Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


AS CHUVAS QUE CAEM INTERAGEM COM O SOLO

 

07/12/2010

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender que a chuva ao cair no solo participa de um processo de interação e transformação de outros elementos da natureza;
  • Analisar situações que representem a velocidade da chuva ao chegar ao solo e o resultado do seu impacto em terras sem desmatamento e desmatadas;
  • Entender que a chuva ao cair no solo poluído, à água dissolve substâncias nocivas e as transportam em longas distâncias.     
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Diferenciar o ambiente natural do ambiente construído.   
  • Entender que a água é um dos componentes do ambiente natural e que interage com os outros elementos que constituem a natureza.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 

Estabelecer relação entre o que vê e o que sabe

1º momento –

Professor, para estudar a interação da chuva com o solo, parta do conhecimento inicial dos alunos e as relações que conseguem estabelecer com as imagens que você apresenta na aula. Desse modo, destacamos alguns aspectos inerentes ao uso de imagem no processo de ensino-aprendizagem.

  • A apresentação de imagens na aula é uma estratégia para iniciar o tema em estudo. Elas possibilitam a mobilização da lembrança das crianças sobre algum fato vivenciado e o conhecimento que construíram na sua experiência com a chuva.
  • Cada imagem abaixo apresenta uma paisagem, que pode ser aproveitada pelos alunos para estabelecer relações lógicas do que pode acontecer quando a chuva cair.
  •  As imagens devem ser colocadas em um local visível em sala de aula e você entrega a cada aluno uma folha de papel dividida em quatro partes, identificando a paisagem pelo o número que a indica, para fazer os seguintes exercícios

Exercício 1 - individual

  • Observar cada paisagem e descrever por escrito o que percebe em cada uma.
  • Observar cada paisagem e prever o que irá acontecer em cada lugar se cair uma chuva forte (por escrito).
  • Citar três situações indispensáveis para que a chuva ao cair não provoque cratera no solo.
  • Citar três condições necessárias para que a água da chuva não inunde a cidade.

Fonte

Paisagem 1-  http://www.caminhadasetrilhas.com.br/site/imagens/mata_atlantica_11.jpg     

 Paisagem 2 -  http://4.bp.blogspot.com/_8CSKLpDppn0/SFNP_mHoVEI/AAAAAAAACiQ/ReE__f_VfKo/s400/Os+rios+mais+polu%C3%ADdos+do+Brasil.jpg    

fonte

Paisagem 3. http://4.bp.blogspot.com/_hoIXFn7lywc/R-wW20IqNZI/AAAAAAAABhY/wvokZKPrm24/s320/desmatamento.jpg   

Paisagem 4. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b0/Avenida_Paulista.jpg   

2º momento

Professor proporcione o desenvolvimento do segundo exercício, vinculado ao primeiro.  

Exercício 2 – Em duplas.

 Discutir o que fizeram individualmente e chegar a um consenso, transformando o trabalho individual em trabalho da dupla.

3º momento – Agora é a vez de compartilhar as idéias gerais que os alunos têm sobre a relação entre a chuva e o solo.  Professor, esse é um momento que não se introduz nenhum conhecimento novo, é o ponto de partida da aprendizagem dos alunos, para que pensem sobre o que sabem e as relações que conseguem estabelecer entre os componentes do ambiente e a cultura de transformação do espaço natural. Nesse momento, você deve ter um caderno para anotar o conhecimento e as habilidades de os alunos estabelecerem relações entre os componentes do ambiente. É importante que você anexe  o exercício individual de cada aluno em suas anotações.

Exercício 3 - Coletivo -  

 Ao final, em uma grande roda, o trabalho das duplas é compartilhado, o professor anota os resultados, não repetindo as idéias comuns e os ajudam na transformação do trabalho das duplas em trabalho coletivo.

Atividade 2

Ler, dialogar e construir explicações sobre a relação da chuva com outros elementos da natureza.

1º momento -

Professor no link: http://www.agsolve.com.br/noticia.php?cod=3143  você encontra uma situação real que resultou em o texto: Chuva e solo: uma questão de risco, produzido por Mauro Banderali.  Leve o texto para sala de aula e faça uma leitura conjunta, usando o episódio para os alunos compreenderem a relação entre os elementos da natureza, precisamente a relação entre a chuva e o solo.

 Nessa leitura você procura desenvolver o pensamento crítico dos alunos, destacando alguns aspectos da ação humana vinculada à ação da natureza. Assim, os alunos devem desenvolver as seguintes ações:   

1ª fase da leitura (alunos)  

  •  Fazer uma leitura do texto, em grupos de quatro componentes;
  •  Sublinhar palavras que não entendem;
  •  Discutir no grupo o que entenderam do texto.

2ª fase da leitura (professor x alunos)   

  • O professor ler parágrafo por parágrafo e os alunos ouvem;
  • O professor, ao final de cada parágrafo, pede que os alunos anunciem as palavras que eles não sabem o significado;
  • O professor contextualiza as palavras no texto e junto com os alunos vai atribuindo sentido a cada parágrafo e trazendo para a turma o significado das palavras.

3ª fase da leitura   (professor x alunos)

1-  O professor ajuda os alunos a estabelecer um diálogo com o texto, neste caso problematiza as questões textuais abordadas.

 Primeiro passo, buscar um referencial para saber de que trata o texto, assim os alunos podem assistir ao vídeo das notícias da tragédia e fazer comentários.  

Vídeo   http://www.youtube.com/watch?v=Kwh7uw09Gj8&feature=related   

       

Segundo passo, voltar ao texto e fazer algumas questões abertas para que os alunos elaborem diferentes explicações.

Questões   

  • O que acontece quando enterramos o lixo na terra?
  • Quais os riscos que a chuva oferece ao solo e em tais condições?
  • Por que o aquecimento global pode provocar chuvas fortes.
  • Qual a relação entre as chuvas fortes e os deslizamentos de terras?
  • Toda água da chuva é purificada?  

Sugestão de sites para fazer leituras e elaborar as respostas das questões. 

Aquecimento Global

http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com/     

 A chuva que derrete e queima   

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/chuva.htm 

Tais questões exigem que os alunos façam uma busca por outras informações para fazer suas explicações.   Professor  aprofunde a discussão dos alunos sobre a relação entre as chuvas e o solo, em um mundo que as ações humanas têm trazido transformações ao meio ambiente, sem ter respeito à própria natureza. Nesse sentido, você discute a responsabilidade de cada pessoa com o ambiente, os cuidados com o solo, a preservação e com o destino do lixo, a responsabilidade dos órgãos públicos de fiscalização e com a educação da população, entre outras.

Nesse momento,  você retoma as paisagens iniciais para tratar da relação da chuva com terrenos coberto pela vegetação, terrenos poluídos e cheios de lixos, terrenos desmatados e cidades construídas que precisam de planejamento para escoar as chuvas que caem sobre o solo com asfalto.

Atividade 3 –

 Construção de uma cartilha para esclarecer a comunidade escolar dos cuidados com o solo para evitar contaminação e enchentes.  

1º momento -

 Professor oriente os alunos que para a construção da cartilha eles devem aproveitar as pesquisas que fizeram sobre a questão do lixo que enterramos no solo ou soltamos na ruas e a interação desse solo com outros elementos da natureza, como: a chuva, calor, e os fenômenos naturais: pressão de gases que se formam no interior da terra, lençóis freáticos. Verifiquem a questão do aquecimento global e o lixo jogado na rua, que ao ser levado pelas águas da chuva pode vedar os bueiros e provocar inundações nas grandes cidades.

2º momento - 

 Os alunos podem ilustrar a cartilha, desenhando ações e expressando por escrito as atitudes de preservação do ambiente, mostrando e chamando atenção das crianças, dos jovens, adultos e idosos para o quê podem fazer de acordo com sua faixa etária; a responsabilidade de cada um com a natureza, podem alertar as autoridades da cidade para o compromisso com o ambiente.  Fazer campanha, entregando aos alunos da escola, aos pais e se possível ao prefeito da cidade.

Recursos Complementares

Leitura para o professor aprofundar a discussão com os alunos

Enchentes (Portal mec)

http://webeduc.mec.gov.br/enchentes/index.php    

Erosão

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eros%C3%A3o 

Avaliação

A avaliação deve ser feita desde o inicio com o diagnóstico do conhecimento e habilidades das crianças  operacionalizar com seus saberes já construídos. Verifica-se  antes da aula se eles  já conseguem explicar questões relacionadas com o tema e se  realizam ações práticas.  A partir desse momento, o professor planeja e cria  estratégias para  orientar e acompanhar os alunos na busca de que alcancem os objetivos, isso implica em saber se os alunos durante e no final da aula conseguiram:

  • desenvolver a habilidade de explicar causas e prever conseqüências referentes as ações humanas sobre a natureza e as ações humanas que desencadeiam a sustentabilidade da vida na terra.
  • desenvolver ações individuais e coletivas que demonstrem compreender as relações que isto tem com as condições produzidas pelo homem e os efeitos decorrentes das ações humanas e da própria natureza.

    

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.