19/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
•Recuperar a história pessoal por meio de relatos orais, escritos, desenhos ou dramatizações,valorizando positivamente sua experiência de vida.
•Estabelecer uma relação empática e solidária com os colegas, respeitando as diferenças socioculturais, de gênero, gerações e etnia presentes no grupo.
• Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.
• Dramatizar situações reais ou imaginadas.
Domínio básico dos processos de leitura e escrita.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
1ª ATIVIDADE:
1) O professor inicia a aula apresentando o título do texto que será lido: Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida... e questiona: pelo título, qual será o assunto desse texto?
OBS: O professor ouve as hipóteses dos alunos e vai fazendo as intervenções necessárias.
2) Em seguida, apresenta o título e o autor: Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida... Luís Fernando Veríssimo e questiona:
a) Quem é Luis Fernando Veríssimo?
b) Que textos ele normalmente escreve?
c) Sabendo que o autor é um cronista, você muda a hipótese sobre o assunto do texto?
d) Qual é a função de uma crônica?
e) Que características tem o texto crônica?
3) O professor continua apresentando o texto utilizando a estratégia da pausa protocolada:
1ª parte:
Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...
Luís Fernando Veríssimo
Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?
a) Quem, em sua opinião está no caixão?
b) Com base em que conhecimentos você respondeu a pergunta anterior?
2ª parte:
No visor do caixão.....
a) O que havia no visor do caixão?
b) Como o texto vai continuar?
3ª parte:
havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU (SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA." O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa...
a) Suas hipóteses foram confirmadas ou não pelo texto?
b) Como você acha que o texto vai continuar?
4ª parte:
o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".
a) O texto continuou como você previu?
b) O assunto do texto foi o mesmo que você pensou antes de lê-lo?
c) Que lição para a nossa vida cotidiana podemos aprender com esse texto?
TEXTO COMPLETO:
Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...
Luís Fernando Veríssimo
Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:
"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles. A pergunta ecoava na mente de todos:
"Quem está nesse caixão"? No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo...
Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.
"SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU (SUA) NAMORADO (A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".
4)Professor, peça ao aluno que traga, para a próxima etapa da aula, uma foto que represente um fato significativo da vida dele.
2ª ATIVIDADE:
1) O professor solicita que, de posse da foto e do fato, o aluno escreva um texto narrando esse fato. Para isso deve seguir o esquema abaixo:
a) Introdução: nessa parte, o aluno deve situar o leitor em relação aos personagens (à pessoa), lugar, tempo e situação comportamental por meio das respostas às indagações: o quê? com quem? quando? onde?
b) Ação complicadora: essa parte é considerada o corpo propriamente dito do texto. Nela o fato é contado na ordem em que aconteceu.
c) Resolução/desfecho: é a parte que apresenta o desenlace, o desfecho do acontecimento.
OBS: É importante lembrar aos alunos que esse texto deverá ter: título, verbos geralmente no passado, marcadores de tempo e marcadores de coesão, tais como “Um dia”, “depois”, “quando”, “de repente”.
2) O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.
3) Em seguida, organiza a turma em grupos e solicita que a equipe prepare para ser apresentada uma dramatização envolvendo os fatos significativos de todos os membros do grupo.
4) O professor combina com as equipes como farão os ensaios e o dia da apresentação.
5) No dia combinado, o professor realiza as apresentações das dramatizações e faz os comentários necessários.
3ª ATIVIDADE:
1) Ainda com a turma em grupos, o professor solicita que cada membro traga a sua foto e o fato, identificando o ano em que ele aconteceu.
2) Em seguida, propõe que o grupo, com o material em mãos, construa uma linha de tempo, observando a cronologia dos fatos. Para isso, deverá disponibilizar uma folha de papel craft e o modelo abaixo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236
3) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição das linhas de tempo no espaço da sala.
Não há.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões, a realização das tarefas, a leitura da imagem, a produção do texto, a construção da linha de tempo, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!