Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A sequência narrativa como estratégia de convencimento no discurso argumentativo

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Marilene de Mattos Salles
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá a oportunidade de aprender que a narrativa é um forte recurso de persuasão em discursos argumentativos.

Duração das atividades
4 a 5 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas elaboradas para alunos do 2° ano do ensino médio, que conheçam características do gênero propaganda.       

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2

Observação: os termos 'narrativa' e 'relato' poderão ter uso equivalente.

Professor: conduza seus alunos ao Laboratório de Informática. Inicie a aula fazendo o seguinte questionamento:

a) O que vocês entendem por texto narrativo?  

b) Já observaram em algum momento de suas vidas o uso da narração para sustentar opinião ou para persuadir alguém?

c) Já perceberam isso em sala de aula? Como foi?

d) Nos debates calorosos em Tribunal do Júri esse recurso é utilizado? Por quem?

e) Podem dar algum exemplo?

Professor: se você já tiver participado de Tribunal do Júri, Audiência de conciliação, instrução e julgamento ou outros tipos de audiências (por exemplo, no Procon), contextualize em que circunstância houve a utilização da narrativa. A narrativa é peça importante nesses contextos; lembre-se, por exemplo, da fala de testemunhas.

f) Em que outras circunstâncias você já notou a presença de narrativas para convencer? (Resp.: em lojas, quando um vendedor quer vender um produto; em telemarketing; no discurso político; em propagandas, em artigos de opinião, etc.)

Dando continuidade, aplique oralmente a atividade abaixo.

Atividade 1

Projete a imagem abaixo, disponível no site

http://4.bp.blogspot.com/_EOSF667teqg/SoQTU2sq1II/AAAAAAAAO7k/Bq_FyUGsrR0/s400/charge.jpg

a) Quem são os personagens? (Resp.: um candidato a cargo político, que provavelmente vai relatar resultados de sua gestão, e um telespectador/eleitor.)

b) O eleitor confia no candidato? Por quê? (Resp.: não, porque ele liga para o Procon pra denunciar o candidato por "propaganda enganosa". Nessa charge há uma brincadeira para provocar o humor, já que o Procon não tem competência para casos assim.)

c) Peça a algum ou a alguns alunos que deem continuidade à fala do político, por meio de uma breve narrativa, para convencer o telespectador a não ligar para o Procon.

Professor: terminada essa atividade, informe aos alunos que vocês farão a análise de um artigo de opinião e que, antes da leitura, deseja verificar se eles conhecem o autor do texto. Projete a imagem abaixo, de Zeca Baleiro, disponível em  http://catracalivre.folha.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/06/zeca-baleiro.jpg

Zeca Baleiro

Explore o que sabem sobre ele: onde nasceu, sua trajetória artística, se já o viram na TV (em apresentações e/ou entrevistas), em show, etc. Você poderá fazer consultas sobre Zeca Baleiro em   http://www2.uol.com.br/zecabaleiro/

Ouçam, também, uma de suas composições, “Quase nada”, em parceria com Alice Ruiz, acessando o site  http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/49391/

Terminada a escuta,  peça aos alunos que acessem o site abaixo, com o texto CINISMO E FELICIDADE, de Zeca Baleiro.

http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/100161_CINISMO+E+FELICIDADE

Faça uma leitura colaborativa.

1) Inicie chamando a atenção dos alunos para o título e o lide. Pergunte:

O lide dá a impressão de que o autor vai tratar de algo bom, positivo. Essa impressão se mantém ou se desfaz com o título? Por quê?

(Resp.: a impressão se desfaz com o título, porque ao associar o termo 'cinismo' ao termo 'felicidade' somos levados a pensar em uma falsa felicidade, talvez vazia de valores.)

2) Durante a leitura do corpo do texto, faça algumas pausas para verificar a compreensão e discutir o ponto de vista de Zeca Baleiro. Elabore perguntas, como:  

a) No primeiro parágrafo, Zeca Baleiro narra uma breve passagem de seu passado. De que lembranças ele fala? Elas são positivas ou negativas? Como é a relação dele com a propaganda hoje em dia?

(Resp.: ele fala, em tom saudosista, das propagandas a que assistia. São imagens positivas. Hoje ele não tem interesse algum por propagandas.)

b) No segundo parágrafo já fica evidente a opinião de Zeca sobre as propagandas. Qual é ela?

(Resp.: propaganda existe para impulsionar o consumo e este não é algo que aspire à ética e à correção.)

c) Essa opinião é corroborada no último parágrafo?

(Resp.: não só corrobora como também especifica, porque ele afirma que  a propaganda fascina os jovens (e as pessoas em geral), associando a felicidade à riqueza, ao poder, à posse e à ascensão sobre os outros, que ela promove.)

 d) Que recursos ele utiliza para sustentar essa opinião?

(Resp.: a narrativa do seu passado, quando, segundo ele, as propagandas eram lúdicas e ingênuas; e exemplos: dois relatos seguidos de críticas a dois comerciais 'em cartaz'.)

Professor:  finda a leitura, aplique a atividade abaixo, que será feita por escrito. Terminada a tarefa, recolha para correção.

Atividade 2

Responda à questão abaixo.

                                                          Você concorda com Zeca Baleiro? Sim ou não? Por quê?

Aulas 3 e 4

Conduza novamente seus alunos ao Laboratório de Informática, para que assistam à propaganda referida por Zeca Baleiro, disponível no site   http://www.youtube.com/watch?v=pEm0oEfmuf8

1) Colha as impressões dos alunos sobre o comercial.

2) Peça a eles que releiam os 3º e 4º parágrafos do texto de Zeca.

3) Aplique a atividade abaixo, por escrito, utilizando a metodologia do estudo dirigido. Recolha ao final para correção. 

Atividade 3

a) Que tipo de comercial Zeca Baleiro critica? (Resp.: os de carro.)

b) Zeca Baleiro diz que comerciais de carro são os mais hiperbólicos, alguns têm tom épico, apoteótico. O que ele quis dizer? (Resp.: hiperbólicos significa 'exagerados' ; o tom épico tem a ver com narrativa épica: histórias grandiosas, heroicas (por exemplo, os filmes  "Alexandre" e "Troia" são narrativas épicas, sendo o primeiro baseado em fatos históricos, e o segundo na Mitologia.)

c) Que crítica Zeca Baleiro fez ao comercial que você acabou de ver? [(Resp.: por não promover a reflexão, a propaganda simplesmente perpetua um clichê, tanto o tradicional quanto o invertido, ficando a serviço de um preconceito sexista ( preconceito tanto ao homem quanto à mulher)] 

Professor, ajude os alunos a compreender a crítica, com o passo a passo abaixo.

- O que é clichê em relação aos papéis sociais? (Resp.: o homem presentear a mulher porque ela sempre fez trabalhos domésticos; o homem a presenteia para ela exercer a função doméstica.)

- Qual foi a inversão feita no comercial? [Resp.: homem e mulher invertem os papéis; ele faz os serviços de casa, ela trabalha fora. Ela o presenteia por desempenhar bem suas tarefas domésticas. (Inversão do clichê)]

- Você concorda com Zeca Baleiro quanto ao preconceito em relação às tarefas domésticas? Explique sua resposta. 

- Por que, na opinião de Zeca Baleiro, essa propaganda perpetuaria um clichê, tanto o tradicional quanto o invertido?

d) Por que, segundo o autor, a inversão soaria bem num programa humorístico? (Resp.: num programa humorístico a inversão seria engraçada e transgressora, mas provocaria uma reflexão sobre o clichê, ou seja, sobre os papéis do homem e da mulher na sociedade.)

e) Com que objetivo a inversão de papéis, nessa propaganda, foi usada: provocar uma reflexão ou vender o carro?

f) Após essa análise do ponto de vista do articulista, as suas impressões iniciais sobre esse comercial e a propaganda, em geral, continuam  as mesmas ou mudaram? Concordam com Zeca Baleiro ou não? Por quê?

Na sequência, entregue aos alunos um resumo do material abaixo. Explique a eles esses pontos teóricos sobre a função de narrativas em propagandas.

Fichamento   

(baseado em texto disponível em http://www.scribd.com/doc/26778038/CAMPANHAS-NARRATIVAS-Um-Recurso-de-Persuasao

 

-  A narração é uma característica importante na publicidade moderna, devido principalmente ao seu potencial de encantamento através da emoção, do humor,etc.

   

- Década de 60: propaganda cede espaço ao apelo às emoções, com ênfase na criatividade para agregar diferencial ao produto; a ilustração perde espaço para a fotografia publicitária; a função conativa passa a ser padrão; caráter persuasivo ganha importância. Adota-se a linguagem coloquial como estratégia de persuasão.   

- Função conativa: verbos no imperativo buscam sugerir, influenciar, convidar, determinar o leitor a realizar determinada ação. Muito presente em slogans.   

  Exemplo (meu) : Compre Batom, seu filho merece)

- As demais funções também são usadas.   

 

- Década de 90: destaca-se a técnica palavra-puxa-palavra: uma rede associativa na qual uma sequência de termos forma uma mesma trama de significados. (Exemplo: Verão - calor; sol; brisa; vento; natureza; clima). Objetivo: persuadir; motivar consumo; vender um conceito ou idéia; convencer o interlocutor para algum posicionamento.

   

 -A linguagem  deve ser coloquial; mais ou menos jovem; pode conter gírias ou não. Falando para consumidores mais sérios,  a abordagem deve ser leve e informal. Linguagem distante e fria não conquista.   

 

- Processos figurativos e musicalidade: componentes estéticos do texto   

 

- São exemplos de técnicas e recursos de retórica: alegoria, metáfora, rima, ironia, humor, metonímia, repetição, etc.   

 

- Contribuição da retórica possibilita a criação dos modelos apolíneo e dionisíaco na publicidade.   

 

Modelo apolíneo

 

- Explora a racionalidade, um mundo idealizado, apresentando promessas de felicidade, procurando persuadir através do conteúdo idílico.

- Cria-se uma estrutura fechada, chamada estrutura circular, que impede que o interlocutor crie suas próprias conclusões.

- Pode conter uma história, mas não apresenta todos os elementos da narração.

- Apresenta narratividade (transformação que ocorre entre dois estados sucessivos e diferentes), mas a presença de narração (estados e transformações ligados a personagens individualizadas) é quase nula.     

 

Modelo dionisíaco   

 

- Explora a emoção, imprimindo um estado de liberdade, de alegria; dominado pelos sentimentos e as leis do encantamento.

- O discurso é narrativo: o produto é inserido na história de forma sutil.    

 

-Anúncios dessa variante vão buscar influenciar o público contando histórias. É uma estratégia poderosa de persuasão, pois relaciona a marca com histórias que podem se assemelhar à história de vida do cliente.

   

- Abordagem narrativa procura comover o público, mantendo viva a marca em sua memória por meio da emoção e do humor.   

 

- Adotado em: anúncios institucionais, que visam a fortalecer a marca; quando o produto é líder de mercado em seu segmento (mensagem destinada a um público de elite que já conhece o produto).   

 

Obs.: uma mesma campanha pode apresentar elementos dos dois modelos, mas geralmente um é dominante.  

 

Terminado esse estudo, acesse a propaganda da Garoto, no site

http://www.youtube.com/watch?v=wnMNkp-n6BM&feature=related

Em seguida, passe a atividade abaixo para ser feita por escrito, em grupo, em folha à parte. Recolha para correção.

Atividade 4 

Analise o comercial da GAROTO, levando em conta o seguinte roteiro:

a) O comercial visa a promover a marca ou o produto?

b) Como é feita a inserção da marca/produto nessa propaganda?

c) Quais estratégias são utilizadas para convencer o consumidor? (Use o fichamento como orientação. Refira a pelo menos 4 itens desse fichamento na sua análise.)

Recursos Complementares

Propaganda dos Correios e intertextualidade com a Carta de Caminha:

http://www.nahoradointervalo.com/propaganda-carta-descobrimento-brasil

Avaliação

A avaliação será por meio de uma atividade mista, oral e escrita.

Devolva aos alunos as atividades feitas nas aulas, pois poderão ser úteis. 

Divida a turma em grupos para discutirem a seguinte questão: A propaganda exerce um fascínio pernicioso nos jovens?

Eles deverão responder à pergunta por escrito, da seguinte forma:

a) manifestando opinião pró ou contra.

b) sustentando a opinião com argumentos, podendo se inspirar no texto de Zeca Baleiro, se for o caso.

c) apresentando um argumento baseado em 'relato', ou seja, contarão uma história para ilustrar a opinião.

Finalizada essa tarefa, um elemento de cada grupo apresentará o trabalho, oralmente.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.