03/01/2012
Maria Terezinha Gaspar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
•Associar o equilíbrio da balança (igualdade de quantidades) às equações; •Explorar as mudanças que ocorrem nas equações sem alterar a igualdade dos seus membros: acrescentar ou tirar números iguais aos dois membros; duplicar, triplicar; etc.; as quantidades nos dois membros; dividir as quantidades dos dois membros por 2, 3 etc.
•Conhecimentos sobre operações com números inteiros e racionais;
Olá, professor. Nesta aula iremos explorar o fato de que tanto as equações do 1o grau quanto às balanças estão associadas ao equilíbrio ou igualdade de quantidades. É importante lembrar que para fazer a atividade, você deve acessar à atividade Resolvendo equações através da balança:
Agora, com a atividade salva nos computadores do laboratório, leve seus alunos ao laboratório de informática e peça para acessarem a atividade Resolvendo Equações através da balança.
Atividade 1
Após acessarem a atividade Resolvendo equações através da balança desenvolvida pela Rived, peça aos alunos para observarem como está a balança. Professor, neste momento os alunos devem perceber que a balança está em equilíbrio, vide figura abaixo:
Agora, peça aos alunos para colocarem 6 tomates no primeiro prato da balança e pergunte o que aconteceu com a balança.(Eles devem perceber que a balança ficou desequilibrada).
Pergunte o que fazer para que ela volte a ficar equilibrada. Caso respondam que devem colocar 6 tomates no segundo prato da balança, peça que coloquem para verificarem o que acontece. Caso os alunos não saibam o que fazer para que a balança volte a ficar equilibrada, peça que coloquem tomates no segundo prato da balança até que ela fique em equilíbrio. (Os alunos devem perceber que a balança só entra em equilíbrio novamente quando 6 tomates são colocados no segundo prato).
Agora, proponha aos alunos que repitam a atividade com 3, 4 e 7 tomates e que representem no caderno o que estão vendo na tela do computador.
Em seguida, proponha as seguintes questões aos alunos:
Como ficará a balança se colocarmos 3 tomates no 1º prato e 5 tomates no segundo? Que prato ficará na posição mais alta? Represente esta situação na balança.
O que devemos fazer para que a balança fique em equilíbrio?
Em seguida, peça aos alunos para completarem a seguinte tabela:
Em seguida, proponha as seguintes questões aos alunos:
Como ficará a balança se colocarmos 3 tomates no 1º prato e 5 tomates no segundo? Que prato ficará na posição mais alta? Represente esta situação na balança.
O que devemos fazer para que a balança fique em equilíbrio?
Em seguida, peça aos alunos para completarem a seguinte tabela:
Após o preenchimento da tabela acima, proponha as seguintes questões:
Uma balança tem 3 tomates no primeiro prato e 3 no segundo prato. O que acontecerá quando:
- Retirarmos um tomate do primeiro prato?
- Retirarmos 1 tomate de cada prato?
- Acrescentarmos dois tomates ao segundo prato?
- Acrescentarmos 2 tomates a cada prato?
- Multiplicarmos por 3 os tomates do primeiro prato?
- Multiplicarmos por 3 os tomates dos dois pratos ?
Professor, lembre-se que para responder cada uma das questões acima os alunos devem partir da balança em estado de equilíbrio. Além disto, sugira que os alunos verifiquem se suas respostas estão corretas representando cada situação no recurso digital.
Por fim, proponha que os alunos respondam as questões acima para balanças que têm 2, 4 e 5 tomates em cada prato.
Atividade 2
Peça aos alunos para clicarem na seta virada para a direita que se encontra no canto inferior direito da tela. Feito isto, os alunos chegarão na atividade abaixo:
Nesta atividade o valor do pacote de tomates vale X. O aluno deverá colocar uma certa quantidade de tomates no segundo prato da balança até descobrir quanto vale X.
Em seguida, estimule os alunos a continuarem a solucionar as atividades propostas pelo recurso. Bastando para isto, clicar na seta virada para a direita que se encontra no c anto inferi or direito e passando para outras atividades.
Nas demais atividades, o aluno deverá utilizar as operações que mantém o equilíbrio da balança para encontrar o valor do pacote de tomates.
Sugira aos alunos que para cada atividade eles construam uma tabela mostrando as operações que foram realizadas para encontrar o valor do pacote. Um exemplo de tabela é mostrado abaixo:
Equação | 2X+1=5 |
Passo 1 | Retirar um tomate do prato da esquerda e um tomate do prato da direita: 2X + 1 -1 = 5-1 2X =4 |
Passo 2 | Dividir por dois a quantidade presente em cada prato: (2X)/2 = (4)/2 |
Resultado Final | X = 2 (O valor do saco de tomates é igual a 2) |
Peça também que os alunos respondam aos exercícios propostos em cada atividade.
Guia do professor para uso do objeto de aprendizagem: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/manuais_fabrica/aprendendo_equacoes_balanca.pdf
Três estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/07/2018
Cinco estrelasAmei a aula vai me ajudar muito na pratica de matemática Parabéns
21/01/2013
Cinco estrelasSão atividades como essa que devemos por em prática. Nossos alunos esperam por essas novidades.
21/11/2012
Cinco estrelasO material é, didaticamente falando, muito bom e pode consolidar o conhecimento teórico trabalhado em sala. Parabéns!!
29/09/2012
Quatro estrelasachei a aula muito interessante e produtiva, o problema é que os comandos não funcionaram, vou aplica-la na prática para o 7º ano. Minha nota para a aula é 8,0
08/03/2012
Uma estrelaOS CAMANDOS NAO FUNCIONAM
24/03/2010
Uma estrelaamei esse método de aplicação das balanças, usei esse método em sala de aula em uma das minhas series, usando outro materia, fiquei imensamente feliz. atenciosamente prof. Luci
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito da aula. Como trabalho com alunos de Ensino Fundamental séries finais, gostaria de trabalhar com eles utilizando o "resolvendo equações utilizando a balança", mas estou encontrando dificuldade em fazer a cópia. como devo proceder. Ou é possível enviar via email. Obrigada pela atenção. Fico no aguardo. professora Elisângela
24/03/2010
Quatro estrelasOi professores, esse recurso pode ser baixado aqui mesmo nesta tela, basta clicar no botão "Baixe". Se tiverem alguma dificuldade entrem em contato com o suporte por meio do fale conosco do Portal.
24/03/2010
Quatro estrelasComo tenho turmas de ensino fundamental séries finais, gostaria muito de trabalhar com meus alunos, equação do 1º grau, utilizando a balança, pois, achei a aula muito interessante e prazerosa, gostei muito mesmo. Mas, como posso adquirí-la? se possível mande pra mim ok. Vou aguardar pelo menos uma resposta.