Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ângulos Complementares e Suplementares

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Marcia Aparecida Mendes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar Ângulos complementares
  • Conceituar Ângulos Suplementares
  • Identificar Ângulos Complementares e Suplementares
Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificar ângulos retos e ângulo raso.

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa: Atividade em dupla

Recursos didáticos: cartolina ou isopor

Materiais a serem entregue às duplas:

  •  uma ficha e um suporte como a figura abaixo, representando um ângulo reto (feito de cartolina ou isopor).

  •   um kit com vários ângulos recortados (cartolina ou isopor), contendo pares ou trios que sejam complementares e também alguns não.

ATENÇÃO 

 Os ângulos deverão ser recortados de forma que somente o professor saiba suas medidas. Sugestão: colocar cores iguais para medidas iguais.

Obs.:  Os kits deverão conter ângulos recortados com diversas combinações de medidas.

ORIENTAÇÕES

  •  Montar, igual a um quebra cabeça, o ângulo reto utilizando os ângulos recortados do kit.
  •  Registrar na ficha os ângulos utilizados.

Exemplo:   1º kit [(I) 30° e 60°; 45°;   (II) 45° ; 20°, 20° e  (III) 50°; 10°, 40° e 70°)

  •   As cores podem ser usadas para indicar as medidas dos ângulos para o professor, já que não convém colocar essas medidas nos ângulos, para melhor desenvolvimento da atividade.

ATENÇÃO

 Professor, registre no quadro a medida dos pares ( ou trio ...) de ângulos que os alunos conseguiram preencher o ângulo reto,  explicando, então, que estes são chamados de ângulos complementares. A partir disso, solicite a eles que deem outros exemplos que ainda não constam da lista e, por fim, motive-os a construir, no caderno, o conceito de Ângulos Complementares.

2ª etapa

  Entregar às duplas:

  •  um suporte representando um ângulo raso (feito com cartolina, Isopor, etc.)

 

  • um kit contendo vários ângulos recortados (cartolina ou isopor, etc).  

Obs.:  Como na 1ª etapa, os kits deverão conter ângulos recortados com diversas combinações de medidas e  em cores diferentes para que somente o professor conheça as respectivas medidas.

 COM ESTE MATERIAL DEVEM:

  • montar ( igual a um quebra cabeça) o ângulo raso, utilizando os ângulos do kit.
  • registrar na ficha os ângulos utilizados.   

Ex:  

  •  Após todas as duplas colocarem, na ficha, os ângulos utilizados para formar o ângulo raso, o professor os registrará no quadro, enfatizando que esses ângulos são chamados ângulos suplementares e instigará os alunos a construírem, no caderno, o conceito de ângulos suplementares, orientando, ainda, que cada dupla dê outro exemplo, não presente na lista.

Recursos Complementares

 Proposta de jogo 

Jogo: Dorminhoco 1

N° de jogadores: 2, 3 ou 6 jogadores(as)  

Objetivos  

 O aluno deve ser capaz de:

  • identificar ângulos suplementares/complementares;  
  • desenvolver sua capacidade de fazer cálculo mental;
  •  fixar o conteúdo.    

 Materiais    

19 cartas de baralhos em que a soma de duas resulte 180° ( ou 90°) confeccionadas em cartolina ou papel cartaz e protegidas com papel contact.

Modo de jogar

  1. Distribuir as cartas igualmente entre os jogadores, sendo que um deles ganha uma carta a mais.
  2. Cada jogador, um de cada vez, retira uma carta do colega ao lado, iniciando aquele que estava ao lado de quem tinha uma carta a mais.
  3. Os jogadores deverão formar pares de ângulos suplementares (ou complementares) que serão baixados, virados para cima, na mesa. Ganhará aquele que baixar todas as suas cartas.
  4. Pagará uma prenda o jogador que for o último a perceber que alguém já baixou todas as cartas. (Sugere-se que a prenda seja um exercício referente ao conteúdo).

 [1] Retirado do livro:Lara, Isabel Cristina Machado de Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série.

Avaliação

A AVALIAÇÃO DEVERÁ VERIFICAR:

  • a participação dos alunos durante todas as atividades;
  • a compreensão dos alunos sobre a diferença entre os ângulos complementares e suplementares;
  • se os alunos conseguiram construir o conceito de ângulos complementares e suplementares.  
Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • nhity, Ulisses cUIABANO , Mato Grosso - dijo:
    nithy@hotmail.com

    08/11/2011

    Uma estrela

    eu acho que deveria ter atividades para os alunos aprenderem nao ideias para os professores.....


  • Gustavo, Ferraz , Rio de Janeiro - dijo:
    fiukbernardo1@hotmail.com

    03/03/2011

    Cinco estrelas

    Pow muito show isso ai! Me ajudo pakas na aula!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.