07/12/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Os alunos deverão conhecer os princípios da exclusão social.
Deverão, ainda, conhecer o gênero texto de opinião.
ATIVIDADE 01
Assistindo "Ilha das Flores"
Ilha das Flores é um filme de curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado, em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre. De forma ácida e com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. Demonstra, de forma analógica, as questões que envolvem miséria, bem como os fatores que decorrem e que influenciam a mesma.
Nessa primeira atividade, você deverá exibir o filme uma primeira vez. Não é necessário um roteiro inicial para essa primeira exibição.
Link para o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28 Acessado em: 17 out. 2010.
É importante que, ao assistir ao vídeo pela primeira vez, os alunos prestem bastante atenção nas questões por ele abordadas.
Ao final dessa prévia, pergunte à turma quais foram suas impressões iniciais. Por exemplo:
Esse momento pode ser efetivado de forma oral, uma vez que você mediará os comentários dos alunos, sem buscar uma aprofundamento nas questões que serão tratadas nas atividade subsequentes.
ATIVIDADE 02
Roteiro de leitura do filme
Proponha aos alunos que, agora, eles deverão assistir ao filme baseados em um roteiro de leitura que busque uma reflexão sobre o mesmo.
Roteiro de leitura:
Organize os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos e peça que os mesmos façam anotações acerca de cada um dos pontos supracitados.
Para que esse momento da atividade se efetive de maneira exitosa, você deverá exibir o filme, novamente, algumas vezes. Caso julgue possível, poderá indicar o link para que os alunos complementem o roteiro de leitura em casa.
Não é necessário que os alunos respondam, em forma de questionário, o roteiro de leitura. A partir do filme, os grupos poderão:
Após a produção deste trabalho, comunique aos grupos que eles farão uma apresentação sobre um ou dois dos pontos trabalhados.
ATIVIDADE 03
Debatendo
A partir das questões e dos pontos empreendidos na atividade anterior, promova um fórum de discussão com a classe. Divida os onze pontos elencados entre os grupos já existentes. Cada um deles deverá argumentar de que forma tais pontos são colocados no filme, bem como suas opiniões e soluções para tais questões socioeconômicas.
Permita que os alunos dos demais grupos façam perguntas ou complementem as falas dos colegas. A intenção é que todos visualizem as problemáticas de "Ilha das Flores" como modernas, não fictícias e próximas do nosso cotidiano.
ATIVIDADE 03
Apresentação
http://www.culturabrasil.pro.br/capetalismo.htm Acessado em: 17 out. 2010.
A partir dos trabalhos produzidos na atividade anterior, cada grupo organizará uma apresentação se valendo do ponto escolhido/sorteado.
Faça com que nenhuma das temáticas fique fora das apresentações, assim, determinados grupos poderão ficar com mais de um tema.
Os grupos deverão, por meio de exposição oral e cartazes, falar sobre o ponto de discussão, enfocando:
Dê alguns dias para que os alunos preparem essa atividade.
Cada grupo deverá apresentar seu trabalho em cerca de 10 minutos.
Ao final das apresentações, abra um espaço para questionamentos e comentários por partes dos demais colegas.
ATIVIDADE 04
Produção de texto
http://curitibativa.wordpress.com/2008/02/15/video-debate/ Acessado em: 17 out. 2010.
Ao final das atividades empreendidas, proponha uma breve discussão entre todos da turma, bem como a produção de um texto de opinião sobre os fragmentos finais do filme:
"Os humanos se diferenciam dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por serem livres. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda." (parte do fragmento é de Cecília Meireles)
Os textos deverão discorrer sobre:
Após a produção dos textos, proponha uma rodada de leitura.
Caso julgue interessante, conclua com mais uma exibição do vídeo.
Link que contempla artigos e textos sobre a questão de um planeta sustentável:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/curta-ilha-flores-direcao-jorge-furtado-574652.shtml Acessado em 17 out. 2010.
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/06/2015
Cinco estrelasmuito bom esse site achei todas as resposta tirei nota máxima no trabalho!!!! rsrs
07/11/2014
Três estrelasé um filme que deveria ser encaminhado aos alunos e junto solicitar a presença de alguma auroridade local,para se tornar um projeto chamando atenço sobre o saneamento básico de sua cidade
09/07/2012
Cinco estrelasotimo
10/05/2012
Cinco estrelasAula objetiva, bem detalhada, possível de ser trabalhada com alunos do 9º ano.
09/04/2012
Quatro estrelasO vídeo linkado acima não é original, sendo editado logo de início. Favor corrigir, colocando o original para que o filme seja exibido na íntegra. Obrigado.
03/10/2011
Cinco estrelasMuito boa!
07/07/2011
Cinco estrelasExcelente!! Parabéns professor, esse curta é maravilhoso, e as atividades propostas são muito ricas. Vou utilizar quase tudo na minha aula. Obrigada por compartilhar!!
17/03/2011
Cinco estrelasadorei a sugestão! estou trabalhando com sociologia no 3°ano pela primeira vez! gostei dmais das sugestoes de atividades . muito obrigado!
22/12/2010
Cinco estrelasFántástico trabalho... aproveitamento máximo da obra máxima do Furtado! Parabéns!