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Identificando numerais: trabalhando quantidades e reconhecendo números de forma concreta, lúdica e inclusiva

 

11/11/2010

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer números no contexto diário;
  • Relacionar numerais às quantidades correspondentes;
  • Fazer contagem recitativa;
  • Desenvolver o raciocínio lógico.
Duração das atividades
Inicialmente as atividades serão desenvolvidas em 4 horas aulas, porém é importante retomar sempre até que a criança consiga assimilar os conteúdos propostos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como se trata de atividades direcionadas para crianças com necessidades especiais é importante oportunizar as mesmas atividades em diferentes situações da sala de aula e da escola buscando uma pareceria com a família para que reforcem o conteúdo trabalhado com a criança em casa.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1:

Insira permanentemente na rotina da sala de aula momentos em que as crianças terão contato com os números e com as quantidades correspondentes. Em nossa rotina temos o contato diário com os números quando preenchemos o calendário da sala.   Para conhecer melhor nosso trabalho com o calendário acesse a aula “Calendário: de quem é o mês?” no endereço:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7913 

Registro de nosso calendário em sala de aula. Acervo da autora. 2010.

Quando contamos os colegas que vieram e registramos na lousa. Quando contamos os colegas que faltaram e registramos no mural ou na lousa.   Ainda quando organizamos nossa rotina do dia e escrevemos no quadro utilizando a linguagem escrita ou as fichas com escrita e fotos das atividades que realizaremos naquele dia.

Tentativa de Escrita feita pelas crianças abril de 2010. Acervo da autora.

Em todos esses momentos é importante fazer com que a criança com necessidades especiais participe. Mesmo que seja um pouco difícil prender sua atenção, precisamos ajudá-la a compreender o que estamos fazendo e oportunizar que ela também faça – contar e registrar nos lugares correspondentes as quantidades devidas. É preciso adaptar todas as atividades da criança com necessidades especiais, principalmente em atividades de registro. Professor, no caso das atividades listadas na “Atividade número 1”, faça sempre junto com a criança procurando despertar sensações que ajudarão no processo de aprendizagem. Essas sensações podem ser provocadas utilizando massinha, o contorno das letras ou números nas costas da criança, o caminhar sobre os números ou letras. É importante que a criança repita com você os resultados obtidos e faça suas tentativas livres e depois registros sistematizados por você, feitos pela criança com sua ajuda.

Fichas da rotina da sala feitas com fotos da turma e com a escrita correspondente. Acervo da autora. 2010.

Atividade número 2:

Procure encontrar momentos em que você possa atender seu aluno com necessidades especiais de forma individualizada, para que assim você possa ajudá-lo mais efetivamente. Proponha um momento em que você irá mostrar alguns números e organizar as quantidades correspondentes junto com a criança. No caso dessa aula utilizamos parte de um horário da biblioteca. É claro que não podemos privar a criança das aulas especializadas, no entanto, podemos combinar com os professores de outras áreas que atendam primeiramente a criança com necessidades especiais e assim, depois que ela já tiver alcançado os objetivos da atividade, aproveitamos o momento para desenvolver atividades individualizadas. Vejam como podem ser feitas atividades relacionadas aos números e sistemas de numeração. Pegamos uma caixa de material concreto, no caso dessa aula, nossa coleção de tampinhas. Mostramos os números para a criança, um de cada vez e fomos construindo a relação quantidade/numeral. Aproveitamos a oportunidade para trabalhar as cores colocando em cada numeral apenas determinada cor.

Atividade realizada pela autora com a criança em julho de 2010. Autorização concedida pela família para uso de fotos. Acervo da autora.

Atividade número 3:

Proponha atividades de registros que envolvam os números. As atividades devem estar relacionadas ao contexto vivido pela turma. No caso dessa aula, fizemos diferentes momentos de registros. Que contemplou as quantidades de crianças presentes/ausentes no dia. Números que apareceram em histórias ouvidas. Registro coletivo mensal do calendário do mês. Dentre outras possibilidades. No caso do uso do calendário, dê o calendário em branco para todas as crianças para que preencham de acordo com o calendário feito no mês. Faça na lousa, um quadro grande semelhante a tabela abaixo e vá fazendo com as crianças de forma gradativa. Para a criança com necessidades especiais a atividade deve ser feita em tamanho maior - A 3, e os números devem já estar impressos e recortados para que a criança, com a ajuda do adulto, possa organizar na ordem crescente.

Atividade desenvolvida pela turma. Acervo da autora 2010.

Recursos Complementares

Faça brincadeiras que envolvam os números.   

No livro: Jogos, projetos e oficinas para a Educação Infantil, de Marília Centurión [et al] São Paulo: FTD, 2004, você encontra várias possibilidades de jogos que podem ser desenvolvidos explorando os números.  

Avaliação

Professor, a avaliação é um instrumento que pode ser utilizado para obter dados sobre o processo de aprendizagem, reorientar a prática educacional, permitir que os alunos avancem no processo de aprendizagem. Ela deve se dar ao longo de todo o processo e ser sistemática. Observe se o aluno utiliza o conhecimento da contagem oral. Se faz tentativas de registros espontâneos de quantidades de forma convencional ou não-convencional. Ao contar objetos, as crianças utilizam diferentes estratégias para registras quantidades (o desenho do próprio objeto, marcas como pauzinhos, pintinhas etc).

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Menissa Bessa, Universidade Federal do Tocantins- UFT , Tocantins - dijo:
    Bessacarrijo@uft.edu.br

    11/02/2014

    Quatro estrelas

    Muito interessante e simples pois os numerais e as quantidades fazem parte do nosso dia a dia e o professor deve, então, utilizar coisas do cotidiano da sala para trabalhar de forma dinâmica e natural os números e quantidades.


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