07/12/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Atividade 1
Estabelecer relação entre o que vê e o que sabe
1º momento –
Professor, para estudar a interação da chuva com o solo, parta do conhecimento inicial dos alunos e as relações que conseguem estabelecer com as imagens que você apresenta na aula. Desse modo, destacamos alguns aspectos inerentes ao uso de imagem no processo de ensino-aprendizagem.
Exercício 1 - individual
Fonte
Paisagem 1- http://www.caminhadasetrilhas.com.br/site/imagens/mata_atlantica_11.jpg
fonte
Paisagem 3. http://4.bp.blogspot.com/_hoIXFn7lywc/R-wW20IqNZI/AAAAAAAABhY/wvokZKPrm24/s320/desmatamento.jpg
Paisagem 4. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b0/Avenida_Paulista.jpg
2º momento –
Professor proporcione o desenvolvimento do segundo exercício, vinculado ao primeiro.
Exercício 2 – Em duplas.
Discutir o que fizeram individualmente e chegar a um consenso, transformando o trabalho individual em trabalho da dupla.
3º momento – Agora é a vez de compartilhar as idéias gerais que os alunos têm sobre a relação entre a chuva e o solo. Professor, esse é um momento que não se introduz nenhum conhecimento novo, é o ponto de partida da aprendizagem dos alunos, para que pensem sobre o que sabem e as relações que conseguem estabelecer entre os componentes do ambiente e a cultura de transformação do espaço natural. Nesse momento, você deve ter um caderno para anotar o conhecimento e as habilidades de os alunos estabelecerem relações entre os componentes do ambiente. É importante que você anexe o exercício individual de cada aluno em suas anotações.
Exercício 3 - Coletivo -
Ao final, em uma grande roda, o trabalho das duplas é compartilhado, o professor anota os resultados, não repetindo as idéias comuns e os ajudam na transformação do trabalho das duplas em trabalho coletivo.
Atividade 2
Ler, dialogar e construir explicações sobre a relação da chuva com outros elementos da natureza.
1º momento -
Professor no link: http://www.agsolve.com.br/noticia.php?cod=3143 você encontra uma situação real que resultou em o texto: Chuva e solo: uma questão de risco, produzido por Mauro Banderali. Leve o texto para sala de aula e faça uma leitura conjunta, usando o episódio para os alunos compreenderem a relação entre os elementos da natureza, precisamente a relação entre a chuva e o solo.
Nessa leitura você procura desenvolver o pensamento crítico dos alunos, destacando alguns aspectos da ação humana vinculada à ação da natureza. Assim, os alunos devem desenvolver as seguintes ações:
1ª fase da leitura (alunos)
2ª fase da leitura (professor x alunos)
3ª fase da leitura (professor x alunos)
1- O professor ajuda os alunos a estabelecer um diálogo com o texto, neste caso problematiza as questões textuais abordadas.
Primeiro passo, buscar um referencial para saber de que trata o texto, assim os alunos podem assistir ao vídeo das notícias da tragédia e fazer comentários.
Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=Kwh7uw09Gj8&feature=related
Segundo passo, voltar ao texto e fazer algumas questões abertas para que os alunos elaborem diferentes explicações.
Questões
Sugestão de sites para fazer leituras e elaborar as respostas das questões.
Aquecimento Global
http://aquecimentoglobalportal.wordpress.com/
A chuva que derrete e queima
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/chuva.htm
Tais questões exigem que os alunos façam uma busca por outras informações para fazer suas explicações. Professor aprofunde a discussão dos alunos sobre a relação entre as chuvas e o solo, em um mundo que as ações humanas têm trazido transformações ao meio ambiente, sem ter respeito à própria natureza. Nesse sentido, você discute a responsabilidade de cada pessoa com o ambiente, os cuidados com o solo, a preservação e com o destino do lixo, a responsabilidade dos órgãos públicos de fiscalização e com a educação da população, entre outras.
Nesse momento, você retoma as paisagens iniciais para tratar da relação da chuva com terrenos coberto pela vegetação, terrenos poluídos e cheios de lixos, terrenos desmatados e cidades construídas que precisam de planejamento para escoar as chuvas que caem sobre o solo com asfalto.
Atividade 3 –
Construção de uma cartilha para esclarecer a comunidade escolar dos cuidados com o solo para evitar contaminação e enchentes.
1º momento -
Professor oriente os alunos que para a construção da cartilha eles devem aproveitar as pesquisas que fizeram sobre a questão do lixo que enterramos no solo ou soltamos na ruas e a interação desse solo com outros elementos da natureza, como: a chuva, calor, e os fenômenos naturais: pressão de gases que se formam no interior da terra, lençóis freáticos. Verifiquem a questão do aquecimento global e o lixo jogado na rua, que ao ser levado pelas águas da chuva pode vedar os bueiros e provocar inundações nas grandes cidades.
2º momento -
Os alunos podem ilustrar a cartilha, desenhando ações e expressando por escrito as atitudes de preservação do ambiente, mostrando e chamando atenção das crianças, dos jovens, adultos e idosos para o quê podem fazer de acordo com sua faixa etária; a responsabilidade de cada um com a natureza, podem alertar as autoridades da cidade para o compromisso com o ambiente. Fazer campanha, entregando aos alunos da escola, aos pais e se possível ao prefeito da cidade.
Leitura para o professor aprofundar a discussão com os alunos
Enchentes (Portal mec)
http://webeduc.mec.gov.br/enchentes/index.php
Erosão
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eros%C3%A3o
A avaliação deve ser feita desde o inicio com o diagnóstico do conhecimento e habilidades das crianças operacionalizar com seus saberes já construídos. Verifica-se antes da aula se eles já conseguem explicar questões relacionadas com o tema e se realizam ações práticas. A partir desse momento, o professor planeja e cria estratégias para orientar e acompanhar os alunos na busca de que alcancem os objetivos, isso implica em saber se os alunos durante e no final da aula conseguiram:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!