07/12/2010
Marcos Vinicios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer a história do voleibol no Brasil e no Mundo.
Aprender os fundamentos técnicos do voleibol.
Compreender as principais formações táticas do voleibol.
Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.
O objetivo desta aula é apresentar aos alunos iniciantes na modalidade esportiva voleibol, a história e a evolução do voleibol, os principais fundamentos técnicos do jogo e uma forma básica de organização tática das equipes.
Atividade 1: Pique conhecendo as posiõesdo voleibol.
Nesta atividade o professor deverá dividir a turma em dois grandes grupos com o mesmo número de alunos. Cada um dos grupos ocupará uma das metades da quadra. Professor, em cada metade da quadra divida a quadra de vôlei em seis parte iguais numerando cada uma das partes, utilize a mesma numeração das posições utilizadas no voleibol. Na atividade proposta os alunos de cada um dos grupos só poderão se deslocar na metade da quadra destinada ao seu grupo. O pique acontece da seguinte forma, um aluno deverá ser escolhido como pegador, este aluno tentará pegar um dos colegas do seu grupo que fugirá correndo por todo espaço destinado ao seu grupo. O professor deverá escolher dois quadrados desenhados no chão, por exemplo, posição 1 e 3, onde os alunos fugitivos que conseguirem alcançar estes espaços estarão salvos do pique, ou seja, não poderão ser pegos. Promova um rodízio entre os espaços (posições) onde os alunos fugitivos não poderão ser pegos. Esta atividade facilitará a compreensão básica do posicionamento dos jogadores de uma equipe de voleibol.
Dica: Utilize fita crepe para marcar as posições na quadra e numerá-las, utilizando este material e não giz de cera, você facilitará a visualização dos alunos e evitará interrupções na aula para novas marcações.
Dica: Permita que os alunos com maior dificuldade, utilizarem mais um quadrado como área de segurança, isso permitirá que ele participe da brincadeira sem que seja pego frequentemente. Aprendendo a rodar.
Figura 1 - Posições no Voleibol.
Atividade 2: Conhecendo as movimentações básicas do voleibol.
Nesta atividade os alunos aprenderão a movimentação básica do voleibol, que é o rodízio de posições durante o jogo. Na atividade passada os alunos aprenderam as seis posições existentes no voleibol, o que facilitará a participação deles nesta atividade. As posições no voleibol vão de 1 a 6 e são contadas no sentido anti-horário. O jogador que está na posição de sacador ocupa a posição 6. Professor, divida a turma em grupos de seis alunos, apenas dois grupos iniciarão a atividade os outros grupos permanecerão fora da quadra. Os alunos que estiverem fora da quadra deverão estar com papel e lápis para anotarem o nome de cada um dos colegas e o respectivo posicionamento no início do jogo, eles também deverão auxiliar os colegas que estão na quadra no momento do rodízio, evitando que ocupem posições equivocadas durante a partida. A cada ponto conquistado por uma equipe os alunos deverão realizar um rodízio, ou seja, uma mudança de posicionamento sempre no sentido horário.
Dica: Peça que os alunos desenhem em suas folhas uma pequena quadra dividida em seis espaços iguais e numerados de 1 a 6, eles deverão preencher os quadrados com os nomes dos colegas que estão ocupando as posições no início do jogo.
Figura 2 - Posicionamento dos jogadores no sistema 5x1.
Atividade 3: O jogo formal: aprendendo o 5x1 e o 6X0.
Nesta atividade os alunos aprenderão a organizar a equipe através do sistema tático 5X1 e o 6x0. O sistema tático 5X1 apresenta um jogador específico na posição de levantador. Este jogador tem como função preparar as jogadas para os companheiros de equipe realizem um ataque na direção da quadra do adversário. Este é um dos sistemas táticos básicos, que deverá ser ensinado aos alunos para que eles aperfeiçoem a sua organização na quadra. Professor, promova um rodízio entre os jogadores de cada uma das equipes para que todos possam vivenciar a função do levantador. O sistema tático 6x0 não apresenta um jogador específico para realizar a função de levantador, todos os jogadores da equipe poderão realizar essa função.
Dica: Permita que os alunos que apresentarem maiores dificuldades em realizar os fundamentos técnicos do voleibol, segurem a bola com as duas mãos entes de realizarem uma manchete ou um toque.
http://www.youtube.com/watch?v=q5jLNg0SyKE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=KM1VpJDpoNo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=pDfakAk4W8M&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=q5jLNg0SyKE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=cAbQuHFNTd4&feature=related
Artigo para leitura complementar:
http://www.efdeportes.com/efd61/volei.htm
Professor, promova um debate com os seus alunos abordando os seguintes temas:
1) O que eles aprenderam em relação às posições do jogo de voleibol?
2) Quais as principais características dos sistemas táticos 5x1 e 6x0?
3) Durante a aula eles vivenciaram os dois sistemas táticos, houve diferenças significativas no rendimento da turma atuando em sistemas diferentes?
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/02/2011
Três estrelasSó a acrescentar q a posição de saue em termos de posição é a 1, mas toda a extensão do fundo de quadra pode ser utilizada para o saque.