Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


RETRATOS: FATOS E HISTÓRIAS DA VIDA COTIDIANA

 

19/11/2010

Autor y Coautor(es)
Cristiane Martins Júlio
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

•Recuperar a história pessoal por meio de relatos orais, escritos, desenhos ou dramatizações,valorizando positivamente sua experiência de vida.

 •Estabelecer uma relação empática e solidária com os colegas, respeitando as diferenças socioculturais, de gênero, gerações e etnia presentes no grupo.   

• Contar fatos e experiências cotidianas sem omissão de partes essenciais.

 • Dramatizar situações reais ou imaginadas.  

Duração das atividades
03 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Domínio básico dos processos de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA

  • Leitura de texto.
  • Discussão.
  • Trabalho de Grupo.
  • Interpretação de Texto.
  • Produção de textos.
  • Leitura de imagens  

 

 1ª ATIVIDADE:

  1) O professor inicia a aula apresentando o título do texto que será lido: Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida... e questiona: pelo título, qual será o assunto desse texto?  

 OBS: O professor ouve as hipóteses dos alunos e vai fazendo as intervenções necessárias.  

 2)  Em seguida, apresenta o título e o autor: Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...  Luís Fernando Veríssimo e questiona:

a) Quem é Luis Fernando Veríssimo?

b) Que textos ele normalmente escreve?

c) Sabendo que o autor é um cronista, você muda a hipótese sobre o assunto do texto?

 d) Qual é a função de uma crônica?

e) Que características tem o texto crônica?

3) O professor continua apresentando o texto utilizando a estratégia da pausa protocolada: 

1ª parte:   

Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...

Luís Fernando Veríssimo  

 Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

 "Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

 No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

 - Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?

- Ainda bem que esse infeliz morreu !

 Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?

a)  Quem, em sua opinião está no caixão?

 b) Com base em que conhecimentos você respondeu a pergunta anterior?   

2ª parte:   

No visor do caixão.....  

 a) O que havia no visor do caixão?

b) Como o texto vai continuar?   

3ª parte:    

havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU (SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA." O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa...  

a) Suas hipóteses foram  confirmadas ou não pelo texto?

b) Como você acha que o texto vai continuar?             

 4ª parte:    

o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".  

a) O texto continuou como você previu?

b) O assunto do texto foi o mesmo que você pensou antes de lê-lo?

c) Que lição para a nossa vida cotidiana podemos aprender com esse texto?  

TEXTO COMPLETO:

Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...

Luís Fernando Veríssimo  

 Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:

 "Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?

 - Ainda bem que esse infeliz morreu !

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles. A pergunta ecoava na mente de todos:

 "Quem está nesse caixão"? No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo...

Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo.

"SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU (SUA) NAMORADO (A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."

 O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".  

 http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:1g-W7xrh7NUJ:eaprender.com.br/tiki-download_file.php%3FfileId%3D1292+retratos+roseana+murray&hl=pt-BR&gl=pt&pid=bl&srcid=ADGEESi8b

  

 4)Professor, peça ao aluno que traga, para a próxima etapa da aula, uma foto que represente um fato significativo da vida dele.

2ª ATIVIDADE:  

 1) O professor solicita que, de posse da foto e do fato, o aluno escreva um texto narrando esse fato. Para isso deve seguir o esquema abaixo:

a) Introdução: nessa parte, o aluno deve  situar o leitor em relação aos personagens (à pessoa), lugar, tempo e situação comportamental por meio das respostas às indagações: o quê? com quem? quando? onde?

b) Ação complicadora: essa parte é considerada o corpo propriamente dito do texto. Nela o fato é contado na ordem em que aconteceu.

c) Resolução/desfecho: é a parte que apresenta o desenlace, o desfecho do acontecimento.

OBS: É importante lembrar aos alunos que esse texto deverá  ter: título, verbos geralmente no passado, marcadores de tempo e marcadores de coesão,  tais como “Um dia”, “depois”,  “quando”, “de repente”.

2) O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.   

3) Em  seguida, organiza a turma em grupos e solicita  que a equipe prepare para ser apresentada uma dramatização envolvendo  os fatos significativos de todos os membros do grupo.   

4) O professor combina com as equipes como farão os ensaios e o dia da apresentação.  

5) No dia combinado, o professor realiza as apresentações das dramatizações e faz os comentários necessários.

  3ª ATIVIDADE:  

1) Ainda com a turma em grupos, o professor solicita que cada membro traga a sua foto e o fato, identificando o ano em que ele aconteceu.   

2) Em seguida, propõe que o grupo,  com o material em mãos, construa uma linha de tempo, observando a cronologia dos fatos. Para isso,  deverá disponibilizar uma folha de papel craft e o modelo abaixo.  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15236 

  3) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários e organiza a exposição das linhas de tempo no espaço da sala.

Recursos Complementares

Não há.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões, a realização das tarefas, a leitura da imagem,  a produção do texto, a construção da linha de tempo, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.