ratos.

Avaliação

A avaliação das atividades será feita durante todo o processo,  através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção dos 5Rs  Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reparar e Repensar . Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam que toda matéria prima pode ser reaproveitada e que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positivos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.