30/11/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade
O professor iniciará a aula exibindo um vídeo que trata do trabalho de alunos sobre regência verbal, disponibilizado no youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=tmqZJSTObVw
Depois do vídeo, o professor anotará no quadro a frase que foi motivo do "erro", perante a tradição gramatical, na fala de Hitler:
Ontem eu assisti o jogo. |
Em seguida, questionará:
O que se espera é que os alunos afirmem que "assistir o" jogo significa ajudar, dar assistência e, portanto, este sentido não caberia ao contexto. Diferentemente da forma "assistir ao jogo", que significa ver, olhar.
Depois dessa consideração inicial, o docente verbalizará aos alunos que a aula tratará da relação de dependência entre os verbos e seus complementos. Deixará claro a importância de se conhecer a regência verbal conforme postula a norma padrão, mas não se aterá a uma visão preconceituosa, uma vez que a gramática não necessariamente reflete os usos cotidianos da língua.
Na sequência, o professor entregará aos estudantes, cópia das tirinhas abaixo para uma breve análise sobre os usos cotidianos da língua.
http://jornalsanitario.files.wordpress.com/2009/03/pobrechico.jpg
http://mnocelli.zip.net/images/preconceito.jpg
Para estudar sobre a regência verbal, primeiramente, no laboratório de informática, o professor demandará uma pesquisa acerca dos tipos de verbos. Os alunos deverão acessar sites de busca para pesquisarem sobre os verbos:
Após a pesquisa, os alunos terão de explicar uns aos outros a transitividade estudada. O professor intervirá, obviamente, quando perceber que os alunos não compreenderam ou encontram-se receosos acerca do que falam.
Importante: professor, durante a pesquisa que os alunos realizarão sobre transitividade, peça a eles para selecionarem exemplos, pois no momento da explicação aos colegas, os alunos sorteados deverão ir até o quadro para explicarem a transitividade a partir do exemplo anotado.
Ao final, para reforçar a transitividade, o professor exibirá o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=GboPgDa8qro
Aula 2
Atividade 1
Nesta aula, no laboratório de informática, o professor entregará frases xerocopiadas para os alunos pesquisarem o uso correto que prescreve a gramática quanto às transitividades usadas coloquialmente nas construções sintáticas abaixo. Ao final, o professor corrigirá oralmente o exercício, explicando os sentidos e usos de cada construção:
a) Eu prefiro viajar de ônibus do que de avião.
b) Ele aspira o cargo de diretor.
c) O Flamengo venceu ao Corinthians.
d) João namora com Joana.
e) Carlos desobedeceu a professora.
f) Todos queremos à comida.
g) O professor visou a todas as provas.
h)
http://www.placaserradas.com.br/fotoshtm/foto_090.htm
Atividade 2
Os alunos escutarão a música Sereia, da banda Chimarruts, para explicar:
a) a regência do verbo aspirar no verso "Eu corro contra o vento só pra poder aspirar/o cheiro do romance que você deixa no ar".
b) a regência do verbo ansiar no verso "Uma sereia anseia ao meu amor".
http://topmusicas.net/chimarruts/sereia.htm
Atividade 3
Por fim, os alunos escreverão um texto opinativo sobre o uso da regência verbal "assistir a" / "assistir ao". Os estudantes terão de se posicionar contra ou a favor da adequação do uso da regência. Deverão pensar se a frase "Ontem assisti o jogo", embora apresente regência inadequada em nível gramatical, consegue fazer sentido para os interlocutores no evento comunicativo. Ainda deverão falar sobre diferença entre coloquialidade e língua padrão.
Como culminância, os alunos deverão ler seus textos para a turma. O professor, no papel de mediador, deverá orientá-los no sentido de fazer com que os estudantes saibam utilizar-se da norma culta nas situações que a exige e que saibam respeitar os usos cotidianos da língua.
Para complementar e enriquecer os conhecimentos sobre o assunto, o professor deverá acessar:
http://www.brasilescola.com/gramatica/regencia-verbal.htm
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=gramatica/docs/regenciaverbal
Os alunos serão avaliados mediante a realização das atividades sobre regência verbal, especialmente pela construção do texto opinativo que mostrará o grau de conhecimento e reflexão dos alunos sobre a temática estudada.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/10/2014
Cinco estrelasÓtima aula! Parabéns! Infelizmente já encerrei esse conteúdo esse ano, mas vou guardá-la para utilizar no ano que vem.